segunda-feira, 2 de junho de 2008

Eliminatórias pelo mundo - África

Goleadas, surpresas, confusões, enfim, emoção não faltou na rodada deste final de semana das Eliminatórias africanas para a Copa de 2010.

Na abertura da primeira fase, a Nigéria (com gol de Obinna!) venceu a África do Sul por 2 a 0, na estréia oficial de Joel Santana no comando dos Bafana Bafana. Sinal de que trabalho não vai faltar.

Dos favoritos, apenas a Tunísia não venceu. Pior que isso, perdeu em casa por 2 a 1 Burkina Faso com dois gols de Yssouf Koné, do Rosenborg. O resultado custou o emprego ao francês Roger Lemerre, cujo contrato encerrava-se no final do mês. Contudo, a Federação Tunisiana decidiu antecipar o adeus e já anunciou o português Humberto Coelho, ídolo do Benfica quando jogador e técnico de Portugal na Euro 2000.

Das outras equipes que disputaram a Copa de 2006, Angola derrotou Benin por 3 a o, mesmo placar da vitória de Gana sobre a Líbia. Togo venceu Zâmbia por 1 a 0, assim como a Costa do Marfim fez contra Moçambique. Outros favoritos, Camarões fez 2 a 0 em Cabo Verde (com direito a Eto'o cobrando pênalti e acertando), Senegal derrotou a Argélia por 1 a 0, Marrocos fez 3 a 0 na Etiópia e o Egito ganhou de virada da República Democrática do Congo por 1 a 0.

Alguns resultados chamaram a atenção: O Maláui goleou Djibouti por 8 a 1, com três gols de Essau Kanyenda, do FC Rostov, da segunda divisão russa. As Ilhas Maurício, eternos sacos de pancada, arrancaram um empate fora de casa com a Tanzânia em 1 a 1 (saiba mais sobre as Ilhas Maurício no texto que fiz para a Trivela). Duas partidas foram adiadas por questões de segurança: Gabão x Lesoto e Sudão x Chade. E pelo mesmo motivo, oito pessoas morreram na partida entre Libéria e Gâmbia, que terminou em 1 a 1: centenas de pessoas entraram com ingressos falsos e a superlotação resultou no esmagamento de dezenas contra as grades de proteção. O jogo chegou a ser interrompido e a Fifa anunciou que vai investigar o caso.

A segunda rodada na África acontece no próximo final de semana.

Resultados:

Grupo 1
Camarões 2x0 / Tanzânia 1x1 Ilhas Maurício

Grupo 2
Namíbia 2x1 Quênia / Guiné 0x0 Ximbábue

Grupo 3
Angola 3x0 Benin / Uganda 1x0 Niger

Grupo 4
Nigéria 2x0 África do Sul / Guiné Equatorial 2x0 Serra Leoa

Grupo 5
Gana 3x0 Líbia / Gabão x Lesoto adiado

Grupo 6
Senegal 1x0 Argélia / Libéria 1x1 Gâmbia

Grupo 7
Costa do Marfim 1x0 Moçambique / Botsuana 0x0 Madagascar

Grupo 8
Marrocos 3x0 Etiópia / Ruanda 3x0 Mauritânia

Grupo 9
Tunísia 1x2 Burkina Faso / Burundi 1x0 Seicheles

Grupo 10
Mali 4x2 Congo / Sudão x Chade adiado

Grupo 11
Togo 1x0 Zâmbia (a Eritréia desistiu, então a Suazilândia folgou)

Grupo 12
Malaui 8x1 Djibouti / Egito 2x1 Rep. Dem. Congo

Nenhum comentário: