segunda-feira, 18 de maio de 2009

Inglaterra oficializa candidatura para Copa de 2018

A Football Association lançou oficialmente nesta segunda, em Wembley, a candidatura à sede da Copa de 2018. Os ingleses, favoritos disparados para receberem o Mundial, apostam na infra-estrutura já existente, nos modernos estádios construídos nos últimos anos e no patamar atual do futebol inglês, com os melhores clubes do mundo.

O popstar e jogador nas horas vagas David Beckham foi escolhido, numa decisão bastante óbvia, como garoto-propaganda da candidatura inglesa para receber a segunda Copa de sua história. O discurso é de uma campanha "transparente" para conquistar os membros do Comitê da FIFA, após os incidentes que culminaram com a derrota para a Alemanha na disputa pela Copa de 2006 - falhas e falta de informações claras e precisas no dossiê final da candidatura, além de uma boa dose de arrogância nos comentários e atitudes perante os rivais, com a certeza de que a Copa seria deles.

Sob o slogan "England united, the world invited" (algo como "Inglaterra reunida e o mundo como convidado"), os ingleses usam o mesmo mote da Euro 96: com a Copa lá, o futebol estaria de volta à sua casa, onde foi criado.

Quinze cidades candidatas e dezesseis estádios (dois em Londres) estão presentes no registro da candidatura. Com as cidades de Birmingham, Manchester, Liverpool, Newcastle e Sunderland quase certas como prováveis sedes, restariam três vagas abertas (cinco, no improvável caso de doze, e não dez estádios) para as seguintes cidades: Bristol, Derby, Hull, Leeds, Leicester, Milton Keynes, Nottingham, Portsmouth e Sheffield.

Os concorrentes da Inglaterra são Austrália, Bélgica e Holanda, Indonésia, Japão, México, Portugal e Espanha, Rússia e Estados Unidos.

2 comentários:

Filipe Lima disse...

Com os estádios que a Inglaterra tem, difícil imaginar que a Copa não vá para lá.

Considero a candidatura Portugal/Espanha muito interessante, também.

Uma Copa na Oceania (na Austrália, no caso) também seria legal.

BrauneFogo disse...

Eu acho o contrário. os estádios ingleses são muito peuqnos, apesar de serem muito modernos. Estou torçendo para que a copa de 2018 seja na Austrália. É o único continente que não ocorreu copas do mundo. A Oceania.