quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Eliminatórias da Uefa, Concacaf e amistosos

Um mês depois da final da Eurocopa, o futebol de seleções volta à ação com amistosos interessantes, além de sete partidas pelas Eliminatórias. A bola começa a rolar na Europa com Cazaquistão e Andorra, válido pelo Grupo 6, que tem ainda Croácia, Inglaterra, Ucrânia e Belarus. A primeira rodada completa da Europa acontece em setembro.

Uefa - Grupo 6

Cazaquistão x Andorra

As outras seis partidas são todas pela Concacaf: começa a segunda fase, que está dividida em três chaves de quatro times - após jogos de ida e volta, os dois melhores de cada grupo avançam ao hexagonal final.

Pelo grupo 1, os Estados Unidos visitam Guatemala tentando vencer os Chapines fora de casa pela primeira vez em 20 anos - a última vitória foi em 88, por 1 a 0. Desde então, foram quatro empates, incluindo o das Eliminatórias para a Copa de 2002, quando os guatemaltecas quase eliminaram os yankees, exatamente nesta fase (a diferença foi de um ponto). A outra partida da chave é entre Cuba e Trinidad & Tobago, em Havana.

Concacaf - Grupo 1

Guatemala x EUA
Cuba x Trinidad & Tobago

O grupo 2 é de longe o mais equilibrado: todos já participaram de uma Copa. As principais atrações estão no banco de reservas, já que Renê Simões volta à Jamaica para tentar repetir o feito de 1998 e Sven Goran-Eriksson estréia em partidas oficiais com o México. A partida contra Honduras, que busca finalmente sair do 'quase', marca também o retorno de Blanco à El Tri. Os Reggae Boyz, por sua vez, visitam o Canadá recheado de experientes, como Stalteri, Radzinski e de Guzmán. Após a pífia campanha para 2006, quando ficaram na última colocação, os Canucks podem ter a última chance de um bom resultado, já que a renovação não parece promissora.

Concacaf - Grupo 2

México x Honduras
Canadá x Jamaica

Finalmente, o grupo 3 é de longe o mais fraco e tem na Costa Rica a grande favorita. Los Ticos enfrentam duas equipes que saíram da primeira fase preliminar e surpreenderam times melhores ranqueados: recebem na seqüência El Salvador e Suriname, para fecharem o turno contra o Haiti em Porto Príncipe. Os surinameses, grande surpresa do continente, estréiam fora de casa contra os haitianos.

Concacaf - Grupo 3



Costa Rica x El Salvador
Haiti x Suriname

Amistosos pelo mundo

O meio de semana tem ainda 46 jogos amistosos. Austrália e África do Sul empataram em 2 a 2, no estádio Loftus Road, em Londres. Os Bafana Bafana saíram na frente, para a alegria do técnico Joel Santana, mas os Aussies viraram ainda no primeiro tempo. Teko Modise, aos 12 do segundo tempo, deu números finais ao placar.

Em outro jogo já realizado, o Japão perdeu para o Uruguai por 3 a 1, em Sapporo, confirmando a boa fase da equipe celeste. Todos os gols saíram no segundo tempo: Eguren fez contra para os japoneses, mas oito minutos depois recuperou-se da falha empatando o jogo. González e Sebastian Abreu deram números finais ao placar.

Confira os principais amistosos da semana:

Alemanha x Bélgica
Suécia x França
Dinamarca x Espanha
Áustria x Itália
Belarus x Argentina
Rússia x Holanda
Inglaterra x República Tcheca
Portugal x Ilhas Faroe
Turquia x Chile
Eslovênia x Croácia
Arábia Saudita x Paraguai
Tunísia x Angola
Colômbia x Equador
Tanzânia x Gana
Guiné x Costa do Marfim

Um comentário:

Dassler Marques disse...

Vou comentar sobre o Bruckner, já que amistoso de ** é ola!

Achei uma ótima indicação e um cara comprovadamente competente. Aposto, melhor que todos os que estavam de olho na vaguinha, como o Herzog. Se ele estiver motivado, conseguirá melhorar as coisas na Áustria.

Parabéns pela coluna, poio!

abração :)