terça-feira, 3 de junho de 2008

Eliminatórias pelo mundo - Ásia

As Eliminatórias asiáticas para a Copa de 2010 são as que encontram-se em estágio mais avançado. Metade da primeira fase já foi disputada, e no final de semana começam as partidas do returno. Apenas dez equipes seguirão sonhando com uma vaga na Copa e na próxima rodada já poderemos ter os primeiros classificados e eliminados. Tem gente grande que pode ficar de fora da parada! Vamos aos resultados:

Grupo 1

A Austrália manteve a liderança ao vencer por 1 a 0 o Iraque, com gol de Harry Kewell. A partida só aconteceu porque na quinta-feira a Fifa retirou a suspensão que havia feito à Federação Iraquiana por ingerência do governo no futebol do país. Na outra partida da chave, a China manteve sua sina de empates ao não sair do zero com o Catar, em Doha. Agora, a Austrália pode garantir vaga na próxima fase se vencer novamente o Iraque e se o Catar derrotar a China em Tianjin.

3ª rodada: Austrália 1x0 Iraque / Catar 0x0 China

4ª rodada: 07/06: Iraque x Austrália / China x Catar

Classificação

Austrália..7
Catar......4
China......3
Iraque.....1


Grupo 2

O Bahrein segue liderando com uma campanha perfeita e deve selar a classificação no final de semana, pois recebe a frágil seleção da Tailândia. Japão e Omã brigam pela outra vaga. Em Yokohama, vitória por 3 a 0 dos nipônicos. No sábado, o confronto é em Muscat e se Omã vencer, a pressão ficará toda em cima do time de Takeshi Okada, que ainda recebe o Bahrein e visita a Tailândia, enquanto que Omã visita os bahrenitas e recebe os tailandeses. Promessa de briga acirrada.

3ª rodada: Japão 3x0 Omã / Tailândia 2x3 Bahrein

4ª rodada: 07/06: Omã x Japão / Bahrein x Tailândia

Classificação

Bahrein....9
Japão......6
Omã.......3
Tailândia..0


Grupo 3

O empate registrado em Seul pode ser considerado uma das grandes surpresas das eliminatórias até agora, se considerado o nível da seleção da Jordânia. Sorte para os sul-coreanos que seus vizinhos apenas empataram fora de casa contra os decepcionantes turcomenos - que eram esperados como terceira força do grupo e candidatos a surpresa. Sorte para os coreanos (acima e abaixo da fronteira) que os outros dois concorrentes não parecem à altura, ou a tarefa poderia ser mais difícil.

3ª rodada: Coréia do Sul 2x2 Jordânia / Turcomenistão 0x0 Coréia do Norte

4ª rodada: 07/06: Jordânia x Coréia do Sul / Coréia do Norte x Turcomenistão

Classificação

Coréia do Sul.....5
Coréia do Norte..5
Jordânia..........4
Turcomenistão...1


Grupo 4

Grupo teoricamente mais tranquilo para os favoritos: Usbequistão e Arábia Saudita venceram seus compromissos e seguem firme na liderança. Destaque para o jogo de dez gols marcados por nove jogadores diferentes em Cingapura. Os sauditas conseguiram sofrer um gol do fraquíssimo Líbano, pior equipe desta fase, e chegaram até a estar perdendo o jogo em casa. Entretanto, usbeques e sauditas devem avançar sem problemas.

3ª rodada: Cingapura 3x7 Usbequistão / Arábia Saudita 4x1 Líbano

4ª rodada: 07/06: Usbqeuistão x Cingapura / Líbano x Arábia Saudita

Classificação

Usbequistão.....9
Arábia Saudita..6
Cingapura.......3
Líbano...........0


Grupo 5

Se existe um favorito ameaçado, este é o Irã. O empate sem gols em casa com os Emirados Árabes, somado à vitória da surpreendente Síria sobre o Kuwait, complicou em muito as chances da equipe do ex-jogador, e agora técnico, Ali Daei. O time só empatou e agora precisa vencer jogando apenas uma em casa, contra o Kuwait - visita EAU e Síria. É bom Ali Daei ensinar seus comandados a fazerem o que ele sempre fez bem: marcar gols. E rápido.

3ª rodada: Irã 0x0 Emirados Árabes Unidos / Síria 1x0 Kuwait

4ª rodada: 07/06: EAU x Irã / Kuwait x Síria

Classificação

EAU.....5
Síria....5
Irã......3
Kuwait..1

Nenhum comentário: