quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Copa 2014 terá 12 sedes


Agora é oficial: o presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciou nesta quarta-feira, em São Paulo, que a Copa do Mundo de 2014, a ser disputada no Brasil, vai ter 12 cidades-sede. A entidade cedeu aos anseios brasileiros. Um total de 17 cidades (Maceió não apresentou a documentação necessária e está fora do páreo) concorrem ao direito de organizar jogos da Copa. A Fifa, a princípio, queria apenas dez cidades.

Joseph Blatter almoçou com o governador de São Paulo, José Serra, no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo paulista. Também estiveram presentes Pelé, Ricardo Teixeira (presidente da CBF), Marco Polo del Nero (presidente da Federação Paulista), Juvenal Juvêncio (presidente do São Paulo), o prefeito paulistano, Gilberto Kassab, e o governador do Amazonas, Eduardo Braga.

"Este país é muito mais que um país, é um sub-continente. Por isso, vamos fazer esta Copa em 12 cidades diferentes. A Fifa promete trabalhar muito próxima da comissão organizadora, para dar a trajetória que o Brasil merece nesta Copa", disse o presidente da Fifa.

A partir de sexta-feira, a comitiva da Fifa vai visitar as 17 cidades candidatas para fazer as inspeções finais. O anúncio das 12 cidades-sede acontece em março. "Estou muito honrado com o convite do governador José Serra de recepcionar a Fifa. Vamos finalmente poder fazer uma Copa no Brasil depois de 1950 e ver renascer a Copa no país que tem o maior futebol do mundo", concluiu.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Técnico da Copa de 98 volta à Noruega


Egil Olsen foi nomeado técnico interino da seleção norueguesa nesta quarta-feira. O treinador de 66 anos foi responsável por levar a Noruega às Copas do Mundo de 1994 e 1998. Neste período, a equipe chegou a aparecer em segundo lugar no ranking da Fifa.

A princípio, Olsen ficará à frente da seleção até o meio do ano, mas ele se diz esperançoso em permanecer no cargo. "Em 1990, também fui contratado como interino, e acabei ficando oito anos no cargo", declarou. "Desta vez, também quero o emprego de forma definitiva".

O mau começo nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010 provocou a saída do técnico Age Hareide em dezembro de 2008. A equipe somou apenas 2 pontos nos três primeiros jogos, e segura a lanterna do grupo 9 da zona europeia.

No ano passado, Olsen teve uma passagem pela seleção do Iraque. Sua reestreia pela Noruega será no amistoso contra a Alemanha, dia 11 de fevereiro.