quarta-feira, 18 de junho de 2008

Panorama das eliminatórias

Foram 137 gols em 50 jogos disputados durante três dias - um verdadeiro frenesi futebolístico em quatro continentes, com média de 2,74 gols por partida. As eliminatórias para a Copa de 2010 têm seu início em algumas confederações e chega a momentos decisivos em outras, sendo que apenas a Uefa, que vê a disputa da Euro, ainda não deu seu pontapé inicial. Vejamos os principais fatos do final de semana

Conmebol

Os grandes vencedores da rodada foram Paraguai e Chile. Com três jogos terminando empatados, as seleções conquistaram vitórias importantíssimas. Os paraguaios comemoraram como um título o inquestionável triunfo sobre o Brasil e ampliaram sua liderança para uma vantagem de três pontos. Os chilenos, por sua vez, derrotaram a Bolívia fora de casa e diminuíram o prejuízo para os colocados na zona de classificação. A Argentina sofreu e só conseguiu empatar com o Equador em casa no último minuto, e a Venezuela mostrou sua força ao segurar o Uruguai em Montevidéu.

Concacaf

A segunda fase teve dez partidas de ida e uma de volta: Honduras empatou com Porto Rico em 2 a 2 e garantiu vaga na fase de grupos por ter vencido o primeiro jogo por 4 a 0. Estados Unidos (8 a 0 sobre Barbados) e Jamaica (7 a 0 sobre as Bahamas) tiveram as melhores performances, ao passo que o México, à espera de Sven-Goran Eriksson, jogou mal e venceu Belize por apenas 2 a 0. A grande surpresa foi a derrota de Trinidad & Tobago para Bermuda por 2 a 1, jogando em casa. Agora, os Soca Warriors, comandados por Francisco Maturana, precisam vencer em Prospect.

AFC

Quase tudo definido na Ásia: os favoritos Austrália, Bahrein, Japão, as Coréias, Usbequistão, Arábia Saudita e Irã se classificaram para a fase final. Destaque para os iranianos, que saíram de uma situação complicadíssima no grupo com a segunda vitória consecutiva. Já os sauditas demitiram Hélio dos Anjos por não aprovarem o trabalho do brasileiro.

As duas vagas restantes serão definidas do domingo: no grupo 1, Iraque e Catar, empatados em 7 pontos, se enfrentam em Dubai, com os iraquianos jogando pelo empate. Já na chave 5, os Emirados Árabes Unidos, com 8 pontos, recebem a Síria, com 5, podendo perder por até dois gols de diferença para avançar.

CAF

Chegou à metade a primeira fase das eliminatórias africanas. O equilíbrio é evidente: das 47 seleções, apenas Nigéria, Ruanda e Burkina Faso venceram as três partidas. Além disso, nas 23 partidas do final de semana, apenas 52 gols foram marcados (média de 2,2 por jogo).

A maior surpresa ficou por conta da derrota do Egito para o Maláui (melhor ataque africano, com nove gols), por 1 a 0. O grupo 12 tem também a República Democrática do Congo, todos com 6 pontos. Jogando em Kigali, a surpreendente Ruanda venceu o Marrocos por 3 a 1, enquanto Camarões e Costa do Marfim empataram fora de casa contra Tanzânia e Botsuana, respectivamente. Angola perdeu para Uganda por 3 a 1 e a África do Sul de Joel Santana perdeu mais uma, desta vez para Serra Leoa.

As eliminatórias africanas têm mais uma rodada no final de semana e encerram a fase atual com uma rodada em setembro e outra em outubro. A Nigéria é a única seleção que pode se classificar já no domingo, caso vençam Guiné Equatorial em casa e os Bafana Bafana empatem em Pretória com Serra Leoa.

OFC

Finalmente, na Oceania Vanuatu e Nova Caledônia empataram em 1 a 1 pela última partida do primeiro turno da segunda fase. As equipes enfrentam-se de novo no sábado, abrindo o returno. Terminasse hoje, Nova Zelândia e Nova Caledônia se enfrentariam por uma vaga na repescagem contra o quinto colocado da Ásia.

Nenhum comentário: