quarta-feira, 25 de março de 2009

Eliminatórias - março/abril - Conmebol

Se na Ásia a Austrália está muito perto de carimbar seu passaporte, a chance real de termos o primeiro classificado já em abril é na América do Sul: com duas vitórias, o Paraguai estará garantido na África do Sul. Na briga pelas outras vagas, o equilíbrio é grande: apenas quatro pontos separam o Uruguai, quarto colocado, da Bolívia, vice-lanterna. Vejamos o panorama:

Última rodada - outubro

Bolívia 2x2 Uruguai
Paraguai 1x0 Peru
Chile 1x0 Argentina
Venezuela 3x1 Equador
Brasil 0x0 Colômbia

Classificação

1º Paraguai....23
2º Brasil......17
3º Argentina...16
4º Chile.......16
5º Uruguai.....13
6º Equador.....12
7º Colômbia....11
8º Venezuela...10
9º Bolívia.....09
10ºPeru........07

Próximos jogos

11ª rodada

28/03 - Argentina x Venezuela / Colômbia x Bolívia / Uruguai x Paraguai
29/03 - Equador x Brasil / Peru x Chile

12ª rodada

31/03 - Venezuela x Colômbia
01/04 - Equador x Paraguai / Bolívia x Argentina / Brasil x Peru / Chile x Uruguai

Ainda sem saber se contará com Kaká, o Brasil viaja à capital onde foi derrotada nas últimas duas Eliminatórias. Jogar em Quito, portanto, não será nada fácil. Do jogo de 2005, sobrou apenas Ronaldinho Gaúcho no time titular. A boa fase de Pato pesará e, jogando contra o Peru no Beira-Rio, Dunga será praticamente obrigado a escalar o atacante. Apesar do jogo contra o Brasil, o Equador tem a tabela mais favorável do período, sendo o único a atuar duas vezes em casa. Grande oportunidade para ultrapassar o Uruguai, que tem jogos dificílimos.

Os charrúas enfrentam o líder Paraguai em Montevidéu, em um jogo repleto de expectativa devido à rivalidade. O técnico Oscar Tabarez não poderá contar com o goleiro Castillo, do Botafogo, ainda lesionado, além do lateral-esquerdo Jorge Fucile e os meio-campistas Ignacio Gonzalez, Alvaro Gonzalez e Walter Gargano. Depois, pegam o Chile (sem Valdívia, machucado), num confronto direto que pode valer tanto a quarta vaga, a repescagem ou simplesmente nada - um empate deixaria a Colômbia com caminho aberto para se aproximar, já que os cafeteros recebem a Bolívia e depois visitam a Venezuela.

A Argentina de Maradona terá pela frente os mesmos adversários dos colombianos, e após toda a polêmica que envolve Riquelme, caberá a Messi comandar novamente os Albicelestes. Qualquer coisa que não sejam seis pontos colocará pressão sobre Don Diego, afinal foi apenas uma vitória em seis jogos das Eliminatórias em 2008.

Nenhum comentário: