segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Gana é o primeiro país africano a se classificar para a Copa

A seleção de Gana carimbou seu passaporte para a África do Sul após a rodada deste final de semana, transformando-se na primeira equipe do continente a garantir a vaga. Vejamos como foi a quarta rodada, em que favoritismos foram confirmados e também surpresas aconteceram:

Grupo A

4ª rodada - Togo 1x1 Marrocos / Gabão 0x2 Camarões

Classificação
1. Gabão......6
2. Togo.......5
3. Camarões...4
4. Marrocos...3

09/09 - Camarões x Gabão

Camarões está de volta na briga e agora com status de favorito: venceu o surpreendente Gabão fora de casa com gols de Samuel Eto'o e Achille Emana e enfrenta novamente os atuais líderes, agora em casa, em partida adiada da terceira rodada. Se vencerem, os Leões Indomáveis assumem a liderança. Por outro lado, caso Gabão devolva o placar, fica muito próximo da vaga inédita. Togo e Marrocos empataram em um jogo dramático: Moustapha Salifou abriu o placar aos quatro minutos, mas o gol de Adel Taarabt aos 47 do segundo tempo calou os torcedores que lotaram o estádio nacional em Lomé. Agora, cada um faz um jogo em casa e outro como visitante, enquanto torce para um empate na quarta, para que a briga continue aberta.

Grupo B

4ª rodada - Nigéria 2x2 Tunísia / Moçambique 1x0 Quênia

Classificação
1. Tunísia......8
2. Nigéria......6
3. Moçambique...4
4. Quênia.......3

5ª rodada - 10/10: Nigéria x Moçambique / Tunísia x Quênia

O gol de Oussama Darragi aos 44 do segundo tempo foi um balde de água fria nas pretensões nigerianas de voltar a uma Copa do Mundo. Com o empate, a Tunísia permanece dois pontos à frente e, agora, as Super Águias têm de torcer por um tropeço das Águias de Cartago: precisam vencer os dois jogos e torcer ao menos por um empate dos rivais. Na próxima rodada, os dois jogam em casa e a tendência é que a decisão fique apenas para a última rodada. Se a Nigéria empatar contra Moçambique, bastará uma vitória para que a Tunísia participe de sua quarta Copa consecutiva.

Grupo C

4ª rodada - Ruanda 0x1 Egito / Argélia 1x0 Zâmbia

Classificação
1. Argélia..10
2. Egito.....7
3. Zâmbia....4
4. Ruanda....1

5ª rodada - 10/10: Zâmbia x Egito / Argélia x Ruanda

Graças a uma vitória sofrida em Kigali, com o gol salvador de Ahmed Hassan marcado apenas aos 22 do segundo tempo, o Egito continua na briga por uma vaga. O problema é que a Argélia venceu a Zâmbia, também pelo placar mínimo, e agora tem um jogo em casa com a lanterna Ruanda, enquanto os egípcios visitam os zambianos. Para continuar sonhando, o Egito não pode perder pontos e precisa de saldo, já que caso os argelinos vençam, será preciso ganhar o confronto direto na última rodada com uma boa margem de gols.

Grupo D

4ª rodada - Gana 2x0 Sudão / Benin 1x1 Mali

Classificação
1. Gana...12
2. Mali....5
3. Benin...4
4. Sudão...1

5ª rodada - 10/10: Mali x Sudão / Benin x Gana

Os gols de Michael Essien e Sulley Muntari fizeram da tranquila vitória sobre o Sudão o jogo da classificação para Gana. Com duas rodadas de antecedência, os Estrelas Negras carimbaram o passaporte e tiveram até aqui uma campanha perfeita, com quatro vitórias e sem sofrer gols. Agora, a briga fica restrita às outras duas vagas para a Copa Africana de Nações do ano que vem.

Grupo E

4ª rodada - Costa do Marfim 5x0 Burkina Faso / Malaui 2x1 Guiné

Classificação
1. Costa do Marfim...12
2. Burkina Faso.......6
3. Guiné..............3
4. Malaui.............3

5ª rodada - 10/10: Guiné x Burkina Faso / Malaui x Costa do Marfim

Costa do Marfim é outra seleção que encaminha muito bem sua segunda participação consecutiva. Os marfinenses têm a melhor campanha até aqui, e agora também o melhor ataque, graças a uma goleada de 5 a 0 sobre a até então surpreentende Burkina Faso, que tem ainda o artilheiro do continente, Moumouni Dagano. A classificação deve acontecer tranquilamente na próxima rodada, com a visita ao frágil time do Malaui.

Nenhum comentário: