segunda-feira, 23 de junho de 2008

Ásia e Concacaf conhecem classificados

Chega ao fim o mês de junho, recheado de partidas pelasque avançaram à etapa seguinte - com algumas pequenas surpresas, mas sem a queda de nenhum favorito.

Ásia
eliminatórias para a Copa de 2010. Enquanto a África conhece seu primeiro classificado para a fase final (a Nigéria, que venceu Guiné Equatorial por 2 a 0), Ásia e Concacaf já definiram todas as equipes

Restavam apenas duas vagas em disputa: o Catar, com uma equipe recheada de naturalizados, confirmou o bom momento e derrotou o Iraque fora de casa por 1 a 0, eliminando os atuais campeões continentais. Pelo grupo 5, naquela que foi talvez a partida mais emocionante até aqui, mesmo jogando em Dubai a surpreendente Síria venceu os Emirados Árabes Unidos por 3 a 1. Era o placar máximo que os árabes poderiam sofrer e ainda se classificar - um gol a mais classificaria os sírios. Ambos terminaram com 8 pontos, mas os EAU terminaram com saldo zero, contra menos um.

Ao final, nenhuma grande surpresa no continente. Talvez a classificação do Catar, eliminando Iraque e China, tenha chamado mais a atenção. Os classificados:

Austrália
Catar
Japão
Bahrein
Coréia do Sul
Coréia do Norte
Arábia Saudita
Usbequistão
Irã
Emirados Árabes Unidos

Na sexta-feira, as dez equipes serão sorteadas em dois grupos de cinco. Elas se enfrentam em turno e returno e os dois primeiros de chada chave se classificam para a Copa. Os terceiros colocados se enfrentam e o vencedor joga contra o campeão da Oceania por uma vaga.

Concacaf

As goleadas tão comuns a esta fase das eliminatórias centro e norte-americanas apareceram, ainda que em menor número. A melhor performance foi da Jamaica, que fez 6 a 0 nas Bahamas mesmo após de ter vencido o primeiro jogo por 7 a 0. O México, que havia decepcionado diante de Belize, agora fez 7 a 0. Estados Unidos, Guatemala e Honduras, que haviam goleado no jogo de ida, tiraram o pé e conquistaram vitórias magras.

Trinidad & Tobago suou para vencer Bermuda por 2 a 0 e avançar. O gol salvador foi marcado por Stern John aos 21 do segundo tempo. A Costa Rica, que havia empatado com Granada, venceu por 3 a 0 e o Haiti quase foi eliminado pelas Antilhas Holandesas, mas o gol contra de Eugene Martha a dez minutos do fim foi suficiente.

Dos doze cabeças-de-chave desta fase, dois foram eliminados. Em um duelo regional, o Suriname levou a melhor sobre a Guiana. Após vencer a primeira em casa por 1 a 0, os azarões bateram os favoritos em Georgetown por 2 a 1. Da mesma forma, o Panamá, figura freqüente na Copa Ouro, foi surpreendido por El Salvador e perdeu por 3 a 1 em San Salvador. Os salvadorenhos saíram atrás no placar, mas conseguiram os três gols necessários para garantir a classificação graças a Eliseo Quintanilla, que fez dois. Os panamenhos tiveram dois jogadores expulsos.

Na segunda fase, os doze classificados dividem-se em três grupos de quatro, onde jogam em turno e returno. Os dois melhores de cada chave avançam pelo hexagonal final. Aí, os três melhores carimbam passaporte para a África do Sul e o quarto lugar disputa vaga na repescagem contra o quinto colocado da América do Sul. Confira como ficaram os grupos:

Grupo 1
Estados Unidos
Guatemala
Trinidad & Tobago
Cuba

Grupo 2
México
Jamaica
Honduras
Canadá

Grupo 3
Costa Rica
Suriname
El Salvador
Haiti

Um comentário:

Anônimo disse...

Tenho grande apreço pela presença de países para mim simpáticos, como Canadá e Suriname.

Torcerei por eles, apesar de não serem favoritos.