sexta-feira, 29 de maio de 2009

Façam suas apostas


É neste domingo que a Fifa anuncia as doze cidades-sede da Copa de 2014 no Brasil. Por mais que o termo "critérios técnicos" seja repetido à exaustão para assegurar que não houve influência política na escolha, é sabido que o exagero na desculpa torna o ladrão mais culpado.

Por isso, vale um exercício de futurologia para o anúncio que é o segundo mais importante depois do país sede em si. Vale lembrar que a Fifa adiou a data por duas vezes e cedeu à pressão da CBF, que queria 12 cidades, enquanto a entidade pedia 10. Prova da força política.

Eis as doze cidades que acredito que devam levar:

Rio de Janeiro
São Paulo
Belo Horizonte
Porto Alegre
Curitiba
Brasília
Cuiabá
Manaus
Fortaleza
Salvador
Recife
Natal

Parece bem claro que, das dezessete concorrentes, nove já estavam garantidas. A briga final ficaria para a sede pantaneira (Campo Grande / Cuiabá), mas a vontade política do Mato Grosso deve ser maior, em detrimento da infra-estrutura um pouco melhor da capital sul-matogrossense.

Da mesma forma, o impacto da candidatura manauara, a que promete gastar mais em um novo Vivaldão, bate Belém e a remodelação do Mangueirão pelo direito da sede amazônica, exigência da Fifa.

A última vaga fica aberta entre quatro cidades. A grande surpresa - e capital importante fora da Copa, como tem sido noticiado nos últimos dias - deverá ser Goiânia, que no plano inicial era quase certa. Perdeu espaço pela proximidade a Brasília. Rio Branco tinha a candidatura mais modesta, e concorria pela vaga amazônica. Na briga entre Natal e Florianópolis, vence a menor distância entre o Brasil e a Europa e o equilíbrio das sedes - seis para o Norte/Nordeste, seis para o Sul/Sudeste e Centro-Oeste. Por mais que a capital catarinense possua até melhor infra-estrutura hoteleira que as vizinhas, três estádios apenas na região sul seria algo muito dífícil.

E você, em quem aposta para as sedes da Copa?

Nenhum comentário: