quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Bahrein surpreende e elimina Arábia Saudita


O Bahrein mostrou que é uma das seleções emergentes do continente asiático ao arrancar um empate dramático nesta quarta, em Riad, e classificar-se como quinto colocado da AFC para a repescagem contra a Nova Zelândia, campeã da Oceania.

Após um empate sem gols em Manama, os sauditas eram grandes favoritos à classificação por decidirem em casa. Entretanto, valeu a garra dos barenitas que ficaram atrás do placar duas vezes e buscaram o empate. O jogo seguia empatado até que Hamad Al Montashari, astro saudita, marcou o que seria o gol da classificação aos 46 minutos do segundo tempo.

Seria. Num dos momentos mais impressionantes da história das Eliminatórias, o Bahrein marcou o gol da classificação aos 49 minutos, numa cabeçada de Ismael Latiff após cobrança de escanteio de Salman Isa. Uma verdadeira lição de que não se deve desistir nunca.

O triunfo coloca o Bahrein, uma pequena ilha no Golfo Pérsico, como uma das seleções mais fortes da Ásia, apesar de ter um campeonato nacional fraco e de não ter investido tanto no futebol como seus vizinhos Catar e Emirados Árabes Unidos, que têm recorrido até à naturalização de jogadores. Nas eliminatórias para 2006, o Bahrein também chegou à repescagem mundial, após bater o Usbequistão, mas caiu diante de Trinidad & Tobago.

Por outro lado, a eliminação dos tetracampeões asiáticos não chega a surpreender, já que a seleção tropeçou bastante nas duas fases das Eliminatórias que disputou, ficando atrás da Coreia do Norte no Grupo 2 apenas pelo saldo de gols (2 contra 0). Três técnicos passaram pelo comando durante a campanha, um deles o brasileiro Hélio dos Anjos.

A definição da vaga será em dois jogos, em 10 de outubro e 14 de novembro. A FIFA irá realizar um sorteio para decidir a ordem das partidas. Enquanto o Bahrein jamais disputou uma Copa, a Nova Zelândia participou do Mundial da Espanha, em 1982. Caiu no grupo do Brasil e perdeu os três jogos (5 a 2 para a Escócia, 3 a 0 para a União Soviética e 4 a 0 para o Brasil).

2 comentários:

Luiz Paulo Knop disse...

O Bahrein já vinha batendo na trave a 2 eliminatórias, chegou a hora! A ida da Austrália para a AFC só atrasou essa classificação, que poderia já ter saído.
Não creio que Nova Zelandia possa fazer frente... 1 vitória em casa por 2x0 e um empate fora em 1x1, é meu palpite.

http://esporteresenha.blogspot.com

Anônimo disse...

Falou tudo Luiz Paulo!

Parabéns pelo blog


Parceria?
http://saopauloblognews.blogspot.com/