quinta-feira, 23 de abril de 2009

Irã de técnico novo - de novo

Da Trivela.

Afshin Qotbi foi anunciado nesta quarta-feira como novo técnico da seleção iraniana, tornando-se o terceiro comandante da equipe nacional em um mês. Mohammad Mayelikohan, que havia sido contratado para o lugar de Ali Daei, pediu demissão após somente duas semanas por causa de declarações polêmicas sobre a torcida do Esteghlal, um dos clubes do país.

Qotbi, que levou o Persepolis ao título nacional no ano passado, mudou-se aos 13 anos para os Estados Unidos e, após se formar na Universidade da Califórnia, passou a trabalhar como técnico de equipes de base. Ele passou pela comissão técnica da seleção norte-americana, antes de uma longa passagem como auxiliar na seleção da Coreia do Sul, com os técnicos Guus Hiddink, Dick Advocaat e Pim Verbeek.

Nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, o Irã vem de derrota para a Arábia Saudita e ocupa apenas o quarto lugar no grupo B, com 6 pontos em cinco jogos. Apenas os dois primeiros se classificam diretamente, e o terceiro vai para uma repescagem. O Team Melli ainda joga fora de casa contra Coreia do Sul e Coreia do Norte, e em casa contra os Emirados Árabes.

O Irã disputou os Mundiais de 1978, 1998 e 2006.

Nenhum comentário: