sábado, 7 de fevereiro de 2009

Eliminatórioas - fevereiro - Concacaf

Começa na próxima quarta-feira o hexagonal final das Eliminatórias da Concacaf para a Copa de 2010. Para muitos, é neste estágio que a disputa realmente se inicia, dada a disparidade existente entre as forças como Estados Unidos e México e as outras equipes.

Forças, aliás, que se enfrentam já na rodada de estreia, aumentando a tensão. Confira os jogos:

1ª rodada - 11/02

Estados Unidos x México

Se o México já enfrentou problemas no final da fase anterior, com derrotas que fizeram a classificação parecer ameaçada, a estreia no hexagonal promete mais emoções. Para a partida em Columbus, o técnico Sven-Goran Eriksson convocou quatro atacantes de renome - mas nenhum é titular em seus clubes e todos têm atuado muito pouco.

Giovani dos Santos encabeça a lista, tendo seu nome veiculado a uma transferência do Tottenham dada sua contribuição quase nula ao time. Gio estaria, inclusive, fora de forma, e sua convocação foi bastante questionada pela imprensa mexicana. Da mesma forma, Omar Bravo tem esquentado o banco do La Coruña. Guillermo Franco, lutando pela titularidade no Villarreal, começou jogando na derrota para o La Coruña, mas foi sacado no intervalo. Por fim, Nery Castillo, do Shaktar Donetsk, completa a lista. O problema é que o jogador não atua desde o ano passado, graças ao calendário diferente devido ao rigoroso inverno. Carlos Vela, que seria uma opção, está suspenso por ter sido expulso na derrota para Honduras na fase anterior.

Por tudo isso, é normal que os Estados Unidos sejam considerados favoritos. Ainda assim, o líder da equipe, Landon Donovan, adota um discurso modesto. "Chegamos como favoritos, mas todos os times começam com zero ponto. A chance é igual para todos", afirmou, desconsiderando o fator da temperatura que os mexicanos deverão enfrentar no Crew Stadium, próxima a zero graus. Para completar, os Estados Unidos jamais foram derrotados em casa pelas Eliminatórias.

Costa Rica x Honduras

Os holofotes podem estar virados para o eterno duelo entre yankees e eses, mas a verdade é que outro "clássico" agita a primeira rodada: Costa Rica e Honduras colocam em jogo o posto de melhor seleção da América Central. Impulsionados por Bryan Ruiz, que assumiu o posto de estrela após a aposentadoria internacional de Wanchope, os Ticos querem mostrar que a campanha na etapa anterior, com 100% de aproveitamento em seis jogos, não foi por acaso.

Por outro lado, os hondurenhos nunca estiveram tão pertos de repetir o feito de 82 e disputar novamente uma Copa do Mundo. Com uma safra que contém David Suazo, Maynor Figueroa e Wilson Palacios, sonhar não parece tão difícil. A forma como começarem sua campanha, enfrentando os favoritos fora de casa, mostrará qual a verdadeira capacidade dos catrachos.

El Salvador x Trinidad & Tobago

Trinidad & Tobago entrou como azarão nas Eliminatórias para 2006, nunca foi muito levado a sério, mas chegou até a Alemanha. Com esse espírito, os Soca Warriors terão muita experiência a seu favor: o técnico é o colombiano Francisco Maturana, e além de Dwight Yorke, o veteraníssimo Russel Latapy, aos 40 anos, voltou a seleção para tentar repetir o feito de quatro anos atrás.

Já os salvadorenhos são a maior surpresa destas Eliminatórias, já que estavam mal rankeados e passaram por todas as fases para chegar ao hexagonal. A nova safra também é otima: Rudis Corrales é o artilheiro do continente, com sete gols, e terá ao seu lado dois nomes emergentes em Eliseo Quintanilla e Dennis Alas. Os Cuscatlecos não perderam nos último cinco jogos da fase anterior e correm por fora.

Palpite para classificação: Estados Unidos, México e Costa Rica carimbam passaporte. Para a vaga da repescagem, a briga é muito igual. Honduras parece viver o melhor momento, por isso está com meio corpo à frente na largada.

Nenhum comentário: