quinta-feira, 16 de abril de 2009

Review das Eliminatórias - Europa

Concluímos agora o review dos jogos de março e abril pelas Eliminatórias. Como são nove grupos na Europa, vamos aos números para não tornar este post mais enorme do que já deve ser.

Grupo 1

Resultados
Malta 0x3 Dinamarca / Albânia 0x1 Hungria / Portugal 0x0 Suécia
Hungria 3x0 Malta / Dinamarca x Albânia

Classificação
1. Dinamarca...13 (5J)
2. Hungria.....13 (6)
3. Portugal.....6 (5)
4. Suécia.......6 (4)
5. Albânia......6 (7)
6. Malta........1 (7)

Próximos jogos
06/06 - Suécia x Dinamarca / Albânia x Portugal
10/06 - Suécia x Malta

Portugal continua dando mostras das dificuldades que enfrenta na era pós-Felipão: mais um empate sem gols com a Suécia (o terceiro no total) e os lusos já estão a sete pontos da Dinamarca, que tem o mesmo número de jogos. Para piorar, o confronto direto já aconteceu em Lisboa, e os dinamarqueses venceram por 3 a 2. Se serve de consolo, os escandinavos ainda enfrentam duas vezes os vizinhos suecos - que nos pontos perdidos estão à frente dos portugueses, já que possuem um jogo a menos - e nos confrontos diretos a diferença pode diminuir. Os jogos-chave serão contra a surpreendente Hungria, que também tem 13 pontos, mas já jogou duas vezes contra Albânia e Malta. O momento de provar seu valor será agora, contra os times mais fortes. A Dinamarca é favorita, mas o grupo ainda está aberto.

Grupo 2

Resultados

Luxemburgo 0x4 Letônia / Moldávia 0x2 Suíça / Israel 1x1 Grécia
Letônia 2x0 Luxemburgo / Suíça 2x0 Moldávia / Grécia 2x1 Israel

Classificação
1. Grécia......13 (6J)
2. Suíça.......13 (6)
3. Letônia.....10 (6)
4. Israel.......9 (6)
5. Luxemburgo...4 (6)
6. Moldávia.....1 (6)

Próximos jogos
05/09 - Israel x Letônia / Moldávia x Luxemburgo / Suíça x Grécia
09/09 - Moldávia x Grécia / Letônia x Suíça / Israel x Luxemburgo

Por pouco não foi uma rodada perfeita para a Suíça: duas vitórias frente a Moldávia e um empate entre gregos e israelenses, mas no segundo jogou a Grécia venceu. Ao menos, a derrota para Luxemburgo já é passado e na próxima rodada o confronto direto que vale a primeira colocação acontece na Basiléia - que não será um território nada neutro. Caso tropece novamente, a Suíça terá que torcer para a Moldávia ultrapassar Luxemburgo na classificação, já que os resultados contra o lanterna são descartados na definição dos segundos colocados que disputam a repescagem. Israel já parece fora da mesa e até a Letônia, com duas vitórias sobre Luxemburgo, entrou no páreo.

Grupo 3

Resultados
Irlanda do Norte 3x2 Polônia / Eslovênia 0x0 Rep. Tcheca
Irlanda do Norte 1x0 Eslovênia / Polônia 10x0 San Marino / Rep. Tcheca 1x2 Eslováquia

Classificação
1. Irlanda do Norte...13 (7J)
2. Eslováquia.........12 (5)
3. Polônia............10 (6)
4. Rep. Tcheca.........8 (6)
5. Eslovênia...........8 (6)
6. San Marino..........0 (6)

Próximos jogos
06/06 - Eslováquia x San Marino
12/08 - Eslovênia x San Marino

Na chave que promete mais emoções até o final, a Irlanda do Norte conseguiu duas vitórias importantes e segue na ponta, mas tem apenas mais três jogos a realizar, contra cinco da Eslováquia, com um ponto a menos e favorita à vaga, pelo menos no retrospecto. A vitória fora de casa contra a República Tcheca mostrou a força do time de Skrtel, zagueiro do Liverpool, e Sestak, um dos artilheiros do continente. Mostrou, também, que dificilmente os vizinhos e ex-compatriotas tchecos estarão na África do Sul, após um empate com a vice-lanterna Eslovênia. Já a Polônia segue irregular: perdeu para a Irlanda do Norte mas aplicou a maior goleada das Eliminatórias européias até aqui, com os 10 a 0 sobre San Marino. Mas como o principado será o laterna, de pouco valeram os quatro gols de Smolarek se os poloneses ficarem em segundo.

Grupo 4

Resultados

País de Gales 0x2 Finlândia / Rússia 2x0 Azerbaijão / Alemanha 4x0 Liechtenstein
Liechtenstein 0x1 Rússia / País de Gales 0x2 Alemanha

Classificação
1. Alemanha.......16 (6J)
2. Rússia.........12 (5)
3. Finlândia.......7 (4)
4. País de Gales...6 (6)
5. Azerbaijão......1 (4)
6. Liechtenstein...1 (5)

Próximos jogos
06/06 - Finlândia x Liechtenstein / Azerbaijão x País de Gales
10/06 - Finlândia x Rússia

A Polônia marcou dez em um jogo só e chegou a 18, mas está empatada com a Alemanha como melhor ataque do continente. Com um gol de Ballack em cada jogo, os alemães conquistaram duas vitórias tranquilas e seguem bem à frente da Rússia de Guus Hiddink, que também venceu as duas e agora tem uma difícil partida fora de casa contra a Finlândia, única que pode ameaçar a dupla. Se os favoritos continuarem nesta toada, o jogo decisivo deverá ser na penúltima rodada, quando a Rússia recebe a Alemanha e, em caso de vitória, pode se classificar e mandar os tricampeões para a repescagem. Entretanto, as duas seleções deverão estar na Copa.

Grupo 5

Resultados

Armênia 2x2 Estônia / Bélgica 2x4 Bósnia / Espanha 1x0 Turquia
Estônia 1x0 Armênia / Bósnia 2x1 Bélgica / Turquia 1x2 Espanha

Classificação
1. Espanha...18 (6J)
2. Bósnia....12 (6)
3. Turquia....8 (6)
4. Bélgica....7 (6)
5. Estônia....5 (6)
6. Armênia....1 (6)

Próximos jogos
05/09 - Turquia x Estônia / Espanha x Bélgica / Armênia x Bósnia
09/09 - Espanha x Estônia / Bósnia x Turquia / Armênia x Bélgica

Abram alas para a melhor seleção do mundo. A Espanha demonstrou novamente sua força ao bater a Turquia por duas vezes e manter os 100% de aproveitamento. A vitória em Istambul foi a mais impressionante, por ter saído no final do jogo e ter sido de virada. Muito pode-se dizer que os adversários são fracos e que na Copa a Fúria se acalma, mas o primeiro teste verdadeiro virá na Copa das Confederações. Enquanto isso, a Bósnia faz campanha incrível ao derrotar a Bélgica duas vezes - com um sonoro 4 a 2 em Genk. Edin Dzeko, do Wolfsburg, marcou três vezes nos dois encontros e lidera a artilharia europeia com sete gols (o time é também um dos com melhor ataque, com 18 marcados). É um time com jogadores interessantes que pode dar trabalho na repescagem - e as chances de chegar lá são grandes, pois fazem o confronto direto com a Turquia em casa.

Grupo 6

Resultados
Inglaterra 2x1 Ucrânia / Casaquistão 1x5 Belarus / Andorra 0x2 Croácia

Classificação
1. Inglaterra...15 (5J)
2. Croácia......10 (5)
3. Ucrânia.......7 (4)
4. Belarus.......6 (4)
5. Casaquistão...3 (5)
6. Andorra.......0 (5)

Próximos jogos
06/06 - Belarus x Andorra / Croácia x Ucrânia / Casaquistão x Inglaterra
10/06 - Ucrânia x Casaquistão / Inglaterra x Andorra

Outra seleção que faz campanha irretocável é a Inglaterra. Comandada por Gerrard e Lampard, venceu a Ucrânia por 2 a 1 com alguma dificuldade, devido à incrível série de contusões de seus atacantes que aconteceu na goleada por 4 a 0 sobre a Eslováquia num amistoso dias antes da partida. A vitória, aliás, mostra a força do English Team, sobre uma das seleções mais emergentes do continente. A Croácia também segue firme, e joga em casa contra a Ucrânia, na próxima rodada, para assegura de vez a vaga na repescagem.

Grupo 7

Resultados
Romênia 2x3 Sérvia / Lituânia 0x1 França
Áustria 2x1 Romênia / França 1x0 Lituânia

Classificação
1. Sérvia.......12 (5J)
2. França.......10 (5)
3. Lituânia......9 (6)
4. Áustria.......7 (5)
5. Romênia.......4 (5)
6. Ilhas Faroe...1 (4)

Próximos jogos
06/06 - Lituânia x Romênia / Sérvia x Áustria
10/06 - Ilhas Faroe x Sérvia

Duas vezes Ribery, e duas vezes no final do jogo. A França suou, novamente não jogou bem, mas se recuperou dentro do Grupo 7 e agora já aparece com condições maiores de brigar pela vaga. A Lituânia mostrou que tem um time encardido e vendeu caro as duas derrotas, mas deve ficar pelo caminho. O grande empecilho para a classificação direta dos Bleus é a Sérvia, que venceu a Romênia fora de casa por 3 a 2 e segue firme na liderança. O duelo decisivo entre as duas equipes acontece apenas em setembro, em Belgrado. Com a derrota, a Romênia deu adeus às chances de classificação, já que foi derrotada novamente, três dias depois, pela Áustria, que estreou o técnico Didi Constantini. O jovem prodígio Erwin Hoffer, do Rapid Viena, marcou os dois gols. A Áustria ainda sonha, mas precisaria vencer todos os seus jogos - incluindo fora de casa contra sérvios e franceses.

Grupo 8

Resultados
Irlanda 1x1 Bulgária / Chipre 2x1 Geórgia / Montenegro 0x2 Itália
Bulgária 2x0 Chipre / Itália 1x1 Irlanda / Geórgia 0x0 Montenegro

Classificação
1. Itália......14 (6J)
2. Irlanda.....12 (6)
3. Bulgária.....7 (5)
4. Chipre.......4 (5)
5. Montenegro...3 (5)
6. Geórgia......3 (7)

Próximos jogos
06/06 - Bulgária x Irlanda / Chipre x Montenegro

A Itália segue com as campanhas de sempre nas Eliminatórias: sólidas, mas sem nenhum brilho. Uma vitória burocrática sobre Montenegro e um empate em casa com a Irlanda - conquistado no final do jogo pelo veterano Robbie Keane mantém tudo como está: a Azzurra tranquila na primeira posição e os irlandeses firmes na segunda. A Bulgária é a única que pode ameaçar a vice-liderança irlandesa, pois tem um jogo a menos e recebe os rivais diretos na próxima rodada. Mas como o time de Stanimir Stoilov empatou os primeiros quatro jogos e só venceu a primeira agora, contra o Chipre, é difícil imaginar que uma reviravolta aconteça.

Grupo 9

Resultados
Holanda 3x0 Escócia
Escócia 2x1 Islândia / Holanda 4x0 Macedônia

Classificação
1. Holanda....15 (5J)
2. Escócia.....7 (5)
3. Islândia....4 (5)
4. Macedônia...3 (4)
5. Noruega.....2 (3)

Próximos jogos
06/06 - Macedônia x Noruega / Islândia x Holanda
10/06 - Macedônia x Islândia / Holanda x Noruega

O grupo 9 é, talvez, o mais póximo de um desfecho - até mais que a chave da Espanha. Também com 100% de aproveitamento, a Holanda entra duas vezes em campo no mês de junho e pode ser o primeiro europeu a carimbar o passaporte - basta vencer um dos próximos dois encontros. O time de Bert van Marwijk tem a melhor defesa do continente (sofreu apenas um gol, na estreia) e deve assistir de camarote a briga pelo segundo lugar. A Escócia tem sete pontos, mas a Noruega conta com dois jogos a menos - no confronto direto, a partida acontece em gramados noruegueses.

Nenhum comentário: