sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Copa 2014: Brasil precisa acelerar os trabalhos, diz Fifa

Do Terra - O Brasil não pode mais esperar para fazer todas as obras visando a Copa do Mundo de 2014, afirmou o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke. Segundo o dirigente, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, a organização brasileira parece aguardar o fim do próximo Mundial, o que na opinião dele é um grande erro.

"O Brasil precisa usar cada minuto, cada momento, para acelerar o trabalho. O tempo está voando. Após a África do Sul, o Brasil terá apenas três anos para a Copa das Confederações e apenas quatro para o Mundial. O trabalho precisa ser acelerado", disse ele. "Hoje, o que o Brasil está fazendo é esperar o fim da Copa de 2010 para começar a trabalhar".

Jerome Valcke também ressaltou que, inevitavelmente, os estádios brasileiros para a Copa precisarão parar de receber jogos enquanto estiverem em obras. "Se queremos fazer reforma em casa, temos de sair, ficar em um hotel e garantir que as obras são feitas de forma correta. O mesmo deve ocorrer para a Copa", disse.

O secretário-geral da Fifa também negou alguma questão pessoal com o São Paulo, em virtude de suas recorrentes críticas ao Morumbi. "Queremos mudanças nos planos, mas não há forma de pensar que São Paulo não receberá jogos da Copa do Mundo", explicou, comparando a situação com a realidade de outros países.

"Se alguém me perguntar quais cidades na Itália deveriam receber jogos da Copa, sabemos que é Roma e Milão. Na França, Paris e Marselha. No Brasil, Rio, São Paulo e Brasília terão de receber jogos. Não há dúvidas", disse.

De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, a Fifa planeja para o Brasil realizar programas para crianças e negocia com o governo o uso de ex-prisioneiros para as obras públicas e de estádios. "A Copa não pode ser apenas um evento esportivo, precisamos ter garantias de que o impacto social será importante", falou Valcke.

Nenhum comentário: