terça-feira, 1 de setembro de 2009

Eliminatórias - Setembro - América do Sul


O maior clássico mundial e a possibilidade de dois países carimbarem o passaporte faz desta rodada a mais esperada desde o início das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2010. Confira o que a sorte aguarda para os dez participantes:

Classificação

1º Brasil......27
2º Chile.......26
3º Paraguai....24
4º Argentina...22
5º Equador.....20
6º Uruguai.....18
7º Colômbia....17
8º Venezuela...17
9º Bolívia.....12
10ºPeru........07

Jogos

15ª rodada - 05/09
Colômbia x Equador / Peru x Uruguai / Paraguai x Bolívia / Argentina x Brasil / Chile x Venezuela

16ª rodada - 09/09
Bolívia x Equador / Uruguai x Colômbia / Paraguai x Argentina / Venezuela x Peru / Brasil x Chile

O Brasil tem a sequência de jogos mais difícil até aqui: enfrenta nada mais, nada menos que a Argentina em Rosario, no maior jogo de seleções do planeta, e depois recebe o Chile no estádio Pituaçu. Como são dois confrontos diretos, o time de Dunga pode garantir a vaga mesmo com dois empates, dependendo dos outros resultados. Se vencer em casa, já se garante. A dúvida para o jogo de sábado reside em Elano ou Ramires. O meia do Manchester City, antes titular absoluto, perdeu espaço após as boas atuações do ex-cruzeirense na Copa das Confederações.

Já na Argentina a partida é encarada como decisiva para uma virada do time de Diego Maradona, que ainda não engrenou como técnico. A novidade é o retorno do atacante Martin Palermo, reconvocado após sete anos. Palermo, entretanto, só fará parte do grupo caso alguns jogadores lesionados realmente não tenham condição de jogo. Verón, líder do Estudiantes no título da Libertadores, é um deles.

A quase obrigação em que a Argentina se sente de vencer o Brasil passa também pelo fato de que, na quarta-feira, viaja a Assunção para enfrentar o Paraguai em um jogo duríssimo, que pode até valer a classificação para os tricolores, caso confirmem o favoritismo e vençam a Bolívia também em casa, no sábado. Dependendo dos resultados, os hermanos podem até ser ultrapassados por Equador ou Uruguai, chegando às duas rodadas decisivas precisando vencer para não ir para a repescagem – fato que já aconteceu na Copa de 94.

O Chile, adversário brasileiro na quarta, tem uma grande chance em casa, contra a Venezuela, de praticamente garantir a classificação após duas Copas de ausência. O técnico Marcelo Bielsa terá força máxima para a partida, contando inclusive com Valdivia, que voltou a ser convocado. O meia do Al Ain, entretanto, começa no banco: Matias Fernandez, Aléxis Sanchez, Humberto Suazo e Jean Beausejour serão novamente responsáveis pelo segundo ataque mais positivo das Eliminatórias. Para o jogo contra o Brasil, Bielsa já anunciou que irá abrir mão dos três zagueiros e implantar duas linhas de quatro, sistema que já se provou o mais eficaz na marcação ao time de Dunga.

Finalmente, chegou a hora da verdade para os quatro times que ainda sonham, ao menos, com a vaga na repescagem. E a rodada está cheia de confrontos diretos: a Colômbia, que ainda sofre muito com a inconsistência ofensiva, recebe o Equador e visita o Uruguai. Os equatorianos têm a missão mais difícil, já que joga duas fora de casa e tem desempenho muito fraco longe da sua torcida. O lanterna Peru pode ser o fiel da balança: recebe o Uruguai e visita a Venezuela.

Pelo que os times têm apresentado até aqui, a expectativa é que a quinta vaga fique mesmo entre Equador e Uruguai, que se enfrentam em outubro, na 17ª rodada, em Quito.

Nenhum comentário: