segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Fifa escolherá ao mesmo tempo sedes de 2018 e 2022

Da Trivela

As sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022 serão anunciadas ao mesmo tempo, anunciou a Fifa neste sábado. Após a reunião do comitê executivo em Tóquio, o presidente Joseph Blatter revelou que o processo de candidatura será aberto no próximo mês, com a confirmação das sedes prevista para dezembro de 2010.

Com o fim do rodízio de continentes, qualquer país têm direito a se candidatar. A Inglaterra, que não recebe um Mundial desde 1966, é vista como favorita para sediar em 2018.

"A Inglaterra será forte candidata, mas há outros candidatos fortes", comentou Blatter. "Há a Espanha, sozinha ou com Portugal, há uma candidatura interessante de Holanda e Bélgica. Talvez o Catar, fora da disputa por uma Olimpíada, vá em busca da Copa do Mundo. A luta está aberta".

Países como Austrália, China, México e Rússia já mostraram interesse em lançar candidaturas. A intenção da Fifa ao escolher duas sedes simultaneamente tem como intenção dar mais tempo aos países para levar adiante as obras de infraestrutura, em um período de recessão financeira global.


Na prática, a Fifa sabe que a Copa de 2018 deverá ser na Europa, já que as próximas duas serão na África e na América do Sul. O período de oito anos já será excelente para que a vencedora - Inglaterra, muito provavelmente - se prepare. Como em 2022 a Europa ficará de fora do rodízio, a intenção é dar mais tempo para os outros países, teoricamente com mais a fazer por serem centros menores do futebol, como Estados Unidos, China e Austrália. Os problemas na organização da Copa de 2010 e a inércia em que está a preparação para 2014 são o verdadeiro motivo por trás de tudo.

2 comentários:

Saulo disse...

A Copa de 2018 será na Inglaterra.

Valeu e um Feliz Natal!
saulobotafogo.blogspot.com

Anônimo disse...

Oito, sete anos são, de fato, um prazo apertado para se preparar toda uma estrutura pra receber bem uma Copa do Mundo. Ainda assim, dá pra fazer. O que falta aos países-sede, em que podemos incluir desde já o Brasil, é seguir o planejamento estipulado na candidatura, respeitar prazos. Isso fez da Alemanha-2006 uma das maiores Copas de todos os tempos: a religiosidade no cumprimento das obrigações pré-estabelecidas.

O Brasil até agora tem avançado muito pouco e, como você bem comentou, serve de alerta para que a Fifa estique um pouco os prazos.