segunda-feira, 6 de abril de 2009

Review das Eliminatórias - Concacaf

As Eliminatórias da Concacaf não são apenas uma formalidade para Estados Unidos e México, como provaram os jogos da última semana na região. Ainda que haja muita bola para rolar, o panorama se mostra mais desafiador para os favoritos de sempre. Vamos aos resultados:

2ª rodada
México 2x0 Costa Rica / El Salvador 2x2 EUA / Trinidad & Tobago 1x1 Honduras

3ª rodada
Honduras 3x1 México / EUA 3x0 Trinidad & Tobago / Costa Rica 1x0 El Salvador

Classificação

1. EUA.................7
2. Costa Rica..........6
3. Honduras............4
4. México..............3
5. El Salvador.........2
6. Trinidad & Tobago...2

Próximos jogos

03/06 - Costa Rica x EUA
06/06 - Trinidad & Tobago x Costa Rica / EUA x Honduras / El Salvador x México
10/06 - México x Trinidad & Tobago / Honduras x El Salvador

Por muito pouco El Salvador não consegue um resultado histórico diante dos Estados Unidos. Após os jogadores se recusarem a treinar devido ao atraso no pagamento da premiação, a federação local providenciou o dinheiro e o time entrou em campo muito motivado, abrindo 2 a 0. Mas, nos dez minutos finais, pesou a experiência e a pressão yankee deu resultado, empatando o jogo em 2 a 2. Em uma partida muito disputada, o xico conseguiu os primeiros pontos ao derrotar a Costa Rica em casa, e em Port of Spain por pouco Honduras não sai com uma grande vitória. Carlos Pavon abriu o placar aos cinco do segundo tempo, e Kaleem Hyland só empatou para os Soca Warriors a dois minutos do fim.

No meio de semana, Jozy Altidore mostrou ser atualmente o grande nome da seleção estadunidense, anotando um hat-trick em Nashville, contra Trinidad & Tobago. O atacante de 19 anos fez todos esquecerem de Freddy Adu, relegado ao banco no Monaco. Altidore já aparece entre os principais artilheiros do continente, com cinco gols marcados. A Costa Rica encontrou alguma dificuldade no primeiro tempo, mas com um gol do veterano Walter Centeno, quebrou a retranca salvadorenha para garantir mais três pontos.

Finalmente, o jogo que custou a Sven-Goran Eriksson seu cargo no comando da seleção foi um verdadeiro banho de bola hondurenho - que já havia vencido a El Tri com estilo na fase anterior, na mesma San Pedro Sula, por 1 a 0. Com dois gols de Carlos Costly, do Birmingham, e Carlos Pavon, do Necaxa, os Catrachos impuseram uma humilhante derrota por 3 a 1, deixando os mexicanos em quarto lugar, numa impensável posição de repescagem, caso as Eliminatórias terminassem hoje. Com isso, Eriksson foi demitido e em seu lugar assume Javier Aguirre, que estava parado desde que saiu do Atlético de Madrid em fevereiro. Aguirre foi o técnico mexicano na Copa de 2002, quando a equipe foi eliminada nas oitavas-de-final pelos Estados Unidos.

Nas próximas rodadas, chega ao fim o primeiro turno. Aguirre estreará oficialmente contra os dois lanternas da chave, mas como os EUA já vivenciaram, o jogo em El Salvador pode ser perigoso. Na briga pelo primeiro lugar, Costa Rica e Estados Unidos se enfrentam no dia 3, antecipando o jogo da 5ª rodada em virtude da viagem estadunidense para a Copa das Confederações.

Nenhum comentário: