terça-feira, 26 de agosto de 2008

Eliminatórias 2010 - jogos de agosto

A segunda fase das Eliminatórias da Concacaf para a Copa de 2010 começou com vitórias magras para as três principais seleções do continente. Estados Unidos, México e Costa Rica sofreram mais do que o esperado nesta primeira rodada.

Os yankees, que tradicionalmente têm muitas dificuldades ao jogar na Guatemala, sofreram mais uma vez e só conseguiram marcar aos 24 minutos do segundo tempo, em cabeçada de Carlos Bocanegra após cobrança de escanteio de Beasley. A derrota foi ainda mais amarga para os Chapines por terem dominado a maior parte do tempo.

Também pelo grupo 1, Trinidad & Tobago conseguiu a vitória mais expressiva da rodada, ao bater Cuba por 3 a 1 em Havana. O nome do jogo foi o meia Keon Daniel, que marcou dois gols.

Quem sofreu mais para vencer foi o México, que saiu atrás no placar em pleno estádio Azteca. Julio Cesar Leon, em bela cobrança de falta, colocou a boa seleção hondurenha na frente aos 36 minutos. Pressionada por 114 mil torcedores, a El Tri precisou de mais meia hora de jogo para arrancar a virada, graças a Pavel Pardo. O meia de 32 anos fez duas vezes em três minutos, primeiro num belo chute e depois em cobrança de falta. Estréia dura para Sven Goran-Erkisson.

Na outra partida da chave, o Canadá mostrou mais uma vez que será difícil conseguir bons resultados, e empatou em casa com a Jamaica de Renê Simões. Após muita pressão, De Guzman abriu o placar. Contudo, o goleiro Pat Onstad pôs tudo a perder quando desviou para o próprio gol uma cobrança de escanteio.

Finalmente, o grupo 3 teve a Costa Rica vencendo El Salvador por 1 a 0 no estádio do Saprissa. Alvaro Saborio, do FC Sion, da Suíça, marcou dois minutos após o intervalo. Quem quase aprontou mais uma vez foi o Suriname, que chegou a abrir 2 a 0 em Porto Príncipe, mas acabou cedendo o empate ao Haiti. Wensley Christoph foi o destaque, com dois gols no primeiro tempo.

As próximas duas rodadas acontecem em setembro.

Grupo 1
Cuba 1x3 Trinidad e Tobago
Guatemala 0x1 Estados Unidos

Próxima rodada:

Cuba x EUA
Trinidad & Tobago x Guatemala

Grupo 2
Canadá 1x1 Jamaica
México 2x1 Honduras

Próxima rodada:

Jamaica x México
Canadá x Honduras

Grupo 3
Haiti 2x2 Suriname
Costa Rica 1x0 El Salvador

Próxima rodada:

Costa Rica x Suriname
El Salvador x Haiti

Uefa

Pelo grupo 6, as Eliminatórias européias tiveram seu pontapé inicial com a história vitória do Cazaquistão sbore Andorra por 3 a 0. Sergei Ostapenko marcou dois, aos 14 e aos 30 minutos, e Roman Uzdenov completou o placar aos 45.

Esta foi a primeira vitória dos cazaques em preliminares desde 2002, quando a seleção deixou a Confederação Asiática para se afiliar à Uefa. Até então, o time só havia conquistado um ponto, num empate sem gols com a Geórgia no qualificatório para a Copa da Alemanha.

A chave tem ainda Inglaterra, Croácia, Ucrânia, e Belarus.

Nenhum comentário: