quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Definido o hexagonal final da Concacaf

Trinidad & Tobago, Honduras e México asseguraram na última quarta-feira as três vagas remanescentes no hexagonal final da Concacaf. Eles se juntam a Estados Unidos, Costa Rica e El Salvador, que já tinham se classificado na quinta rodada.

Confira o resultado final dos grupos:

Grupo 1


EUA 2x0 Guatemala / Trinidad & Tobago 3x0 Cuba

Classificação

1. EUA.................15
2. Trinidad & Tobago...11
3. Guatemala............5
4. Cuba.................3

A classificação dos Soca Warriors era mera formalidade. A Guatemala, que ainda tinha chances, precisava vencer os Estados Unidos fora de casa por uma boa vantagem, além de torcer por uma vitória folgada de Cuba. Com isso, os guatemaltecas, que em 2006 quase se classificaram para a repescagem, ficam pelo caminho. E assim como há três anos, eliminados por Trinidad & Tobago.

Grupo 2

Honduras 1x0 México / Jamaica 3x0 Canadá

Classificação

1. Honduras..12
2. México....10
3. Jamaica...10
4. Canadá.....2

O Grupo 2 foi o único que chegou à última rodada totalmente aberto. A Jamaica dificilmente não venceria o Canadá, forçando Honduras a lutar por uma vitória frente ao México para não ser eliminada. Os Reggae Boyz fizeram seu papel, empurrados pelo artilheiro do continente, Luton Shelton, com 7 gols, mas os hondurenhos também, e com uma grande atuação sequer deram chance para os mexicanos, que avançaram apenas no saldo de gols. "Deixamos os mexicanos de joelho", estampou o La Prensa. Mais pressão em Sven Goran-Eriksson, apesar de que o hexagonal favorece os times grandes e apenas uma campanha desastrosa tiraria El Tri de mais uma Copa.

Grupo 3

Suriname 1x1 Haiti / El Salvador 1x2 Costa Rica

Classificação

1. Costa Rica...18
2. El Salvador..10
3. Haiti.........3
4. Suriname......2

O Grupo 3 já estava todo definido e serviu apenas para cumprir tabela. Méritos para El Salvador, que na fase anterior havia eliminado o Panamá, um dos finalistas em 2005.

Hexagonal final

A FIFA já anunciou as datas do hexagonal: serão dez rodadas, de fevereiro a outubro. Possivelmente, os primeiros classificados serão conhecidos já em setembro, quando teremos a 8ª e a 9ª jornada.

A emoção promete ser grande, afinal já na primeira data os EUA enfrentam o México. A Costa Rica, dona da melhor campanha até aqui, aparece como favorita à terceira vaga. Honduras e Trinidad & Tobago deverão travar uma briga dura pela repescagem, mas dado o desempenho recente do México, podem beliscar uma vaga direta. El Salvador, apesar de ter marcado o maior número de gols do continente (foram 30 em 10 jogos) corre por fora e aparece como azarão, podendo decidir a vida dos outros participantes se tirar pontos considerados irrecuperáveis.

A primeira rodada do hexagonal:

11/02/2009

Costa Rica x Honduras
El Salvador x Trinidad & Tobago
EUA x México

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Eliminatórias asiáticas - novembro

As Eliminatórias asiáticas para a Copa de 2010 tiveram nesta quarta-feira mais uma rodada de sua fase final. Com a realização da 4ªrodada, falta apenas uma para o fim do primeiro turno do continente que deve apontar os primeiros classificados para o Mundial - as preliminares são as primeiras a terminar, ainda em junho. Vejamos como ficou o quadro de momento.

Grupo 1

Bahrein 0x1 Austrália (Bresciano)
Catar 0x3 Japão (Tatsuya Tanaka, Keiji Tamada e Marcos Tulio Tanaka)

Classificação
1. Austrália.....9
2. Japão.........7
3. Catar.........4
4. Bahrein.......1
5. Usbequistão...1

Próxima rodada

11/02/09 - Japão x Austrália / Usbequistão x Bahrein

A Austrália mantém a liderança isolada graças a um verdadeiro gol de ouro: o meiocampista Mark Bresciano conseguiu furar a retranca barenita aos 49 do segundo tempo, após um jogo inteiro de muita disputa física e poucas chances reais de gol. Na outra partida da chave, o Japão alcançou uma vitória tranquila sobre o Catar, por 3 a 0. O atacante Tatsuya Tanaka, do Urawa Red Diamonds, abriu o placar logo aos 19 minutos, e os gols de Keiji Tamada e do brasileiro naturalizado Marcus Tulio Tanaka no segundo tempo asseguraram os três pontos. No final do primeiro turno, em fevereiro, o Japão recebe a Austrália para tentar assumir a liderança, embora pareça pouco provável que os dois times não se classifiquem. Por outro lado, o Catar está na frente pela vaga na repescagem, mas folga na rodada e pode ser alcançado pelo vencedor do duelo em Tashkent.

Grupo 2

Arábia Saudita 0x2 Coréia do Sul (Keun Ho Lee, Chu Young Park)
Emirados Árabes Unidos 1x1 Irã (Abdulraheem Jumaa / Karim Bagheri)

Classificação
1. Coréia do Sul.....7
2. Irã...............5
3. Coréia do Norte...4
4. Arábia Saudita....4
5. EAU...............1

Próxima rodada

11/02/09 - Irã x Coréia do Sul / Coréia do Norte x Arábia Saudita

No jogo mais esperado da rodada, clima tenso e vitória sul-coreana em Riyadh. Contando com as falhas da defesa, os Guerreiros Taeguk marcaram duas vezes no fim do jogo com Keun Ho Lee, atacante do Daegu FC, e Chu Young Park, winger do Monaco. Agora, enquanto os coreanos lideram e têm pela frente um confronto direto com os vice-líderes iranianos, os sauditas aparecem apenas em quarto e jogam fora de casa com a complicada seleção da Coréia do Norte. Com apenas mais duas partidas em casa, os sauditas correm um sério risco de não se classificarem. O Irã, por sua vez, arrancou um valioso empate em Dubai e segue com boas chances.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Eliminatórias européias - outubro (parte 3)

Chegamos à parte final da análise da rodada de outubro das Eliminatórias européias para a Copa de 2010. Hora de checar como os finalistas do último Mundial estão se saindo.

Grupo 7

11/10: Ilhas Faroe 1x1 Áustria / Sérvia 3x0 Lituânia / Romênia 2x2 França
15/10: Áustria 1x3 Sérvia / Lituânia 1x0 Ilhas Faroe /

Classificação

1. Sérvia........9 (4J)
2. Lituânia......9 (4)
3. França........4 (3)
4. Áustria.......4 (4)
5. Romênia.......4 (3)
6. Ilhas Faroe...1 (4)

Próximos jogos

28/03/09: Lituânia x França / Romênia x Sérvia
01/04/09: Áustria x Romênia /França x Lituânia

Raymond Domenech continua sem ter vida fácil no comando da seleção francesa. Com 17 minutos de jogo, os Bleus já estavam perdendo por 2 a 0 para a Romênia, mas graças aos gols de Riberý e Gourcouff, que vem se destacando no Bordeaux, conseguiram ao menos o empate. Quem agradece é a Sérvia, que com duas vitórias tranqüilas assumiu a ponta da tabela. Destaque para Milos Krasic, meia do CSKA Moscou, que marcou um gol em cada jogo. Já a Áustria, que começou bem vencendo a França em casa, decepcionou ao apenas empatar com as amadoras Ilhas Faroe e levar um banho de bola da Sérvia em um Ernst-Happel lotado. Pelo jeito, não será desta vez que a equipe alpina voltará a uma Copa.


Grupo 8

11/10: Geórgia 1x1 Chipre / Bulgária 0x0 Itália
15/10: Irlanda 1x0 Chipre / Geórgia 0x0 Bulgária / Itália 2x1 Montenegro

Classificação

1. Itália......10 (4J)
2. Irlanda......7 (3)
3. Bulgária.....3 (3)
4. Chipre.......2 (3)
5. Geórgia......2 (4)
6. Montenegro...1 (3)

Próximos jogos

11/02/09: Irlanda x Geórgia
28/03/09: Chipre x Geórgia / Montenegro x Itália / Irlanda x Bulgária
01/04/09: Itália x Irlanda / Geórgia x Montenegro / Bulgária x Chipre

A Itália dificilmente foge de suas tradições, e uma delas é ter sempre um dos grupos mais sonolentos das Eliminatórias. Um modorrento empate com a Bulgária e uma vitória tranqüila sobre Montenegro garantiram à Azzurra uma ligeira vantagem sobre a Irlanda, segunda colocada com três pontos e um jogo a menos. Destaque para Alberto Aquillani, que marcou os dois gols. Aliás, o jogo só teve gols de jogadores da Roma, já que Vucinic fez para os montenegrinos. O primeiro dos dois confrontos entre italianos e irlandeses para definir a liderança do grupo acontece em abril. Nova York vai parar neste dia, já que os imigrantes dos dois países que moram na cidade possuem uma rivalidade histórica.


Grupo 9

11/10: Escócia 0x0 Noruega / Holanda 2x0 Islândia
15/10: Islândia 1x0 Macedônia / Noruega 0x1 Holanda

Classificação

1. Holanda.....9 (3J)
2. Escócia.....4 (3)
3. Islândia....4 (4)
4. Macedônia...3 (3)
5. Noruega.....2 (3)

Próximos jogos

28/03/09: Holanda x Escócia
01/04/09: Escócia x Islândia / Holanda x Macedônia

A Holanda segue ainda mais tranqüila na ponta do único grupo com cinco equipes. Duas vitórias sem muito brilho sobre Islândia e Noruega garantiram aos Oranjes cinco pontos de vantagem para os escoceses, que após uma excelente campanha nas eliminatórias para a Euro voltaram a decepcionar, empatando sem gols em casa com a Islândia. A Noruega também vai mal e ainda não venceu. Com dois jogos em casa, na próxima rodada, os holandeses podem chegar a 15 pontos e ficar muito próximos da classificação.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Eliminatórias européias - outubro (parte 2)

De volta com a segunda parte da análise da rodada de outubro das Eliminatórias européias para a Copa de 2010. Três gigantes lideram com tranquilidade seus grupos.

Grupo 4

11/10: Finlândia 1x0 Azerbaijão / Alemanha 2x1 Rússia
15/10: Rússia 3x0 Finlândia / Alemanha 1x0 País de Gales

Classificação

1. Alemanha.......10 (4J)
2. Rússia..........6 (3)
3. País de Gales...6 (4)
4. Finlândia.......4 (3)
5. Azerbaijão......1 (3)
6. Liechtenstein...1 (3)

Próximos jogos

28/03/09: País de Gales x Finlândia / Rússia x Azerbaijão / Alemanha x Liechtenstein
01/04/09: País de Gales x Alemanha / Liechtenstein x Rússia

A Alemanha diminuiu um pouco sua sede por gols, mas ainda é um dos melhores ataques com 12 marcados em 4 partidas. A vitória sobre a Rússia foi apertada, mas mais difícil ainda foi o jogo contra País de Gales: o gol vencedor saiu apenas aos 27 minutos do segundo tempo, com Piotr Trochowski, do Hamburgo. A Rússia, com a derrota, foi para cima da Finlândia e fez 3 a 0 sem muito esforço, contando com a colaboração da defesa que marcou dois gols contra. Na próxima rodada, tem dois jogos fáceis e pode abrir vantagem na segunda colocação, já que os galeses têm duas partidas difíceis em casa.

Grupo 5

11/10: Bélgica 2x0 Armênia / Turquia 2x1 Bósina / Estônia 0x3 Espanha
15/10: Bósnia 4x1 Armênia / Bélgica 1x2 Espanha / Estônia 0x0 Turquia

Classificação

1. Espanha..12
2. Turquia...8
3. Bélgica...7
4. Bósnia....6
5. Estônia...1
6. Armênia...0

Próximos jogos

28/03/09: Espanha x Turquia / Armênia x Estônia / Bélgica x Bósnia
01/04/09: Estônia x Armênia / Bósnia x Bélgica / Turquia x Espanha

A Espanha continua provando seu excelente momento desde a Euro 2008 e é uma das únicas duas equipes a manter 100% de aproveitamento. Uma vitória fácil sobre a Estônia e outra mais trabalhosa frente a Bélgica, ambas fora de casa, deixaram a Fúria com quatro pontos de vantagem para a vice-líder Turquia, que penou para derrotar a Bósnia de virada em Istambul e depois apenas empatou na Estônia. As próximas rodadas são chave: os dois confrontos entre espanhóis e turcos pode embolar tudo ou deixar os campeões europeus praticamente garantidos no Mundial, além de colocar a Bélgica no páreo pela vaga na repescagem. Vale lembrar que este é o grupo com maior média de gols: Bósnia (12) e Espanha (10) estão entre os melhores ataques, além do fato de que David Villa, Wesley Sonck (5) e Edin Dzeko (4) estão entre os artilheiros do continente. A Fúria tem ainda uma das melhores defesas, com apenas um gol sofrido.

Grupo 6

11/10: Inglaterra 5x1 Casaquistão / Ucrânia 0x0 Croácia
15/10: Croácia 4x0 Andorra / Belarus 1x3 Inglaterra

Classificação

1. Inglaterra...12
2. Croácia.......7
3. Ucrânia.......7 (3J)
4. Belarus.......3 (3J)
5. Casaquistão...3
6. Andorra.......0

Próximos jogos

01/04/09: Inglaterra x Ucrânia / Casaquistão x Belarus / Andorra x Croácia

A Inglaterra é a outra seleção com 100% de aproveitamento, e em uma situação ainda mais confortável: a sete pontos de Croácia e Ucrânia, está com meio caminho andado para a Copa, levando-se em conta que 24 pontos praticamente garantem a vaga. As vitórias sobre Casaquistão e Belarus vieram sem muitos sobressaltos e o empate entre ucranianos e croatas, principais adversários, ajudou. Se vencer o time de Shevchenko em abril, o English Team fica ainda mais tranquilo. A decisão entre Croácia e Ucrânia pode ser em junho, com o outro confronto direto, desta vem em terras croatas.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Eliminatórias européias - outubro (parte 1)

Devido ao grande número de grupos e de jogos, dividimos a análise da rodada de outubro das Eliminatórias européias para a Copa de 2010 em três partes. Para boa parte das seleções, falta apenas um jogo para o fim do primeiro turno - motivo a mais para acompanhar de perto os resultados.

Grupo 1

11/10: Hungria 2x0 Albânia / Suécia 0x0 Portugal / Dinamarca 3x0 Malta
15/10: Portugal 0x0 Albânia / Malta 0x1 Hungria
Classificação

1. Dinamarca...7 (3J)
2. Hungria.....7 (4)
3. Portugal....5 (4)
4. Albânia.....5 (4)
5. Suécia......5 (3)
6. Malta.......0 (4)

Próximos jogos

11/02/09: Malta x Albânia
28/03/09: Albânia x Hungria / Portugal x Suécia / Malta x Dinamarca
01/04/09: Hungria x Malta / Dinamarca x Albânia

O grupo 1, como se vê, está completamente equilibrado e indefinido. Portugal decepcionou em duas exibições muito ruins, e viu a Dinamarca assumir a liderança com um jogo a menos. A Hungria conseguiu duas vitórias e aparece bem, mas teve muitas dificuldades para vencer Malta (a pior equipe do continente) fora de casa. Na próxima rodada, um confronto decisivo em solo português pode definir o destino dos dois favoritos da chave: novo empate entre lusos e suecos pode deixar a Dinamarca, que corre por fora, disparar na liderança.

Grupo 2

11/10: Suíça 2x1 Letônia / Luxemburgo 1x3 Israel / Grécia 3x0 Moldávia
15/10: Letônia 1x1 Israel / Grécia 1x2 Suíça / Luxemburgo 0x0 Moldávia

Classificação

1. Grécia.......9
2. Israel.......8
3. Suíça........7
4. Letônia......4
5. Luxemburgo...4
6. Moldávia.....1

Próximos jogos

28/03/09: Luxemburgo x Letônia / Moldávia x Suíça / Israel x Grécia
01/04/09: Suíça x Moldávia / Grécia x Israel / Letônia x Luxemburgo

O grupo pode ser analisado com mais eficácia porque todas as equipes já jogaram quatro vezes. A Suíça foi quem mais lucrou com a rodada, sendo a única a vencer as duas partidas, e uma dela um dificílimo confronto direto contra a Grécia fora de casa. Não fosse a vexatória derrota em casa para Luxemburgo, os comandados de Ottmar Hitzfeld estariam liderando a chave. Com dois confrontos contra a Moldávia pela frente e dois jogos entre gregos e israelenses, os alpinos podem assumir a ponta de vez. A volta de Alexander Frei e a boa forma de Blaise Nkufo, do Twente, com quatro gols, dão a esperança necessária.

Grupo 3

11/10: San Marino 1x3 Eslováquia / Polônia 2x1 Rep. Tcheca / Eslovênia 2x0 Irlanda do Norte
15/10: Rep. Tcheca 1x0 Eslovênia / Irlanda do Norte 4x0 San Marino / Eslová
quia 2x1 Polônia

Classificação

1. Eslováquia.........9
2. Polônia............7
3. Eslovênia..........7
4. Irlanda do Norte...4
5. Rep. Tcheca........4 (3J)
6. San Marino.........0 (3J)

Próximos jogos

19/11: San Marino x República Tcheca
11/02/09: San Marino x Irlanda do Norte
28/03/09: Irlanda do Norte x Polônia / Eslovênia x Rep. Tcheca
01/04/09: Irlanda do Norte x Eslovênia / Polônia x San Marino / Rep. Tcheca x Eslováquia

Em um grupo repleto de duelos praticamente domésticos, o equilíbrio é latente. A Eslováquia de Stanislav Sestak, do Bochum, se sobressai com três vitórias em quatro jogos e foi a única a somar seis pontos na rodada de outubro. Os tchecos, cabeças-de-chave, devem somar sete pontos em novembro, quando enfrentam San Marino em jogo atrasado. Aí, será praticamente um empate técnico. O destaque negativo fica para a fraca performance da Irlanda do Norte, que foi a sensação das Eliminatórias para a Euro mas já sofreu dois reveses fora de casa.


Nos próximos dias, a continuação da análise das Eliminatórias européias com os grupos 4, 5 e 6.