segunda-feira, 13 de abril de 2009

Review das Eliminatórias - Ásia

Foram duas rodadas que definiram muita coisa nas Eliminatórias asiáticas - mas ainda há muito o que se definir. Enquanto já tem gente com um pé e meio na África do Sul, tem favorito que está praticamente fora até da repescagem. As últimas rodadas do continente acontecem em junho, portanto não demorará muito para sabermos quem carimba o passaporte. Vejamos como foram as duas últimas rodadas:

Grupo 1

Resultados

28/03 - Usbequistão 4x0 Catar / Japão 1x0 Bahrein
01/04 - Austrália 2x0 Usbequistão / Bahrein 1x0 Catar

Classificação

1. Austrália....13
2. Japão........11
3. Bahrein.......7
4. Usbequistão...4
5. Catar.........4

Próximos jogos

06/06 - Catar x Austrália / Usbequistão x Japão
10/06 - Japão x Catar / Austrália x Bahrein
17/06 - Bahrein x Usbequistão / Austrália x Japão

O gol de Fouzi Aaish, do Bahrein, foi muito lamentado pelos australianos. Não porque significou uma vitória dos barenitas sobre os Socceroos, mas porque este gol impediu os Aussies de comemorarem antes de todo mundo a classificação para a Copa. Com a tranquila vitória ante o Usbequistão em casa, falta apenas um ponto para o time de Pim Verbeek garantir a vaga - que virá eventualmente, assim como a do Japão, que soma 11 pontos e também irá se classificar sem maiores problemas. A briga aqui é mesmo pelo lugar na repescagem, e todos estão na disputa. Na verdade, o duelo Bahrein x Usbequistão na última rodada deve definir tudo, já que os catares enfrentam justamente as equipes mais fortes da chave. É difícil apostar num prognóstico, mas pelos resultados recentes, os barenitas são ligeiros favoritos ao terceiro lugar.

Grupo 2

Resultados

28/03 - Coréia do Norte 2x0 EAU / Irã 1x2 Arábia Saudita
01/04 - Coréia do Sul 1x0 Coréia do Norte / Arábia Saudita 3x2 EAU

Classificação

1. Coréia do Sul.....11
2. Coréia do Norte...10
3. Arábia Saudita....10
4. Irã................6
5. EAU................1

Próximos jogos

06/06 - Coréia do Norte x Irã / EAU x Coréia do Sul
10/06 - Irã x EAU / Coréia do Sul x Arábia Saudita
17/06 - Coréia do Sul x Irã / Arábia Saudita x Coréia do Norte

Neste grupo o bicho pega. O Irã chegou à rodada tranquilo, enquanto a Arábia Saudita enfrentava problemas e estreava técnico novo. Shojaei colocou os iranianos na frente, mas gols de Hazazi e Al Harbi nos minutos finais deram a vitória aos sauditas - e custaram o emprego de Ali Daei como técnico (Mohammad Mayelikohan, técnico da seleção de 1995 a 97, foi o substituto escolhido). Para piorar, em um jogo incrível a Arábia saiu na frente, levou uma improvável virada dos Emirados Árabes Unidos, contando com um golaço de Ismaeil Matar do meio da rua, encobrindo o goleiro Waleed Ali. Mas os donos da casa buscaram outra virada e agora dividem a segunda posição com a Coréia do Norte, que perdeu o clássico contra os rivais do sul - o gol de Chi Woo Kim foi o único dos quatro confrontos entre as duas equipes nestas Eliminatórias.

Agora, o Irã precisa vencer seus três jogos para ainda ter chances. A vantagem é que recebe o lanterna EAU em casa - mas os iranianos foram os únicos que, até agora, perderam pontos para os emirenses. Se por um lado fica o consolo de que os adversários diretos pelas vagas jogam entre si, e portanto algum deles irá perder pontos, o Irã joga dois confrontos-chave fora de casa, nas duas Coréias. É vencer ao menos um deles para continuar sonhando. Mas como a Coréia do Sul deve garantir a vaga já na próxima rodada, quando visita os EAU, é provável que a grande partida fique reservada para a última rodada, quando Arábia Saudita e Coréia do Norte se enfrentam.

De qualquer forma, o terceiro lugar deste grupo entra como favorito disparado na repescagem diante de, provavelmente, Bahrein. Da mesma forma, terá ótimas chances de vencer a seleção neozelandesa na repescagem mundial. Ou seja: deveremos ter as duas Coréias em campo na Copa de 2010.

Nenhum comentário: