quarta-feira, 29 de abril de 2009

História das Copas - Chile 1962 (parte I)


A escolha do Chile como sede da Copa de 62 pegou muitos de surpresa: a Argentina era a principal favorita. Muitos acreditavam que o país não ofereceria condições ideiais de infra-estrutura para um evento de tal magnitude, o que em certos pontos provou-se verdade.

Brasil e Chile estavam classificados automaticamente, juntando-se a eles Uruguai, Colômbia e Argentina como representantes da América do Sul. Na Europa, praticamente todos os favoritos se classificaram. Entretanto, uma das maiores surpresas foi a desclassificação da Suécia, vice-campeã da edição anterior. Na Europa, favoritos como Alemanha, Itália, Inglaterra e Espanha passaram sem dificuldades. O México foi o representante das Américas do Norte e Central, enquanto África e Ásia ficaram mais uma vez de fora, já que a Coréia do Sul foi eliminada pela Iugoslávia e o Marrocos perdeu o playoff para a Espanha.

O Brasil tinha uma mescla de experientes jogadores campeões em 58, como Vavá e Zagallo, com jovens talentos e jogadores já consagrados: era o caso de Garrincha, estrela do Botafogo, e Pelé, já Campeão do Mundo com o Santos e ainda com 21 anos. Foi realmente uma geração de ouro do Brasil, pois mesmo com Pelé machucado, outro jogador já famoso levou literamente o Brasil nas costas: o Mané de pernas tortas, Garrincha.

Já classificada para a Copa, a seleção fez apenas amistosos de preparação. O time era praticamente o mesmo de 58, então entrosamento não era problema. Na estréia, o nervosismo sim atrapalhou a seleção. Jogando contra o fraco time do México, o Brasil suou para vencer por 2 a 0, com gols de Zagallo e Pelé, ambos já no segundo tempo. O lendário goleiro Carbajal fechou o gol e evitou um placar mais elástico.

Contra a Tchecoslováquia, mais um jogo truncado. O placar não saiu do zero, mas a partida teve um gosto de derrota: aos 27 minutos do primeiro tempo, Pelé chutou de sem-pulo e, na mesma hora, sentiu a contusão que o afastaria da Copa: uma distensão na coxa privou o Brasil de sua maior estrela. A contusão abalou os companheiros, que pouco produziram em campo, transformando o placar em justo, afinal de contas.

No último jogo da primeira fase, mais drama: o Brasil precisava de um empate contra a Espanha, mas perdia o jogo até os 25 do segundo tempo. Os espanhóis tinham um dos times mais fortes de sua história, sendo até candidato ao título: o craque do Real Madrid, Di Stefano e o húngaro naturalizado Puskas - já em fim de carreira - eram parte do elenco. Adelardo abriu o placar aos 35 do primeiro tempo e o Brasil só não foi eliminado por uma traquinagem de Nílton Santos. O lateral brasileiro cometeu pênalti em um atacante espanhol mas, marotamente, deu dois passos para fora da área, na tentativa de enganar o juiz, que caiu em sua tramóia e marcou apenas falta.

Se a Espanha abrisse 2 a 0 ali, o Brasil provavelmente não conseguiria reagir e estaria fora da Copa. Na segunda etapa, quando os ânimos já estavam mais acirrados, Amarildo, o substituto de Pelé, tratou de empatar o jogo, dando mais tranqüilidade aos brasileiros. A Espanha se lançou desesperadamente ao ataque, permitindo que o reserva de Pelé marcasse novamente, dando a vitória ao escrete canarinho, que se classificava então às quartas-de-final.

Ainda pela primeira fase, a Itália deu vexame ao tentar repetir a estratégia vencedora de 1934: naturalizou jogadores de outros países, na tentativa fracassada de montar um time forte. O brasileiro Mazzola, com o nome de Altafini, foi um desses `novos italianos`. A Azzurra decepcionou, empatando em 0 a 0 com a Alemanha e perdeu por 2 a 0 para os anfitriões chilenos em um jogo muito duro, apelidado de "A batalha de Santiago". Apesar de vencer os suíços por 3 a 0, a Itália voltaria mais cedo pra casa.

Vexame igual deram os argentinos: Estrearam vencendo a Bulgária, mas perderam para a Inglaterra e empataram sem gols com a Hungria, voltando para casa mais cedo. Enquanto isso, no grupo 1 Iugoslávia e União Soviética se classificavam, e no Grupo 3, o do Brasil, o México vencia sua primeira partida em Copas: 3 a 1 sobre os tchecos, que se chegariam até à final da Copa.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Craques das Copas - Gerd Müller


Não só o nome Gerd Müller é ainda sinônimo de atacante por excelência como também seu recorde permanece imbatível até hoje: o atacante do Bayern de Munique marcou 365 gols em 427 partidas no campeonato alemão e 68 em 62 jogos pela seleção, números milhas distantes dos outros jogadores.

O início da carreira foi de superação. Após jogar por 9 anos nas categorias de base do pequeno TSV Nördlingen, time de sua cidade natal, e, aos 16 anos, já atuar no time titular (tendo marcado 180 gols após profissionalizar-se), foi contratado pelo Bayern de Munique, naquela época renegado à segunda divisão. O técnico Zlatko Cajkovski, quando viu o jogadr pela primeira vez, brincou: "O que é que eu posso fazer com um levantador de peso?". De fato, as pernas curtas de Müller não combinavam bem com o resto do seu corpo, forte e "em forma de barril", como brincavam seus companheiros. Müller teria que provar seu valor com gols.

E foi o que ele fez na sua estréia contra o Freiburg, após amargar o banco por dez rodadas. Marcando dois gols, Müller calou o técnico e fez as fundações de uma carreira sólida e vencedora. Em 1965, juntamente com o goleiro Sepp Maier e com o `Kaiser` Franz Beckenbauer, levou o time à primeira divisão e, no primeiro ano na Bundesliga, já terminaram em terceiro. Em 69, ajudou o time a conquistar seu primeiro título alemão, fato que se repetiria depois em 72, 73 e 74. Sem ele, as glórias do Bayern seriam inconcebíveis, uma vez que Müller foi o artilheiro do time em todas as temporadas em que esteve no clube, por 15 anos. Além disso, foi artilheiro do campeonato alemão por 7 vezes. Com tal desempenho, era apenas uma questão de tempo para que ele fosse convocado para a seleção alemã.

O técnico Helmut Schön convocou-o pela primeira vez em 66, após a derrota na final da Copa para a Inglaterra. Não demorou muito para que fosse efetivado ao time titular e, também na seleção, provou ter um faro de gol incomparável: marcou 68 gols em 62 partidas pela seleção e foi o artilheiro da Copa de 70, com 10 gols. Marcou três gols em duas oportunidades e, na semifinal contra a Itália, fez 2. Em 72, foi fundamental para a conquista da Eurocopa e, em 74, alcançou a glória final com a conquista da Copa do Mundo em sua terra natal. Desta vez ele não foi o artilheiro, mas seus quatro gols bastaram para que ele alcançasse a marca que perdurou até 2006 de maior artilheiro de todas as Copas, com 14 gols marcados. O mais especial deles foi exatamente o último, o gol da virada na final contra a Holanda.

Müller deixou a seleção precocemente, logo após a conquista do Mundial, com 28 anos. Na época, o motivo mais comentado era de que a decisão era uma represália à proibição da participação das esposas na festa de comemoração do título, algo que teria desagradado muito o atacante, que desmente tudo.

Cinco anos depois, assinou um lucrativo contrado com o Fort Lauderdale Strikers, dos Estados Unidos, onde ele jogou pela primeira vez contra seu grande companheiro no ex-clube, Beckenbauer, que jogava no New York Cosmos. Depois, jogou mais uma temporada no Smith Brothers Lounge, um time pequeno também dos Estados Unidos, onde encerrou sua carreira. Lidar com o fim dela, entretanto, foi um problema. Müller, que estava acostumado com os holofotes, não aceitava voltar ao anonimato e caiu no alcoolismo, separando-se da esposa. Felizmente, seus ex-companheiros de Bayern de Munique o ajudaram a passar por essa fase e hoje ele é técnico das divisões de base do Bayern, além de ter sido o embaixador de Munique para a Copa de 2006.

Nome: Gerhard `Gerd` Müller
Data de nascimento: 03/11/1945
Local: Nördlingen, Alemanha

Carreira:

Em clubes:
365 gols em 427 jogos no campeonato alemão (recorde)
1955 a 1964: TSV Nördlingen 
1964 a 1979: Bayern München 
1979 a 1981: Fort Lauderdale Strikers 
1981 e 1982: Smith Brothers Lounge

Na seleção:
68 gols em 62 jogos (10 na Copa de 70 (artilheiro); 4 na Copa de 74 - o segundo maior artilheiro da história das Copas)

Títulos:
Campeão Mundial em 1974
Campeão da Eurocopa em 72
Tetracampeão alemão (1969, 1972, 1973 e 1974)
Tricampeão da Copa Européia de Clubes (1974, 1975 e 1976)

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Irã de técnico novo - de novo

Da Trivela.

Afshin Qotbi foi anunciado nesta quarta-feira como novo técnico da seleção iraniana, tornando-se o terceiro comandante da equipe nacional em um mês. Mohammad Mayelikohan, que havia sido contratado para o lugar de Ali Daei, pediu demissão após somente duas semanas por causa de declarações polêmicas sobre a torcida do Esteghlal, um dos clubes do país.

Qotbi, que levou o Persepolis ao título nacional no ano passado, mudou-se aos 13 anos para os Estados Unidos e, após se formar na Universidade da Califórnia, passou a trabalhar como técnico de equipes de base. Ele passou pela comissão técnica da seleção norte-americana, antes de uma longa passagem como auxiliar na seleção da Coreia do Sul, com os técnicos Guus Hiddink, Dick Advocaat e Pim Verbeek.

Nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, o Irã vem de derrota para a Arábia Saudita e ocupa apenas o quarto lugar no grupo B, com 6 pontos em cinco jogos. Apenas os dois primeiros se classificam diretamente, e o terceiro vai para uma repescagem. O Team Melli ainda joga fora de casa contra Coreia do Sul e Coreia do Norte, e em casa contra os Emirados Árabes.

O Irã disputou os Mundiais de 1978, 1998 e 2006.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Review das Eliminatórias - Europa

Concluímos agora o review dos jogos de março e abril pelas Eliminatórias. Como são nove grupos na Europa, vamos aos números para não tornar este post mais enorme do que já deve ser.

Grupo 1

Resultados
Malta 0x3 Dinamarca / Albânia 0x1 Hungria / Portugal 0x0 Suécia
Hungria 3x0 Malta / Dinamarca x Albânia

Classificação
1. Dinamarca...13 (5J)
2. Hungria.....13 (6)
3. Portugal.....6 (5)
4. Suécia.......6 (4)
5. Albânia......6 (7)
6. Malta........1 (7)

Próximos jogos
06/06 - Suécia x Dinamarca / Albânia x Portugal
10/06 - Suécia x Malta

Portugal continua dando mostras das dificuldades que enfrenta na era pós-Felipão: mais um empate sem gols com a Suécia (o terceiro no total) e os lusos já estão a sete pontos da Dinamarca, que tem o mesmo número de jogos. Para piorar, o confronto direto já aconteceu em Lisboa, e os dinamarqueses venceram por 3 a 2. Se serve de consolo, os escandinavos ainda enfrentam duas vezes os vizinhos suecos - que nos pontos perdidos estão à frente dos portugueses, já que possuem um jogo a menos - e nos confrontos diretos a diferença pode diminuir. Os jogos-chave serão contra a surpreendente Hungria, que também tem 13 pontos, mas já jogou duas vezes contra Albânia e Malta. O momento de provar seu valor será agora, contra os times mais fortes. A Dinamarca é favorita, mas o grupo ainda está aberto.

Grupo 2

Resultados

Luxemburgo 0x4 Letônia / Moldávia 0x2 Suíça / Israel 1x1 Grécia
Letônia 2x0 Luxemburgo / Suíça 2x0 Moldávia / Grécia 2x1 Israel

Classificação
1. Grécia......13 (6J)
2. Suíça.......13 (6)
3. Letônia.....10 (6)
4. Israel.......9 (6)
5. Luxemburgo...4 (6)
6. Moldávia.....1 (6)

Próximos jogos
05/09 - Israel x Letônia / Moldávia x Luxemburgo / Suíça x Grécia
09/09 - Moldávia x Grécia / Letônia x Suíça / Israel x Luxemburgo

Por pouco não foi uma rodada perfeita para a Suíça: duas vitórias frente a Moldávia e um empate entre gregos e israelenses, mas no segundo jogou a Grécia venceu. Ao menos, a derrota para Luxemburgo já é passado e na próxima rodada o confronto direto que vale a primeira colocação acontece na Basiléia - que não será um território nada neutro. Caso tropece novamente, a Suíça terá que torcer para a Moldávia ultrapassar Luxemburgo na classificação, já que os resultados contra o lanterna são descartados na definição dos segundos colocados que disputam a repescagem. Israel já parece fora da mesa e até a Letônia, com duas vitórias sobre Luxemburgo, entrou no páreo.

Grupo 3

Resultados
Irlanda do Norte 3x2 Polônia / Eslovênia 0x0 Rep. Tcheca
Irlanda do Norte 1x0 Eslovênia / Polônia 10x0 San Marino / Rep. Tcheca 1x2 Eslováquia

Classificação
1. Irlanda do Norte...13 (7J)
2. Eslováquia.........12 (5)
3. Polônia............10 (6)
4. Rep. Tcheca.........8 (6)
5. Eslovênia...........8 (6)
6. San Marino..........0 (6)

Próximos jogos
06/06 - Eslováquia x San Marino
12/08 - Eslovênia x San Marino

Na chave que promete mais emoções até o final, a Irlanda do Norte conseguiu duas vitórias importantes e segue na ponta, mas tem apenas mais três jogos a realizar, contra cinco da Eslováquia, com um ponto a menos e favorita à vaga, pelo menos no retrospecto. A vitória fora de casa contra a República Tcheca mostrou a força do time de Skrtel, zagueiro do Liverpool, e Sestak, um dos artilheiros do continente. Mostrou, também, que dificilmente os vizinhos e ex-compatriotas tchecos estarão na África do Sul, após um empate com a vice-lanterna Eslovênia. Já a Polônia segue irregular: perdeu para a Irlanda do Norte mas aplicou a maior goleada das Eliminatórias européias até aqui, com os 10 a 0 sobre San Marino. Mas como o principado será o laterna, de pouco valeram os quatro gols de Smolarek se os poloneses ficarem em segundo.

Grupo 4

Resultados

País de Gales 0x2 Finlândia / Rússia 2x0 Azerbaijão / Alemanha 4x0 Liechtenstein
Liechtenstein 0x1 Rússia / País de Gales 0x2 Alemanha

Classificação
1. Alemanha.......16 (6J)
2. Rússia.........12 (5)
3. Finlândia.......7 (4)
4. País de Gales...6 (6)
5. Azerbaijão......1 (4)
6. Liechtenstein...1 (5)

Próximos jogos
06/06 - Finlândia x Liechtenstein / Azerbaijão x País de Gales
10/06 - Finlândia x Rússia

A Polônia marcou dez em um jogo só e chegou a 18, mas está empatada com a Alemanha como melhor ataque do continente. Com um gol de Ballack em cada jogo, os alemães conquistaram duas vitórias tranquilas e seguem bem à frente da Rússia de Guus Hiddink, que também venceu as duas e agora tem uma difícil partida fora de casa contra a Finlândia, única que pode ameaçar a dupla. Se os favoritos continuarem nesta toada, o jogo decisivo deverá ser na penúltima rodada, quando a Rússia recebe a Alemanha e, em caso de vitória, pode se classificar e mandar os tricampeões para a repescagem. Entretanto, as duas seleções deverão estar na Copa.

Grupo 5

Resultados

Armênia 2x2 Estônia / Bélgica 2x4 Bósnia / Espanha 1x0 Turquia
Estônia 1x0 Armênia / Bósnia 2x1 Bélgica / Turquia 1x2 Espanha

Classificação
1. Espanha...18 (6J)
2. Bósnia....12 (6)
3. Turquia....8 (6)
4. Bélgica....7 (6)
5. Estônia....5 (6)
6. Armênia....1 (6)

Próximos jogos
05/09 - Turquia x Estônia / Espanha x Bélgica / Armênia x Bósnia
09/09 - Espanha x Estônia / Bósnia x Turquia / Armênia x Bélgica

Abram alas para a melhor seleção do mundo. A Espanha demonstrou novamente sua força ao bater a Turquia por duas vezes e manter os 100% de aproveitamento. A vitória em Istambul foi a mais impressionante, por ter saído no final do jogo e ter sido de virada. Muito pode-se dizer que os adversários são fracos e que na Copa a Fúria se acalma, mas o primeiro teste verdadeiro virá na Copa das Confederações. Enquanto isso, a Bósnia faz campanha incrível ao derrotar a Bélgica duas vezes - com um sonoro 4 a 2 em Genk. Edin Dzeko, do Wolfsburg, marcou três vezes nos dois encontros e lidera a artilharia europeia com sete gols (o time é também um dos com melhor ataque, com 18 marcados). É um time com jogadores interessantes que pode dar trabalho na repescagem - e as chances de chegar lá são grandes, pois fazem o confronto direto com a Turquia em casa.

Grupo 6

Resultados
Inglaterra 2x1 Ucrânia / Casaquistão 1x5 Belarus / Andorra 0x2 Croácia

Classificação
1. Inglaterra...15 (5J)
2. Croácia......10 (5)
3. Ucrânia.......7 (4)
4. Belarus.......6 (4)
5. Casaquistão...3 (5)
6. Andorra.......0 (5)

Próximos jogos
06/06 - Belarus x Andorra / Croácia x Ucrânia / Casaquistão x Inglaterra
10/06 - Ucrânia x Casaquistão / Inglaterra x Andorra

Outra seleção que faz campanha irretocável é a Inglaterra. Comandada por Gerrard e Lampard, venceu a Ucrânia por 2 a 1 com alguma dificuldade, devido à incrível série de contusões de seus atacantes que aconteceu na goleada por 4 a 0 sobre a Eslováquia num amistoso dias antes da partida. A vitória, aliás, mostra a força do English Team, sobre uma das seleções mais emergentes do continente. A Croácia também segue firme, e joga em casa contra a Ucrânia, na próxima rodada, para assegura de vez a vaga na repescagem.

Grupo 7

Resultados
Romênia 2x3 Sérvia / Lituânia 0x1 França
Áustria 2x1 Romênia / França 1x0 Lituânia

Classificação
1. Sérvia.......12 (5J)
2. França.......10 (5)
3. Lituânia......9 (6)
4. Áustria.......7 (5)
5. Romênia.......4 (5)
6. Ilhas Faroe...1 (4)

Próximos jogos
06/06 - Lituânia x Romênia / Sérvia x Áustria
10/06 - Ilhas Faroe x Sérvia

Duas vezes Ribery, e duas vezes no final do jogo. A França suou, novamente não jogou bem, mas se recuperou dentro do Grupo 7 e agora já aparece com condições maiores de brigar pela vaga. A Lituânia mostrou que tem um time encardido e vendeu caro as duas derrotas, mas deve ficar pelo caminho. O grande empecilho para a classificação direta dos Bleus é a Sérvia, que venceu a Romênia fora de casa por 3 a 2 e segue firme na liderança. O duelo decisivo entre as duas equipes acontece apenas em setembro, em Belgrado. Com a derrota, a Romênia deu adeus às chances de classificação, já que foi derrotada novamente, três dias depois, pela Áustria, que estreou o técnico Didi Constantini. O jovem prodígio Erwin Hoffer, do Rapid Viena, marcou os dois gols. A Áustria ainda sonha, mas precisaria vencer todos os seus jogos - incluindo fora de casa contra sérvios e franceses.

Grupo 8

Resultados
Irlanda 1x1 Bulgária / Chipre 2x1 Geórgia / Montenegro 0x2 Itália
Bulgária 2x0 Chipre / Itália 1x1 Irlanda / Geórgia 0x0 Montenegro

Classificação
1. Itália......14 (6J)
2. Irlanda.....12 (6)
3. Bulgária.....7 (5)
4. Chipre.......4 (5)
5. Montenegro...3 (5)
6. Geórgia......3 (7)

Próximos jogos
06/06 - Bulgária x Irlanda / Chipre x Montenegro

A Itália segue com as campanhas de sempre nas Eliminatórias: sólidas, mas sem nenhum brilho. Uma vitória burocrática sobre Montenegro e um empate em casa com a Irlanda - conquistado no final do jogo pelo veterano Robbie Keane mantém tudo como está: a Azzurra tranquila na primeira posição e os irlandeses firmes na segunda. A Bulgária é a única que pode ameaçar a vice-liderança irlandesa, pois tem um jogo a menos e recebe os rivais diretos na próxima rodada. Mas como o time de Stanimir Stoilov empatou os primeiros quatro jogos e só venceu a primeira agora, contra o Chipre, é difícil imaginar que uma reviravolta aconteça.

Grupo 9

Resultados
Holanda 3x0 Escócia
Escócia 2x1 Islândia / Holanda 4x0 Macedônia

Classificação
1. Holanda....15 (5J)
2. Escócia.....7 (5)
3. Islândia....4 (5)
4. Macedônia...3 (4)
5. Noruega.....2 (3)

Próximos jogos
06/06 - Macedônia x Noruega / Islândia x Holanda
10/06 - Macedônia x Islândia / Holanda x Noruega

O grupo 9 é, talvez, o mais póximo de um desfecho - até mais que a chave da Espanha. Também com 100% de aproveitamento, a Holanda entra duas vezes em campo no mês de junho e pode ser o primeiro europeu a carimbar o passaporte - basta vencer um dos próximos dois encontros. O time de Bert van Marwijk tem a melhor defesa do continente (sofreu apenas um gol, na estreia) e deve assistir de camarote a briga pelo segundo lugar. A Escócia tem sete pontos, mas a Noruega conta com dois jogos a menos - no confronto direto, a partida acontece em gramados noruegueses.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Review das Eliminatórias - Ásia

Foram duas rodadas que definiram muita coisa nas Eliminatórias asiáticas - mas ainda há muito o que se definir. Enquanto já tem gente com um pé e meio na África do Sul, tem favorito que está praticamente fora até da repescagem. As últimas rodadas do continente acontecem em junho, portanto não demorará muito para sabermos quem carimba o passaporte. Vejamos como foram as duas últimas rodadas:

Grupo 1

Resultados

28/03 - Usbequistão 4x0 Catar / Japão 1x0 Bahrein
01/04 - Austrália 2x0 Usbequistão / Bahrein 1x0 Catar

Classificação

1. Austrália....13
2. Japão........11
3. Bahrein.......7
4. Usbequistão...4
5. Catar.........4

Próximos jogos

06/06 - Catar x Austrália / Usbequistão x Japão
10/06 - Japão x Catar / Austrália x Bahrein
17/06 - Bahrein x Usbequistão / Austrália x Japão

O gol de Fouzi Aaish, do Bahrein, foi muito lamentado pelos australianos. Não porque significou uma vitória dos barenitas sobre os Socceroos, mas porque este gol impediu os Aussies de comemorarem antes de todo mundo a classificação para a Copa. Com a tranquila vitória ante o Usbequistão em casa, falta apenas um ponto para o time de Pim Verbeek garantir a vaga - que virá eventualmente, assim como a do Japão, que soma 11 pontos e também irá se classificar sem maiores problemas. A briga aqui é mesmo pelo lugar na repescagem, e todos estão na disputa. Na verdade, o duelo Bahrein x Usbequistão na última rodada deve definir tudo, já que os catares enfrentam justamente as equipes mais fortes da chave. É difícil apostar num prognóstico, mas pelos resultados recentes, os barenitas são ligeiros favoritos ao terceiro lugar.

Grupo 2

Resultados

28/03 - Coréia do Norte 2x0 EAU / Irã 1x2 Arábia Saudita
01/04 - Coréia do Sul 1x0 Coréia do Norte / Arábia Saudita 3x2 EAU

Classificação

1. Coréia do Sul.....11
2. Coréia do Norte...10
3. Arábia Saudita....10
4. Irã................6
5. EAU................1

Próximos jogos

06/06 - Coréia do Norte x Irã / EAU x Coréia do Sul
10/06 - Irã x EAU / Coréia do Sul x Arábia Saudita
17/06 - Coréia do Sul x Irã / Arábia Saudita x Coréia do Norte

Neste grupo o bicho pega. O Irã chegou à rodada tranquilo, enquanto a Arábia Saudita enfrentava problemas e estreava técnico novo. Shojaei colocou os iranianos na frente, mas gols de Hazazi e Al Harbi nos minutos finais deram a vitória aos sauditas - e custaram o emprego de Ali Daei como técnico (Mohammad Mayelikohan, técnico da seleção de 1995 a 97, foi o substituto escolhido). Para piorar, em um jogo incrível a Arábia saiu na frente, levou uma improvável virada dos Emirados Árabes Unidos, contando com um golaço de Ismaeil Matar do meio da rua, encobrindo o goleiro Waleed Ali. Mas os donos da casa buscaram outra virada e agora dividem a segunda posição com a Coréia do Norte, que perdeu o clássico contra os rivais do sul - o gol de Chi Woo Kim foi o único dos quatro confrontos entre as duas equipes nestas Eliminatórias.

Agora, o Irã precisa vencer seus três jogos para ainda ter chances. A vantagem é que recebe o lanterna EAU em casa - mas os iranianos foram os únicos que, até agora, perderam pontos para os emirenses. Se por um lado fica o consolo de que os adversários diretos pelas vagas jogam entre si, e portanto algum deles irá perder pontos, o Irã joga dois confrontos-chave fora de casa, nas duas Coréias. É vencer ao menos um deles para continuar sonhando. Mas como a Coréia do Sul deve garantir a vaga já na próxima rodada, quando visita os EAU, é provável que a grande partida fique reservada para a última rodada, quando Arábia Saudita e Coréia do Norte se enfrentam.

De qualquer forma, o terceiro lugar deste grupo entra como favorito disparado na repescagem diante de, provavelmente, Bahrein. Da mesma forma, terá ótimas chances de vencer a seleção neozelandesa na repescagem mundial. Ou seja: deveremos ter as duas Coréias em campo na Copa de 2010.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Review das Eliminatórias - Concacaf

As Eliminatórias da Concacaf não são apenas uma formalidade para Estados Unidos e México, como provaram os jogos da última semana na região. Ainda que haja muita bola para rolar, o panorama se mostra mais desafiador para os favoritos de sempre. Vamos aos resultados:

2ª rodada
México 2x0 Costa Rica / El Salvador 2x2 EUA / Trinidad & Tobago 1x1 Honduras

3ª rodada
Honduras 3x1 México / EUA 3x0 Trinidad & Tobago / Costa Rica 1x0 El Salvador

Classificação

1. EUA.................7
2. Costa Rica..........6
3. Honduras............4
4. México..............3
5. El Salvador.........2
6. Trinidad & Tobago...2

Próximos jogos

03/06 - Costa Rica x EUA
06/06 - Trinidad & Tobago x Costa Rica / EUA x Honduras / El Salvador x México
10/06 - México x Trinidad & Tobago / Honduras x El Salvador

Por muito pouco El Salvador não consegue um resultado histórico diante dos Estados Unidos. Após os jogadores se recusarem a treinar devido ao atraso no pagamento da premiação, a federação local providenciou o dinheiro e o time entrou em campo muito motivado, abrindo 2 a 0. Mas, nos dez minutos finais, pesou a experiência e a pressão yankee deu resultado, empatando o jogo em 2 a 2. Em uma partida muito disputada, o xico conseguiu os primeiros pontos ao derrotar a Costa Rica em casa, e em Port of Spain por pouco Honduras não sai com uma grande vitória. Carlos Pavon abriu o placar aos cinco do segundo tempo, e Kaleem Hyland só empatou para os Soca Warriors a dois minutos do fim.

No meio de semana, Jozy Altidore mostrou ser atualmente o grande nome da seleção estadunidense, anotando um hat-trick em Nashville, contra Trinidad & Tobago. O atacante de 19 anos fez todos esquecerem de Freddy Adu, relegado ao banco no Monaco. Altidore já aparece entre os principais artilheiros do continente, com cinco gols marcados. A Costa Rica encontrou alguma dificuldade no primeiro tempo, mas com um gol do veterano Walter Centeno, quebrou a retranca salvadorenha para garantir mais três pontos.

Finalmente, o jogo que custou a Sven-Goran Eriksson seu cargo no comando da seleção foi um verdadeiro banho de bola hondurenho - que já havia vencido a El Tri com estilo na fase anterior, na mesma San Pedro Sula, por 1 a 0. Com dois gols de Carlos Costly, do Birmingham, e Carlos Pavon, do Necaxa, os Catrachos impuseram uma humilhante derrota por 3 a 1, deixando os mexicanos em quarto lugar, numa impensável posição de repescagem, caso as Eliminatórias terminassem hoje. Com isso, Eriksson foi demitido e em seu lugar assume Javier Aguirre, que estava parado desde que saiu do Atlético de Madrid em fevereiro. Aguirre foi o técnico mexicano na Copa de 2002, quando a equipe foi eliminada nas oitavas-de-final pelos Estados Unidos.

Nas próximas rodadas, chega ao fim o primeiro turno. Aguirre estreará oficialmente contra os dois lanternas da chave, mas como os EUA já vivenciaram, o jogo em El Salvador pode ser perigoso. Na briga pelo primeiro lugar, Costa Rica e Estados Unidos se enfrentam no dia 3, antecipando o jogo da 5ª rodada em virtude da viagem estadunidense para a Copa das Confederações.

sábado, 4 de abril de 2009

Review - Eliminatórias sulamericanas

Mais duas rodadas eletrizantes movimentaram o futebol sulamericano nesta semana. Provando ser um continente bastante equilibrado, ninguém conseguiu duas vitórias, e apenas o Peru, verdadeiro saco de pancadas, perdeu as duas. Hora de ver a quantas anda a caminhada rumo à Copa na Conmebol.

Resultados

11ª rodada

28/03 - Argentina 4x0 Venezuela / Colômbia 2x0 Bolívia / Uruguai 2x0 Paraguai
29/03 - Equador 1x1 Brasil / Peru 1x3 Chile

12ª rodada

31/03 - Venezuela 2x0 Colômbia
01/04 - Equador 1x1 Paraguai / Bolívia 6x1 Argentina / Brasil 3x0 Peru / Chile 0x0 Uruguai


Classificação

1º Paraguai....24
2º Brasil......21
3º Chile.......20
4º Argentina...19
5º Uruguai.....17
6º Colômbia....14
7º Equador.....14
8º Venezuela...13
9º Bolívia.....12
10ºPeru........07

Próximos jogos

13ª rodada - 06 e 07/06

Argentina x Colômbia / Bolívia x Venezuela / Paraguai x Chile / Peru x Equador / Uruguai x Brasil

14ª rodada - 09 e 10/06

Colômbia x Peru / Chile x Bolívia / Venezuela x Uruguai / Equador x Argentina / Brasil x Paraguai


O Brasil mostrou mais uma vez ser um time instável, que sofre por ter de jogar no contra-ataque, como quer seu treinador, sem saber fazê-lo. Massacrado em Quito, teve muita sorte no gol de Júlio Baptista e com Júlio César no gol, evitando o que poderia ter sido uma goleada histórica e ainda cravando um ponto. Em Porto Alegre, a certeza de que nomes como Luís Fabiano e Elano só não estarão em campo na estreia do país na Copa do Mundo se estiverem machucados, ou se Dunga não estiver mais no banco. Quem também se firmou foi Felipe Melo, que com o gol pode ter conquistado a vaga de titular. Com dois jogos dificílimos pela frente, o Brasil segue na segunda colocação, mas continua sem agradar.

Quem não agradou mesmo foi a seleção argentina, que jogou para o gasto ante a Venezuela e goleou por 4 a 0, mas sucumbiu ante a Bolívia em La Paz. Botero foi o grande destaque, com três gols, e lidera a artilharia das Eliminatórias. Por mais que a altitude tenha prejudicado a equipe de Maradona (o Paraguai também foi goleado lá, por 4 a 2), vale lembrar que times mais fracos como Venezuela e Peru não perderam desta maneira - foi, de fato, a maior goleada da história da seleção boliviana. Em quarto lugar, a Argentina está certa de que tem um craque - Lionel Messi -, mas ainda não tem um time.

O Paraguai se mantém na liderança, mas agora sem tanta folga. Os dois jogos fora de casa eram difíceis, e a derrota para o Uruguai e o empate arrancado no último minuto no Equador deram uma esfriada nos ânimos dos tricolores, mas a campanha de classificação parece continuar no trilho certo. Da mesma forma, o Chile mostrou mais uma vez sua força ofensiva em uma partida muito violenta em Lima, batendo o fraco time peruano por 3 a 1. O empate em casa com o Uruguai não pode ser considerado um mau resultado, pois manteve a Roja na terceira colocação e, considerando as loucuras que Bielsa fez durante o jogo, mudando completamente o esquema, ficou de bom tamanho. O Uruguai, por sua vez, se consolida na quinta colocação.

Fica claro, após esta rodada, que as cinco equipes da metade de cima da tabela estão em um nível consideravelmente superior às demais. Em outros tempos, o Equador teria vencido os dois jogos, e agora a distância para a zona de classificação é de cinco pontos - e três para a repescagem. A Colômbia não parece ter forças para lutar muito além, apesar dos esforços de um elenco renovado, e Venezuela, Bolívia e Peru apenas farão número, podendo no máximo atrapalhar os concorrentes.