segunda-feira, 11 de maio de 2009

Craques das Copas - Johan Cruyff



Poucos jogadores têm a honra de serem comparados com Pelé, Maradona e Beckenbauer. Apesar de nunca ter conquistado a Copa do Mundo, este holandês é um desses jogadores, tendo conquistado fama mundial com seu futebol. O nome dele? Johan Cruyff.

Johannes Hendrikus Cruyff nasceu em Amsterdã e, com 12 anos, após a morte de seu pai, decidiu que seria jogador de futebol para ajudar a sua família. Conseguiu um lugar nas categorias de base do Ajax, onde sua mãe trabalhava, ainda quando tinha apenas 7 anos e, aos 13, abandonou os estudos para dedicar-se somente ao futebol. Já mais velho, foi observado pelo técnico Rinus Michels, que gostou de sua técnica e desenvolveu um trabalho de aprimoramento físico, uma vez que Cruyff era muito franzino. Logo ele ascendeu ao time principal e, aos 19 anos, conquistou seu primeiro título holandês.

Logo chamou a atenção internacionalmente por seu futebol elegante e extremamente técnico, com qualidade tanto para desarmar jogadas como para servir os companheiros e concluir para o gol. Além disso, possuía uma personalidade forte apesar do pouco estudo e nunca escondia o que pensava a respeito dos acontecimentos dentro e fora do mundo da bola. Acusado de arrogante, chegou a ser afastado do time a pedido dos seus companheiros. A verdade é que ele era uma pessoa muito inteligente, e os outros sabiam disso.

Por ser um dos maiores jogadores de todos os tempos, sua carreira na seleção foi relativamente curta: estreou em 66 e jogou apenas 48 partidas e uma Copa do Mundo. Não conseguiu levar a seleção holandesa para Copa de 70, mas foi o grande jogador do Mundial de 74 - quando marcou três gols - e decidiu não disputar a Copa da Argentina por não concordar com o regime militar existente no país.

Em 73, após conquistar seis campeonatos holandeses e três campeonatos europeus, transferiu-se para o Barcelona, onde jogou por seis anos. Após anunciar o fim de sua carreira aos 31 anos, voltou ao futebol um ano depois para jogar nos Estados Unidos por mais dois. Voltou à Espanha para defender o modesto Levante da segunda divisão e, oito anos após sua saída, voltou ao clube que o consagrou. Demonstrando o mesmo futebol de anos antes, venceu mais uma vez o campeonato holandês com o Ajax e encerrou sua vitoriosa carreira aos 36 anos no Feyenoord, onde conquistou seu nono título da Liga.

Um ano depois, já começou sua também vitoriosa carreira de treinador no Ajax, vencendo duas Copas da Holanda. Repetindo o trajeto que fez quando jogador, foi para o Barcelona em 1988, onde foi tetracampeão espanhol e campeão europeu após contratar vários holandeses como Gullit e Van Basten para o time. Em 96, deixou o clube prometendo nunca mais ser treinador, pois o stress e o cigarro já haviam obrigado-o a submeter-se uma cirurgia no coração. Apesar de ter se distanciado dos gramados, ele é e continuará sendo reverenciado por sua habilidade dentro e fora deles.

Nome: Johannes Hendrikus Cruyff
Data de nascimento: 25/04/1947
Local: Amsterdam, Holanda

Carreira:

Em clubes:
1964 a 1973: Ajax
1973 a 1978: Barcelona
1979: Los Angeles Aztecs
1980 e 1981: Washington Diplomats
1981: Levante
1981 a 1983: Ajax
1983 e 1984: Feyenoord Rotterdam

Na seleção:
33 gols em 48 jogos (33 como capitão)

Títulos:

Como jogador:
9 campeonatos holandeses
6 Copas da Holanda
3 Copas Européias

Como técnico:
4 campeonatos espanhóis
1 Copa Européia
1 Copa da Espanha
2 Copas da Holanda

Nenhum comentário: