terça-feira, 8 de abril de 2008

Fifa faz seguro para Copa de 2010

Fonte: Máquina do Esporte

A Fifa decidiu fazer, por conta própria, um seguro para se prevenir contra qualquer tipo de problema que leve ao cancelamento da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Dessa forma, a entidade que comanda o futebol depositou 400 milhões de libras (R$ 1,3 bilhão) para se prevenir.

A medida foi adotada após a Fifa não conseguir fechar um seguro tradicional com nenhuma empresa do ramo. As companhias se negam a fazer um acordo por esse montante em virtude do grande risco de a Copa do Mundo ser cancelada, segundo prognósticos das próprias seguradoras.

A empresa Munich Re, responsável pelo seguro na última Copa do Mundo, informou que o mercado vê com ressalvas a realização do Mundial na África do Sul, apesar do otimismo da Fifa. Segundo a empresa, boa parte dos estádios no país é para rugby e necessitam de grandes reformas estruturais devido às más condições dos locais.

O temor das seguradoras é maior tendo em vista a realização da Copa das Confederações, no mesmo país que abrigará a Copa do Mundo. Apesar de estar agendada para 2009, os organizadores já trabalham com a hipótese de o torneio ser adiado.

Por conta desses problemas, a Fifa estuda a possibilidade de obrigar os comitês organizadores das candidaturas para os próximos mundiais a criarem, por conta própria, um seguro garantindo a realização das competições.

Um comentário:

Anônimo disse...

O que faria todo sentido. Afinal, se você se candidata a sede de algo, a primeira coisa implícita é seu comprometimento com o acontecimento daquilo.