terça-feira, 27 de maio de 2008

Alemanha empata em amistoso pré-Euro

Alemanha e Belarus empataram por 2 a 2 nesta terça, em Kaiserslautern, em amistoso que valeu ao Nationalelf como preparação para a Eurocopa. Klose e Korytko (contra) fizeram os gols alemães no primeiro tempo. No segundo, o atacante Vitali Bulyga, do FC Tom, igualou o placar em duas bobeadas da defesa germânica.

A partida foi pouco movimentada e só teve alguma emoção na primeira etapa, quando a Alemanha entrou em campo com a equipe considerada titular pelo técnico Joachim Löw. Klose recebeu passe em impedimento e driblou o goleiro para marcar. Korytko fez contra ao não conseguir interceptar o cruzamento de Odonkor.

Na segunda etapa, Löw promoveu diversas substituições e o time praticamente andou em campo. Belarus se empolgou e em duas falhas da defesa alemã, uma de posicionamento, e outra com Jones errando o passe, Bulyga venceu o goleiro Jans Lehmann, bastante irregular durante a partida. O jovem Marko Marin, revelação do Borussia M'Gladbach, foi um dos poucos reservas que produziu alguma coisa.

Antes da estréia contra a Polônia, o Nationalelf entra em campo para enfrentar a Sérvia, no próximo sábado, em Gelsenkirchen.

Outros amistosos desta semana:

Japão 0x0 Paraguai (Japão campeão da Copa Kirin 2008)
Macedônia 1x1 Polônia
Suécia 1x0 Eslovênia
China 2x0 Jordânia
Irã 3x2 Zâmbia
Turquia 2x3 Uruguai
Holanda 3x0 Ucrânia
Irlanda 1x1 Sérvia
Suíça 2x0 Eslováquia
Áustria 1x1 Nigéria
República Tcheca 2x0 Lituânia
França 2x0 Equador

Atualizado às 22h50

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Fifa suspende Iraque por um ano

Fonte: UOL Esporte

A Fifa informou nesta segunda-feira que a seleção do Iraque está suspensa por um ano de partidas internacionais. A punição é resultado da interferência governamental que o país sofreu na semana passada. Um decreto presidencial dissolveu o Comitê Olímpico Iraquiano e todas as federações esportivas do país, incluindo a de futebol.

A reunião do Comitê Executivo da Fifa começou nesta segunda-feira em Sydney, na Austrália. O Comitê informou que só revogará a suspensão "se receber uma confirmação por escrito do governo iraquiano que comprove a anulação do decreto".

No entanto, no que depender das autoridades iraquianas, o impasse não deve ser resolvido tão cedo. O ministro dos Esportes do país, Jasem Mohammed Jaafar, informou que o governo não pretende voltar atrás da decisão que desmantelou as associações esportivas nacionais.

Na próxima semana, o Iraque tem partida marcada contra a Austrália. A equipe é a lanterna do Grupo 1 das eliminatórias asiáticas da Copa de 2010, com apenas um ponto em dois jogos.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Amistosos pelo mundo

Terminados os principais campeonatos nacionais da Europa, o futebol de seleções volta à ativa com amistosos preparatórios para a Eurocopa 2008 e mais rodadas das eliminatórias para a Copa de 2010. O mês de junho marca o início da disputa na Áfica, apresenta mais duas rodadas na América do Sul e trará as primeiras definições, na Ásia e na Concacaf.

A Grécia, atual campeã européia, derrotou Chipre por 2 a 0 em Patras. Os gregos ainda jogam amanhã, contra a Hungria, antes da estréia diante dos suecos no dia 10, em Salzburg. Jogando em Bielefeld, a Turquia venceu a Eslováquia por 1 a 0, gol de Hakan Balta. Antes de estrear contra Portugal, os turcos jogam contra Uruguai e Finlândia.

Pela tradicional Copa Kirin, disputada anualmente no final de maio no Japão, Paraguai e Costa do Marfim empataram em 1 a 1, gols de Emile Traoré e Cristian Bogado. Os africanos estavam sem Drogba e Kalou, que disputaram a final da Liga dos Campeões pelo Chelsea. Já o Paraguai colocou em campo uma seleção composta apenas por jogadores que atuam na liga doméstica. Amanhã, os marfinenses pegam o Japão, e na terça-feira japoneses e paraguaios se enfrentam. Quem fizer mais pontos leva a taça.

Nesta sexta, a Rússia - outra equipe que se prepara para a Euro - goleou o Casaquistão por 6 a 0. Destaque para Pogrebnyak e Zyrianov, que na semana passada conquistaram a Copa da Uefa pelo Zenit. Os russos chegam credenciados por uma temporada de renascimento de seu futebol e pelo sempre excelente trabalho de Guus Hiddink. Na quarta, enfrentam os sérvios e no dia 10 estréiam contra os espanhóis.

A Austrália, que se prepara para a seqüência das eliminatórias asiáticas, venceu Gana por 1 a 0. o meia do Derby County Mile Sterjovski marcou o gol da vitória antes de ser expulso pelo segundo cartão amarelo. A Austrália lidera o Grupo 1 da AFC com 4 pontos. Já Gana estréia em casa contra Líbia pelo Grupo 5, que tem também Gabão e Lesotho.

Confira os amistosos deste final de semana:

Sábado

Suíça x Eslováquia
Hungria x Grécia
Croácia x Moldávia
Japão x Costa do Marfim
Arábia Saudita x Síria
Marrocos x Libéria
Irlanda x Sérvia
Holanda x Ucrânia

Domingo

Turquia x Uruguai
Líbia x Togo
Tailândia x Iraque
Irã x Zâmbia
China x Jordânia

Atualizado às 23h42

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Joel chega na África do Sul


O técnico Joel Santana desembarcou neste domingo em Joanesburgo para dar início ao seu contrato de 27 meses frente à seleção da África do Sul. Ele substitui Carlos Alberto Parreira, que pediu demissão devido ao estado de saúde de sua esposa.

Joel assistiu logo de cara a uma partida da primeira divisão do país e deve encarar pela primeira vez a imprensa nesta semana, quando anunciar os convocados para a partida diante da Nigéria, válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo e da Copa Africana de Nações.

A imprensa sul-africana colocou um grande ponto de interrogação sobre a contratação de Joel, apelidado de "Senhor ninguém", por não ter experiência em seleções. Ele tem o desafio de fazer os Bafana Bafana jogarem um futebol próximo do aceitável e terá que lidar com o ego de Benni McCarthy, preterido por Parreira. É sem dúvida o maior desafio de Papai Joel.

E você, acredita nele?

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Craques da Copa - Garrincha



Imprevisível, mágico, explosivo. Garrincha era tudo isso e muito mais. Com seus dribles lendários, o "anjo de pernas tortas" levou o Brasil nas costas na Copa de 62 e formou com Pelé um ataque lendário na seleção brasileira.

De infância pobre, jogava pelada nas favelas cariocas mesmo tendo uma perna seis centímetros menor que a outra. O apelido, Garrincha, foi dado por um de seus 12 irmãos, por dizer que ele parecia uma desajeitada ave do Pantanal. Apesar das dificuldades e das várias negativas que recebeu de diversos clubes, foi aceito no Botafogo em 1953 por indicação de Gentil Cardoso, titular da época que vira o franzino atacante jogar em um dos inúmeros campos de terra batida da cidade maavilhosa.

Aos poucos, seu futebol ágil e impressionante, de dribles desconcertantes, foi chamando a atenção do público e da imprensa. Quando Garrincha já era uma realidade, e não uma promessa, liderando o time do Botafogo na conquista de três campeonatos cariocas, recebeu outro apelido: "a alegria do povo".

Demorou dois anos para ser convocado para a seleção brasileira. Sua estréia foi num empate com o Chile em 1 a 1. Na Copa da Suécia, ajudou o Brasil a conquistar o primeiro título mundial, fazendo parte do fabuloso grupo que tinha como principais estrelas Didi, Vavá e Zagallo. Garrincha jogou a partir da segunda fase, estreando em Copas juntamente com um franzino garoto de 17 anos chamado Pelé. O Brasil tornou-se o primeiro campeão mundial invicto da história, mas esse não foi o principal feito de Manuel dos Santos - sim, ele mesmo - pela seleção canarinho.

Na Copa de 62, já titular ao lado de Pelé, Garrincha assumiu a responsabilidade de liderar o time após a contusão do Rei. Marcou quatro gols, sendo um dos artilheiros do Mundial, e foi eleito melhor jogador do torneio. Após a vitória brasileira na semifinal contra os anfitriões chilenos, um jornal da capital Santiago estampava em letras garrafais: "De que planeta veio Garrincha?". Isso dá uma dimensão de como ele era idolatrado.

Na Copa de 66, entretanto, o Brasil foi uma pálida sombra da equipe de quatro anos antes e, dessa vez, Garrincha não conseguiu carregar o time nas costas, pois mais uma vez Pelé foi caçado em campo e deixou o Mundial contundido. Embora tenha marcado um gol, o Mané, como era carinhosamente conhecido, não evitou a eliminação brasileira ainda na primeira fase.

Após a Copa, ele deixou o Botafogo e teve passagens apagadas pela Colômbia e pela França, voltando para jogar no Corinthians. Jogou ainda no Flamengo e encerrou melancolicamente sua carreira no Olaria. Nessa época, um outro grave problema já deixara-o irreconhecível: a bebida. Alcoólatra inverterado, Garrincha bebia desde muito novo e o vício o havia vencido. Uma cirrose grave consumiu-o aos poucos e o craque, o ídolo das multidões, morreu aos 49 anos. Milhares de pessoas acompanharam seu enterro e a frase que ficou era simples como a mente do craque: Garrincha era um homem com alma de criança.

Nome : Manuel dos Santos ("Mané" Garrincha)
Data de nascimento: 28/10/1933
Data de morte: 20/01/1983
Local de nascimento: Río de Janeiro

Carreira:

Em clubes:
1953 - 1966: Botafogo (onde fez cerca de 230 gols)
1966 - 1967: Corinthians
1967 - 1968: Barranquilla (Colômbia)
1968 - 1969: Flamengo
1969 - 1971: Red Star (França)
1972 - 1973: Olaria

Na seleção:
12 gols em 50 jogos (4 na Copa de 62 e 1 na Copa de 66)

Títulos:
Campeão da Copa de 58
Campeão da Copa de 62
Artilheiro e melhor jogador da Copa de 62
Campeão Carioca de 1957, 1961 e 1962

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Poucas mudanças no Ranking da Fifa de maio

Pouca coisa mudou no Ranking da Fifa de maio, publicado hoje pela entidade. Apenas vinte jogos aconteceram no período, na maioria amistosos entre seleções pequenas. A Argentina continua em primeiro lugar, posição que ocupou pela primeira vez em outubro. O Brasil, por sua vez, segue na frente, mas agora apenas a dois pontos dos maiores rivais. Com um confronto direto por acontecer no mês que vem pelas Eliminatórias, pode ser a hora da mudança.

Dentre os vinte primeiros, apenas uma alteração: Camarões trocou de posição com o México (16º e 17º, respectivamente). Quem mais ganhou posições no mês foram Moçambique (71º, subiu 7) e Líbano (140º, subiu 8). Por outro lado, o Tadjiquistão (155º) caiu nove postos.

O próximo ranking será divulgado no dia 4 de junho e deverá ter mudanças especialmente dos países africanos, que começam a disputa das Eliminatórias, e dos asiáticos, que jogam a terceira rodada da segunda fase.

Confira as 20 primeiras posições:


Para ver o ranking completo, acesse o site da Fifa.

sábado, 3 de maio de 2008

História das Copas - França 1938 (parte II)

Nas quartas-de-final, o Brasil enfrentou uma batalha contra a Tchecoslováquia. O primeiro jogo terminou empatado em 1 a 1, com gols de Leônidas e Nejedly (de pênalti). Dois dias depois, a verdadeira guerra. Numa partida violenta, Kopecky abriu o placar para os tchecos, mas Leônidas e Roberto viraram no segundo tempo.

O jogo não cumpriu seus 90 minutos, já que os times ficaram sem o número mínimo de jogadores para continuar: três expulsões e cinco lesões fizeram com que o árbitro francês Georges Capdeville encerrasse a partida, pois naquela época não existia substituição.

Nos outros jogos das quartas-de-final, a Hungria passou pela Suíça por 2 a 0, a Suécia - que não jogou as oitavas-de-final devido à desistência da Áustria - atropelou os cubanos por 8 a 0 e, na partida mais esperada da Copa, a Azzurra eliminou os anfitriões franceses por 3 a 1. A partir daquele momento, os franceses que já não simpatizavam com a seleção italiana declararam guerra aos atuais campeões.

As semifinais emparelharam Hungria contra Suécia e Brasil contra a Itália. Na primeira partida, um passeio húngaro: 5 a 1. A Hungria chegava à final da Copa como uma total surpresa, pois muitos apostavam numa final entre Brasil e Itália ou França. A final antecipada veio, então, na semifinal. O Brasil jogou sem Leônidas da Silva, declarado lesionado, embora muitos achassem que estava sendo poupado para uma possível final.

Os franceses lotaram o estádio em Marselha para impulsionar os brasileiros: se antes eles já gostavam da nossa seleção, agora que o jogo era contra a Itália parecia que o Brasil é que era o time da casa. Durante uma paralisação da partida, o jogador italiano Piola deu um pontapé em Domingos da Guia dentro da área brasileira. O zagueiro revidou e o árbitro suíço Hans Wüthrich marcou pênalti. Não adiantou reclamar. Meazza converteu e abriu 2 a 0. Romeu descontou no final, mas o Brasil ia mesmo disputar o terceiro lugar com a Suécia, e a Itália iria para a sua segunda final consecutiva, desta vez contra a Hungria.

O Brasil entrou em campo no dia 19 de junho de 1938 para decidir o terceiro lugar com a Suécia. Leônidas teve uma excelente apresentação e marcou dois gols no jogo que terminou 4 a 2 para o Brasil, sacramentando a artilharia do brasileiro e colocando pela primeira vez o Brasil entre os primeiros numa Copa do Mundo.

Mas o momento mais esperado aconteceu naquele mesmo dia, só que em Paris: Itália e Hungria perfilaram-se para a disputa do título de campeão do mundo. A Itália era favorita por ter sido campeã na edição anterior, mas havia muitos que apostavam na força ofensiva da Hungria, que marcara até então 13 gols em 3 jogos. Apesar do apoio incondicional dos franceses, os húngaros não agüentaram por muito tempo a pressão italiana: Colaussi abriu o placar logo aos 5 do primeiro tempo.

Dois minutos depois, Titkos empatou e devolveu o ânimo ao seu time, o que não foi suficiente para segurar a squadra Azzurra: Piola e Colaussi novamente abriram 3 a 1 no final da primeira etapa. Os húngaros ainda descontaram com Sarosi, mas a oito minutos do fim Piola marcou novamente e decretou a vitória italiana: 4 a 2, com direito a saudação a Mussolini. Mas a Itália só voltaria a levantar um título 44 anos depois.

III Copa do Mundo - 1938 - França

Campeão: Itália
Vice: Hungria
3º lugar: Brasil
4º lugar: Suécia

Período: de 09 a 19 de junho de 1938
Total de jogos: 18
Gols marcados: 84
Média de gols: 4,66 por partida
Artilheiro: Leônidas (Brasil) - 8 gols
Público total: 374.937 pagantes
Média de público: 20.830 pagantes

O Brasil: 3º lugar - 5 jogos (3V, 1E e 1D), 14GP/11GC
Jogos: Oitavas de final: Brasil 6x5 Polônia (Leônidas (3), Romeu e Perácio (2) para o Brasil / Szerfke (pênalti), Piontek e Willimowski (3) para a Polônia)
Quartas de final: Brasil 1 x 1 Tchecoslováquia (Leônidas e Nejedly)
Brasil 2 x 1 Tchecoslováquia (jogo desempate: Leônidas e Roberto para o Brasil, Kopecky para a Tchecoslováquia)
Semifinal: Brasil 1 x 2 Itália (Romeu / Colaussi e Meazza (pênalti))
Disputa do 3º lugar: Brasil 4 x 2 Suécia (Romeu, Leônidas (2) e Perácio / Jonasson e Nyberg)