terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Eliminatórias – fevereiro – Ásia

O continente asiático será o primeiro a conhecer seus classificados para a Copa do Mundo. Em junho, acontece a última rodada da fase final, mas já em abril, dependendo dos resultados, poderemos ter os primeiros passaportes carimbados para a África do Sul. Muita coisa pode começar a se definir quando o primeiro turno acabar nesta quarta-feira. Confira o panorama da AFC:

Grupo 1

Última rodada – 19/11

Bahrein 0x1 Austrália
Catar 0x3 Japão

Classificação

1. Austrália........9
2. Japão..............7
3. Catar..............4
4. Bahrein..........1
5. Usbequistão...1

Japão x Austrália

O jogo mais esperado talvez de todas as Eliminatórias asiáticas não deve definir muito a não ser a primeira posição do grupo, afinal Austrália e Japão são de longe as melhores equipes do continente hoje, e a confirmação de suas classificações é questão de tempo. A atração é o duelo entre dois companheiros de equipe: o atacante Scott McDonald e o meia Shunsuke Nakamura, ambos titulares do Celtic, estarão em lados opostos comandando suas equipes em Yokohama.

Mesmo com a melhor campanha – 100% de aproveitamento, 6 gols marcados e nenhum sofrido –, os Socceroos consideram o empate um excelente resultado, que assegura a liderança da chave. Já o Japão vem embalado pela goleada por 5 a 1 sobre a Finlândia em amistoso no último domingo. A partida serve como vingança para os japoneses, derrotados por 3 a 1 no último duelo entre as duas equipes, na estréia da Copa da Alemanha, quando a Austrália ainda fazia parte da OFC. Confirmado para o jogo, Tim Cahill marcou dois gols naquela ocasião e pretende repetir o feito.

Bahrein x Usbequistão

É tudo ou nada para barenitas e usbeques: empatados na lanterna com um ponto, ambos sabem que a derrota significa o adeus à classificação direta e diminui consideravelmente as chances de uma vaga na repescagem. Os ex-soviéticos, apesar de jogarem fora de casa, têm a responsabilidade de fazer valer a excelente campanha da fase anterior, quando venceram cinco dos seis jogos. No quadrangular final, entretanto, o time do goleador Shatskikh balançou as redes apenas uma vez.

Para melhorar a performance, o time treinou por dez dias em Israel, no mês de dezembro, e 15 dias na Turquia, realizando uma série de amistosos com equipes locais. A concentração serviu de resposta aos críticos que afirmam que a falta de preparação adequada foi a responsável pela eliminação em 2005, na repescagem, exatamente para o Bahrein, que depois acabaria perdendo a vaga na Copa para Trinidad & Tobago. Curiosamente, a seleção do Oriente Médio jamais venceu os usbeques nos quatro jogos disputados até aqui - no qualificatório para a Copa de 2006, avançou com dois empates, graças a gol marcado fora de casa.

Grupo 2

Última rodada – 19/11


Arábia Saudita 0x2 Coréia do Sul
Emirados Árabes Unidos 1x1 Irã

Classificação

1. Coréia do Sul........7
2. Irã..........................5
3. Coréia do Norte.....4
4. Arábia Saudita......4
5. EAU......................1

Irã x Coréia do Sul

A Coréia do Sul é outra equipe que não vem encontrando dificuldades nas Eliminatórias asiáticas. A tranquilidade com que construiu a vitória sobre a Arábia Saudita em Riad mostra quão favoritos o Taeguk Warriors são para esta partida, mesmo jogando fora de casa. A preparação foi intensa, com cinco amistosos disputados em duas semanas durante o mês de janeiro.

Já no Irã, o ex-atacante, ídolo nacional e técnico Ali Daei aposta na experiência do trio que joga na Europa: Javad Nekouman e Masoud Shojae, do Osasuna, e Vahid Hashemian, que defende o Bochum e irá para o jogo mesmo com a morte de sua mãe na semana passada. Resta saber como ele se portará em campo. Após um início muito ruim nas Eliminatórias, os iranianos voltaram aos eixos com a nomeação de Daei e vêm de bons resultados, vencendo em Teerã e empatando fora de casa.

Coréia do Norte x Arábia Saudita

Toda partida que envolve a Coréia do Norte é cercada de tensão e expectativa. Não só nos encontros com a inimiga vizinha do Sul, que têm sido raros nestas Eliminatórias, mas também porque, desta vez, seu adversário joga pela sobrevivência na competição. Os sauditas são, no momento, os mais ameaçados a ficar de fora das vagas diretas para a Copa, dentre os asiáticos que disputaram o Mundial da Alemanha.

Empatada em pontos com o rival desta quarta, a Arábia disputou em janeiro a Gulf Cup e, apesar de uma campanha consistente com duas goleadas e nenhum gol sofrido, acabou derrotada na final pelos anfitriões de Omã, caindo na disputa de pênaltis. A esperança recai novamente sobre Yasser Al-Qahtani, um dos atletas mais experientes da seleção. Já a Coréia do Norte, eterna candidata a surpresa, aposta suas fichas no atacante Hong Yong Jo, um dos poucos atletas a atuar fora do país - defende o FC Rostov, da primeira divisão russa.

Um comentário:

Gustavo Vargas disse...

Bahrein, depois do crime cometido pelo MITO Stern John, nunca mais irá a uma Copa hahah...

Abraços,
Gustavo Vargas