terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Craques das Copas - Bobby Charlton


Sobrevivente do desastre aéreo de Munique e campeão da Copa de 66 mas, acima de tudo, um grande jogador. Robert Charlton, ou "Sir Bobby", como é conhecido, construiu em campo a fama de jogador firme, mas leal. Sua maior característica era a versatilidade: apesar de possuir um físico forte, distribuía bolas como poucos, colocando sempre os adversários na cara do gol. Além disso, seu potente chute rendeu-lhe 49 gols em 106 jogos pelo English Team: o recorde de tentos pela seleção é ainda mais espantoso se considerado que ele era um meio-campo defensivo.

Começou a jogar bola no time de sua escola, o East Northumberland, até que, aos 15 anos, foi visto por Matt Busby, dirigente do Manchester United. Galgou seu espaço nas categorias de base do clube e estreou na equipe principal três anos depois, marcando dois gols na vitória de 4 a 2 sobre o Charlton Athletic. Naquele ano, o Manchester foi campeão inglês e Bobby marcou 10 gols em 14 partidas, uma média excelente. Uma temporada vencedora mas que sofreria um grave golpe: em fevereiro daquele mesmo ano de 1958, o avião que levava o time para o jogo contra o Bayern de Munique, válido pela Copa Européia, sofreu um acidente que matou oito jogadores. Bobby escapou sem nenhum arranhão, embora o sofrimento pela perda dos colegas tenha sido maior que qualquer coisa.

A seleção inglesa sofreu um duro baque para a disputa da Copa de 58 e o Manchester só se reergueria cinco anos depois, vencendo a Copa da Inglaterra e conquistando o troféu da Liga em 65 e 67. Bobby foi crucial para a união do time, tendo sido um dos que mais sofreram com o acidente - e um dos poucos que teve condições de continuar jogando após a tragédia. Até que, dez anos depois, Bobby marcou dois gols na vitória de 4 a 1 sobre o Benfica em Wembley, que valeu ao Manchester o título da Copa Européia de Clubes, a atual Liga dos Campeões. Foi a primeira conquista de um clube inglês na competição e uma vitória pessoal para Bobby, que àquela altura era o único jogador do time remanescente do desastre.

Um ano antes, Bobby havia ajudado a seleção inglesa a conquistar a Copa do Mundo organizada em seu país. Titular absoluto da seleção desde a Copa anterior, Bobby e seu irmão Jack, zagueiro, alcançaram a maior glória do English Team em todos os tempos. Os inventores do futebol haviam vencido sua primeira - e até hoje, única - Copa.

Bobby marcou um gol na vitória de 2 a 0 sobre o México na primeira fase e, ainda mais importante, os dois gols da vitória sobre a excelente seleção de Portugal que tinha Eusébio, o craque da Copa. Após a vitória na final, ninguém mais do que ele era um verdadeiro vencedor ao erguer a Taça Jules Rimet. Após a derrota para a Alemanha nas quartas-de-final da Copa de 70, Bobby despediu-se da seleção, aos 32 anos. Ningupem censurou-o, afinal ele havia feito muito mais do que qualquer outro pelo English Team.

Após 20 anos no Manchester, Bobby encerrou sua carreira jogando duas temporadas num time muito mais modesto, o Preston North End, onde além de jogador, era técnico do time. Após pendurar as chuteiras, abriu várias escolinhas de futebol e, em 1984, virou dirigente do Manchester United e foi nomeado para o Comitê de Futebol da FIFA. Recebeu da Rainha Elizabeth a honra máxima que um cidadão britânico pode obter, o título de Cavaleiro Real Britânico, que faz com que todos o chamem de Sir Robert Charlton. Ou Sir Bobby, que também funciona muito bem.

Nome : Robert Charlton
Data de nascimento: 11/10/1937
Local: Ashington, Inglaterra

Carreira:

Em clubes:
245 gols em 751 partidas
1953 a 1972: Manchester United
1973 a 1974: Preston North End (jogador e técnico)

Na seleção:
49 gols em 106 jogos (maior artilheiro da história da seleção inglesa

Títulos:
1966: Campeão da Copa do Mundo
1957, 1965 e 1967: Campeão inglês
1968: Campeão da Copa Européia de Clubes (atual Liga dos Campeões)
1963: Campeão da Copa da Inglaterra

Nenhum comentário: