segunda-feira, 30 de março de 2009

Eliminatórias - março - África

Se a África é logo ali para o Brasil, para os países do próprio continente a distância é ainda menor. Entretanto, a forma como os caminhos são percorridos muda muito, e as eliminatórias africanas tem sido, nas últimas Copas, as mais difíceis para as seleções tidas como favoritas - basta ver que é da África o maior número de estreantes nos últimos Mundiais.

Com a Copa acontecendo pela primeira vez no continente, o desejo de participar é ainda maior. Neste final de semana, teve início a fase final, onde 20 equipes divididas em 5 grupos lutam pela vaga, que premia apenas os campeões de cada chave. E pelo que se viu, as zebras continuam à solta, após eliminarem Senegal e Angola já na etapa anterior. Confira o panorama da CAF:

Grupo 1

1ª rodada
Togo 1x0 Camarões
Marrocos 1x2 Gabão

Próxima rodada
06/06 - Camarões x Marrocos / Gabão x Togo

Teoricamente o mais difícil, por ter três seleções que já disputaram Copa do Mundo, o grupo 1 provou seu equilíbrio com as derrotas de Camarões e Marrocos, favoritos a brigar pela vaga. Jogando em Accra, capital de Gana, porque não possuía estádio com condições de receber o jogo, Togo mostrou que depende muito de seu astro Emmanuel Adebayor, de volta após contusão. Foi dele o gol da vitória logo a 11 minutos sobre um time de Camarões que parece ter perdido boa parte de sua força dos últimos anos. O atacante do Arsenal ainda perdeu um pênalti a 13 minutos do fim.

Mais surpreendente ainda foi a derrota de Marrocos em casa para o Gabão, por 2 a 1. Os visitantes tinham desfalques importantes dos atacantes Daniel Cousin e Eric Mouloungui, mas mesmo assim marcaram duas vezes ainda no primeiro tempo. Pierre-Emerick Aubameyang, atacante de 19 anos do Milan, atualmente emprestado ao Dijon, da segunda divisão francesa, abriu o placar. Os donos da casa pressionaram no segundo tempo, mas conseguiram apenas um gol. Esta é a primeira derrota marroquina em Casablanca pelas Eliminatórias desde 1981.

Grupo 2

1ª rodada
Quênia 1x2 Tunísia
Moçambique 0x0 Nigéria

Próxima rodada
06/06 - Tunísia x Moçambique
07/06 - Nigéria x Quênia

A vitória tunisiana em Nairóbi foi construída com muita calma. Ammar Jemal marcou logo a cinco minutos e, a partir de então, o ataque queniano tentou furar o bloqueio defensivo sem muito sucesso. Numa falha da defesa, Oliech empatou aos 25 da segunda etapa, mas Issam Jomaa deixou as Águias de Cartago novamente na frente, apenas dois minutos depois.

O resultado foi ainda mais importante devido ao tropeço nigeriano em Moçambique, uma das surpresas destas Eliminatórias. Jogando em Maputo, os moçambicanos saíram de campo lamentando a igualdade ao invés de comemorá-la, como seria comum ante um adversário mais forte, que venceu as seis partidas na fase anterior. Isto porque os donos da casa perderam no mínimo duas chances claríssimas de gol, talvez até mais perigosas do que as oportunidades criadas pelas Super Águias, que tiveram mais volume de jogo com a volta de Obafemi Martins, mas acabaram não conseguindo transformar a superioridade em gols.

Grupo 3

1ª rodada
Egito 1x1 Zâmbia
Ruanda 0x0 Argélia

Próxima rodada
06/06 - Zâmbia x Ruanda
07/06 - Argélia x Egito

Talvez a maior zebra de todas tenha sido o empate do Egito em casa com a Zâmbia. Os atuais bicampeões africanos, com sua força máxima, saíram na frente com Amr Zaki, mas não dominaram o jogo e sofreram o gol logo no início do segundo tempo. Mais uma vez, ficou provado que Zâmbia possui jogadores muito irregulares, mas ainda assim tem uma das seleções mais interessantes do continente, dado principalmente seus resultados recentes na base.

O prejuízo dos faraós só não foi maior porque Ruanda e Argélia também empataram, em Kigali. Com o resultado, os argelinos mantêm o tabu de vitórias fora de casa - algo que não conseguem desde outubro de 2003, no início das Eliminatórias para a Copa de 2006. Pode ser cedo para dizer, mas tudo indica que a disputa pela vaga deverá ficar entre Egito e Zâmbia.

Grupo 4

1ª rodada
Gana 1x0 Benin
Sudão 1x1 Mali

Próxima rodada
07/06 - Mali x Gana / Benin x Sudão

O grupo 4 foi o que teve, talvez, os resultados mais normais. Gana bateu Benin em casa por 1 a 0 com um gol de Prince Tagoe, atacante do Al-Ettifaq, da Arábia Saudita, logo no primeiro minuto de jogo. Apesar do domínio total, o time de Milovan Rajevac não conseguiu ampliar o resultado, o que deixou uma certa pulga atrás da orelha dos torcedores sobre o verdadeiro potencial da equipe. Ao menos, manteve-se o retrospecto de nunca ter perdido em Kumasi pelas Eliminatórias - 11 vitórias e 2 empates.

O empate entre Sudão e Mali nem pode ser considerada uma zebra se considerarmos os ótimos resultados que os sudaneses vêm conquistando nos últimos anos, crescendo em destaque no continente, enquanto Mali tem caído de produção. De fato, as duas equipes se encontraram na fase anterior com uma vitória para cada lado - sinal de que o empate foi mais comemorado que lamentado por Frederic Kanouté (que marcou o gol de sua equipe) e seus companheiros. A briga promete ser boa.

Grupo 5

1ª rodada
Costa do Marfim 5x0 Malaui
Burkina Faso 4x2 Guiné

Próxima rodada
06/06 - Guiné x Costa do Marfim / Malaui x Burkina Faso

No grupo 5, os acontecimentos mais importantes da rodada inaugural da última fase. Em Abidjan, 22 pessoas morreram numa confusão que aconteceu durante a goleada da Costa do Marfim sobre o Malaui. Segundo informações, um muro cedeu devido à superlotação e a polícia usou gás lacrimogênio para dispersar a multidão, provocando corre-corre e o pisoteamento de muitas pessoas. O estádio Felix Houphouet-Boigny tem capacidade para 45 mil torcedores mas 50 mil estavam nas arquibancadas, enquanto outros 50 mil (!) estavam nos arredores tentando entrar.

Não muito longe dali, em Ouagadougou, a maior demonstração de força desta primeira rodada: jogando contra uma respeitável seleção de Guiné, Burkina Faso não tomou conhecimento e venceu por 4 a 2, com direito a dois gols do artilheiro das Eliminatórias no continente, Moumoni Dagano, atacante do Al-Khor, do Catar, que já teve passagens pelo Sochaux e futebol belga. Os burquinenses têm o melhor ataque da África, com 18 gols em 7 jogos - ficaram inclusive à frente da Tunísia na fase anterior e estão invictos nesta campanha - portanto, olho neles!

Um comentário:

Rafael Zito disse...

Olá Maurício,

Cara a lógica indicaria a classificação de Camarões, no Grupo 1, Nigéria, no Grupo 2, Egito, no Grupo 3, Gana, no Grupo 4 e Costa do Marfim, no Grupo 5... Entretanto, o continente africano sempre apresenta surpresas, e isso pode acontecer nos Grupos 1 e 2, com Togo e Tunísia, respectivamente.

Cara aproveito pra convida-lo a visitar o blog Jornalismo Esportivo. Estamos no ar com um texto sobre a seleção brasileira... "A impressionante sorte de Dunga"

um abraço e aguardo sua visita...www.esportejornalismo.blogspot.com