quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Definido o hexagonal final da Concacaf

Trinidad & Tobago, Honduras e México asseguraram na última quarta-feira as três vagas remanescentes no hexagonal final da Concacaf. Eles se juntam a Estados Unidos, Costa Rica e El Salvador, que já tinham se classificado na quinta rodada.

Confira o resultado final dos grupos:

Grupo 1


EUA 2x0 Guatemala / Trinidad & Tobago 3x0 Cuba

Classificação

1. EUA.................15
2. Trinidad & Tobago...11
3. Guatemala............5
4. Cuba.................3

A classificação dos Soca Warriors era mera formalidade. A Guatemala, que ainda tinha chances, precisava vencer os Estados Unidos fora de casa por uma boa vantagem, além de torcer por uma vitória folgada de Cuba. Com isso, os guatemaltecas, que em 2006 quase se classificaram para a repescagem, ficam pelo caminho. E assim como há três anos, eliminados por Trinidad & Tobago.

Grupo 2

Honduras 1x0 México / Jamaica 3x0 Canadá

Classificação

1. Honduras..12
2. México....10
3. Jamaica...10
4. Canadá.....2

O Grupo 2 foi o único que chegou à última rodada totalmente aberto. A Jamaica dificilmente não venceria o Canadá, forçando Honduras a lutar por uma vitória frente ao México para não ser eliminada. Os Reggae Boyz fizeram seu papel, empurrados pelo artilheiro do continente, Luton Shelton, com 7 gols, mas os hondurenhos também, e com uma grande atuação sequer deram chance para os mexicanos, que avançaram apenas no saldo de gols. "Deixamos os mexicanos de joelho", estampou o La Prensa. Mais pressão em Sven Goran-Eriksson, apesar de que o hexagonal favorece os times grandes e apenas uma campanha desastrosa tiraria El Tri de mais uma Copa.

Grupo 3

Suriname 1x1 Haiti / El Salvador 1x2 Costa Rica

Classificação

1. Costa Rica...18
2. El Salvador..10
3. Haiti.........3
4. Suriname......2

O Grupo 3 já estava todo definido e serviu apenas para cumprir tabela. Méritos para El Salvador, que na fase anterior havia eliminado o Panamá, um dos finalistas em 2005.

Hexagonal final

A FIFA já anunciou as datas do hexagonal: serão dez rodadas, de fevereiro a outubro. Possivelmente, os primeiros classificados serão conhecidos já em setembro, quando teremos a 8ª e a 9ª jornada.

A emoção promete ser grande, afinal já na primeira data os EUA enfrentam o México. A Costa Rica, dona da melhor campanha até aqui, aparece como favorita à terceira vaga. Honduras e Trinidad & Tobago deverão travar uma briga dura pela repescagem, mas dado o desempenho recente do México, podem beliscar uma vaga direta. El Salvador, apesar de ter marcado o maior número de gols do continente (foram 30 em 10 jogos) corre por fora e aparece como azarão, podendo decidir a vida dos outros participantes se tirar pontos considerados irrecuperáveis.

A primeira rodada do hexagonal:

11/02/2009

Costa Rica x Honduras
El Salvador x Trinidad & Tobago
EUA x México

Um comentário:

Anônimo disse...

Queria tanto ver ou o Suriname, Canadá ou Guatemala na fase final... fica para uma próxima, eles ainda têm que comer muito arroz com feijão.