quarta-feira, 18 de março de 2009

Eliminatórias - março/abril - Concacaf

Com a rodada de março/abril das Eliminatórias agitando o mundo todo, começa pra valer o ano de 2009, onde tudo se define: até novembro, conheceremos todos os 32 participantes da Copa de 2010.

Começamos os previews com a Concacaf, que chega à metade do primeiro turno do hexagonal. E mesmo após apenas uma rodada, já tem gente grande passando sufoco.

1ª rodada - 11/02
Estados Unidos 2x0 México
Costa Rica 2x0 Honduras
El Salvador 2x2 Trinidad & Tobago

2ª rodada - 28/03
México x Costa Rica
El Salvador x EUA
Trinidad & Tobago x Honduras

3ªrodada - 01/04
EUA x Trinidad & Tobago
Honduras x México
Costa Rica x El Salvador

É muito difícil imaginar que o México não se classifique. Somente uma catástrofe de proporções gigantescas faria com que a Tri não pise em gramados sul-africanos no ano que vem. Mesmo assim, a cabeça de Sven-Goran Eriksson será posta a prêmio caso a equipe não conquiste, no mínimo, quatro pontos nas dificílimas partidas ante Costa Rica e Honduras. Vale lembrar que na fase anterior os hondurenhos, jogando em casa, venceram por 1 a 0, numa noite que para muitos foi mais especial do que o triunfo sobre o Brasil na Copa América de 2001.

Em amistoso de preparação na semana passada, os mexicanos golearam a Bolívia por 5 a 1. Na oportunidade, Eriksson, que não contou com os jogadores que atuam na Europa por não ser uma data FIFA, fez alguns testes e aprovou as atuações de Matias Vuoso, do Santos Laguna, que marcou duas vezes, e do brasileiro naturalizado Leandro Augusto, do Pumas, que também marcou.

A Costa Rica ficará muito contente se arrancar um empate no Estádio Azteca, porque depois recebe El Salvador e pode terminar estas rodadas já com meio caminho andado rumo à classificação. Para segurar o ímpeto mexicano, a aposta é o jovem goleiro Keylor Navas, de 22 anos, do Deportivo Saprissa. Considerado um garoto-prodígio, Navas está na seleção principal desde os 19 anos e agora conquistou a titularidade absoluta.

Os Estados Unidos têm tudo para ampliar a vantagem na ponta, já que visitam El Salvador, teoricamente o time mais fraco do grupo, e depois recebem Trinidad & Tobago querendo vingança: na fase anterior, foram derrotados fora de casa por 2 a 1. Entretanto, a visita ao Estadio Cuscatlan não promete ser fácil para os yankees. "não é fácil jogar lá. Os torcedores são fanáticos, pressionam muito e isso ajuda o time da casa, que se empolga", afirma o veterano Frankie Hejduk, do Columbus Crew.

Trinidad & Tobago e Honduras fazem na 2ª rodada o primeiro de dois jogos decisivos: ambos são apontados como adversários diretos na briga pela vaga na repescagem. No momento, os Socca Warriors estão na frente, pois empataram na estreia, enquanto os hondurenhos perderam. Mas vale lembrar que a vitória dos trinitinos estava assegurada quase até o fim do jogo, e o empate dos salvadorenhos aconteceu nos minutos finais. Um ponto, então, que poderiam ser três.

Um comentário:

Anônimo disse...

Creio que, para os mexicanos, as eliminatórias para a Copa têm somente o papel de incômoda cerimônia obrigatória. Como para Brasil e Argentina.

Aí, fica aquela história: ganhou, não fez mais que a obrigação. Perdeu, chuva de críticas.

Abraços!