sábado, 4 de abril de 2009

Review - Eliminatórias sulamericanas

Mais duas rodadas eletrizantes movimentaram o futebol sulamericano nesta semana. Provando ser um continente bastante equilibrado, ninguém conseguiu duas vitórias, e apenas o Peru, verdadeiro saco de pancadas, perdeu as duas. Hora de ver a quantas anda a caminhada rumo à Copa na Conmebol.

Resultados

11ª rodada

28/03 - Argentina 4x0 Venezuela / Colômbia 2x0 Bolívia / Uruguai 2x0 Paraguai
29/03 - Equador 1x1 Brasil / Peru 1x3 Chile

12ª rodada

31/03 - Venezuela 2x0 Colômbia
01/04 - Equador 1x1 Paraguai / Bolívia 6x1 Argentina / Brasil 3x0 Peru / Chile 0x0 Uruguai


Classificação

1º Paraguai....24
2º Brasil......21
3º Chile.......20
4º Argentina...19
5º Uruguai.....17
6º Colômbia....14
7º Equador.....14
8º Venezuela...13
9º Bolívia.....12
10ºPeru........07

Próximos jogos

13ª rodada - 06 e 07/06

Argentina x Colômbia / Bolívia x Venezuela / Paraguai x Chile / Peru x Equador / Uruguai x Brasil

14ª rodada - 09 e 10/06

Colômbia x Peru / Chile x Bolívia / Venezuela x Uruguai / Equador x Argentina / Brasil x Paraguai


O Brasil mostrou mais uma vez ser um time instável, que sofre por ter de jogar no contra-ataque, como quer seu treinador, sem saber fazê-lo. Massacrado em Quito, teve muita sorte no gol de Júlio Baptista e com Júlio César no gol, evitando o que poderia ter sido uma goleada histórica e ainda cravando um ponto. Em Porto Alegre, a certeza de que nomes como Luís Fabiano e Elano só não estarão em campo na estreia do país na Copa do Mundo se estiverem machucados, ou se Dunga não estiver mais no banco. Quem também se firmou foi Felipe Melo, que com o gol pode ter conquistado a vaga de titular. Com dois jogos dificílimos pela frente, o Brasil segue na segunda colocação, mas continua sem agradar.

Quem não agradou mesmo foi a seleção argentina, que jogou para o gasto ante a Venezuela e goleou por 4 a 0, mas sucumbiu ante a Bolívia em La Paz. Botero foi o grande destaque, com três gols, e lidera a artilharia das Eliminatórias. Por mais que a altitude tenha prejudicado a equipe de Maradona (o Paraguai também foi goleado lá, por 4 a 2), vale lembrar que times mais fracos como Venezuela e Peru não perderam desta maneira - foi, de fato, a maior goleada da história da seleção boliviana. Em quarto lugar, a Argentina está certa de que tem um craque - Lionel Messi -, mas ainda não tem um time.

O Paraguai se mantém na liderança, mas agora sem tanta folga. Os dois jogos fora de casa eram difíceis, e a derrota para o Uruguai e o empate arrancado no último minuto no Equador deram uma esfriada nos ânimos dos tricolores, mas a campanha de classificação parece continuar no trilho certo. Da mesma forma, o Chile mostrou mais uma vez sua força ofensiva em uma partida muito violenta em Lima, batendo o fraco time peruano por 3 a 1. O empate em casa com o Uruguai não pode ser considerado um mau resultado, pois manteve a Roja na terceira colocação e, considerando as loucuras que Bielsa fez durante o jogo, mudando completamente o esquema, ficou de bom tamanho. O Uruguai, por sua vez, se consolida na quinta colocação.

Fica claro, após esta rodada, que as cinco equipes da metade de cima da tabela estão em um nível consideravelmente superior às demais. Em outros tempos, o Equador teria vencido os dois jogos, e agora a distância para a zona de classificação é de cinco pontos - e três para a repescagem. A Colômbia não parece ter forças para lutar muito além, apesar dos esforços de um elenco renovado, e Venezuela, Bolívia e Peru apenas farão número, podendo no máximo atrapalhar os concorrentes.

Nenhum comentário: