segunda-feira, 30 de junho de 2008

Plano B


Não repercutiu como se poderia imaginar a declaração do presidente da Fifa, Joseph Blatter, sobre um possível "plano B" para o caso da África do Sul não oferecer as garantias de que pode sediar a Copa de 2010. A dois anos do início da competição, apenas o estádio de Port Elizabeth está pronto. Os atrasos nas obras são apenas um dos problemas: a violência tem assustado os inspetores da entidade e o plano nacional de segurança do governo não parece dar resultados.

"Eu seria negligente como presidente se não tivesse um plano B na gaveta. Porém, apenas uma catástrofe natural mudaria as coisas. Se tivermos de ativar o plano B, tomaremos a decisão após a Copa das Confederações", disse o suíço. Entretanto, como sabemos, se Blatter falou, é porque muito já se discutiu sobre isso nos corredores da FIFA.

Sua atitude foi esperta: aproveitou a final da EURO, quando poucos holofotes se voltariam para qualquer notícia desagradável, para admitir que a Copa da África está por um fio. Ficou nas entrelinhas, mas é fato que o plano B está mais do que engatilhado: mais observações negativas nas próximas inspeções e uma nova sede seria anunciada em instantes.

Aconteceu em 1986, com a Colômbia. Em 2003, com a Copa feminina, que saiu da China e foi para os EUA. Quase aconteceu em 1962 e 1970. Ingleses, estadunidenses e australianos estão ávidos e preparados para o que possa acontecer. E a esta altura, nem parece tão difícil assim.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Ásia: definidos grupos da fase final


O continente asiático conheceu ontem os grupos da fase final das eliminatórias. As dez equipes classificadas foram divididas em dois grupos de cinco, onde se enfrentam em turno e returno. As duas primeiras colocadas de cada chave carimbam vaga para o Mundial, enquanto que as duas terceiras colocadas se enfrentam por uma vaga na repescagem contra o campeão da Oceania.

Confira como ficaram os grupos:

Grupo 1
Austrália
Japão
Bahrein
Usbequistão
Catar

Palpite: Austrália e Japão classificados, Usbequistão na repescagem.

Grupo 2
Coréia do Sul
Irã
Arábia Saudita
Coréia do Norte
Emirados Árabes Unidos

Palpite: Coréia do Sul classificada. Irã e Arábia Saudita brigam pela segunda vaga.

Curiosamente, as duplas de quatro grupos da fase anterior se repetiram: as Coréias irão se enfrentar de novo, assim como Irã e EAU, Japão e Bahrein e Austrália e Catar. Sauditas e usbeques foram os únicos a serem separados no sorteio.

As eliminatórias asiáticas terminam em junho do ano que vem, e devem ser as primeiras a apontarem classificados para a Copa de 2010.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Eliminatórias africanas - 4ª rodada

23 partidas movimentaram no final de semana a 4ª rodada da segunda fase das eliminatórias africanas para a Copa de 2010. Desta vez, a média de gols foi melhor que na rodada anterior: 64 gols, ou 2,78 por jogo.

O principal destaque foi a vitória da Nigéria por 2 a 0 sobre Guiné Equatorial (gols de Yakubu e Uche). O resultado garantiu as Super Águias na fase final, graças ao empate sem gols entre África do Sul e Serra Leoa, em Pretória. Com quatro pontos no mesmo número de partidas, os Bafana Bafana precisam vencer a Nigéria em casa e Guiné Equatorial fora para sonharem com a classificação. Os anfitriões disputam as eliminatórias por serem válidas também para a Copa das Nações Africanas de 2010. Joel Santana está muito pressionado graças ao que a imprensa chamou de "show de horror", referindo-se à apresentação da equipe local.

Com exceção de Angola, que só empatou em casa sem gols com a Uganda, todos os favoritos jogaram em casa e venceram: Camarões fez 2 a 1 na Tanzânia (dois gols de Samuel Eto'o), Gana derrotou o Gabão por 2 a 0 (Tagoe e Muntari), mesmo placar da vitória egípcia sobre o Malaui (dois de Emad Moetab) e de Marrocos sobre Ruanda (Safri e El Zahr). O triunfo marroquino derrubou mais um invicto e, agora, Camarões, Nigéria, Senegal, Costa do Marfim e Burkina Faso são os últimos a não terem perdido.

Burkina Faso, aliás, que goleou Seicheles por 4 a 1 e permanece, ao lado da Nigéria, como os únicos 100%. Os "garanhões" têm ainda o artilheiro do continente: Moumoni Dagano marcou os mesmos cinco gols de Fréderic Kanouté. A Tunísia permanece atrás no grupo, após a vitória por 2 a 1 sobre Burundi. Dos outros invictos, Senegal derrotou a Libéria por 3 a 1 e Costa do Marfim goleou Botsuana: 4 a 0.

Quem também goleou foram a Líbia (4 a 0 sobre Lesoto), a Guiné (mesmo placar, sobre a Namíbia), a República Democrática do Congo (5 a 1 sobre o Djibouti) e a Etiópia, que fez 6 a 1 na Mauritânia. As duas rodadas finais da segunda fase acontecem nas primeiras semanas de setembro e outubro.

Números das eliminatórias africanas

Classificados: 1 (Nigéria)
Eliminados: 11 (Tanzânia, Maurício, Namíbia, Níger, Gabão, Lesoto, Libéria, Mauritânia, Seicheles, Burundi e Djibuti)

100%: Nigéria e Burkina Faso
Invictos: Nigéria, Burkina Faso, Camarões, Senegal e Costa do Marfim
0%: Níger, Lesoto, Seicheles, Mauritânia e Djibuti

Melhores ataques: República Democrática do Congo (13), Burkina Faso, Mali e Madagascar (11)
Melhores defesas: Nigéria (0), Camarões, Costa do Marfim e Zâmbia (1)
Piores ataques: Níger e Zâmbia (1)
Piores defesas: Djibuti (23), Mauritânia (14) e Seicheles (10)

Artilheiros: Moumoni Dagano (Burkina Faso) e Frederic Kanouté (Mali) - 5 gols

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Ásia e Concacaf conhecem classificados

Chega ao fim o mês de junho, recheado de partidas pelasque avançaram à etapa seguinte - com algumas pequenas surpresas, mas sem a queda de nenhum favorito.

Ásia
eliminatórias para a Copa de 2010. Enquanto a África conhece seu primeiro classificado para a fase final (a Nigéria, que venceu Guiné Equatorial por 2 a 0), Ásia e Concacaf já definiram todas as equipes

Restavam apenas duas vagas em disputa: o Catar, com uma equipe recheada de naturalizados, confirmou o bom momento e derrotou o Iraque fora de casa por 1 a 0, eliminando os atuais campeões continentais. Pelo grupo 5, naquela que foi talvez a partida mais emocionante até aqui, mesmo jogando em Dubai a surpreendente Síria venceu os Emirados Árabes Unidos por 3 a 1. Era o placar máximo que os árabes poderiam sofrer e ainda se classificar - um gol a mais classificaria os sírios. Ambos terminaram com 8 pontos, mas os EAU terminaram com saldo zero, contra menos um.

Ao final, nenhuma grande surpresa no continente. Talvez a classificação do Catar, eliminando Iraque e China, tenha chamado mais a atenção. Os classificados:

Austrália
Catar
Japão
Bahrein
Coréia do Sul
Coréia do Norte
Arábia Saudita
Usbequistão
Irã
Emirados Árabes Unidos

Na sexta-feira, as dez equipes serão sorteadas em dois grupos de cinco. Elas se enfrentam em turno e returno e os dois primeiros de chada chave se classificam para a Copa. Os terceiros colocados se enfrentam e o vencedor joga contra o campeão da Oceania por uma vaga.

Concacaf

As goleadas tão comuns a esta fase das eliminatórias centro e norte-americanas apareceram, ainda que em menor número. A melhor performance foi da Jamaica, que fez 6 a 0 nas Bahamas mesmo após de ter vencido o primeiro jogo por 7 a 0. O México, que havia decepcionado diante de Belize, agora fez 7 a 0. Estados Unidos, Guatemala e Honduras, que haviam goleado no jogo de ida, tiraram o pé e conquistaram vitórias magras.

Trinidad & Tobago suou para vencer Bermuda por 2 a 0 e avançar. O gol salvador foi marcado por Stern John aos 21 do segundo tempo. A Costa Rica, que havia empatado com Granada, venceu por 3 a 0 e o Haiti quase foi eliminado pelas Antilhas Holandesas, mas o gol contra de Eugene Martha a dez minutos do fim foi suficiente.

Dos doze cabeças-de-chave desta fase, dois foram eliminados. Em um duelo regional, o Suriname levou a melhor sobre a Guiana. Após vencer a primeira em casa por 1 a 0, os azarões bateram os favoritos em Georgetown por 2 a 1. Da mesma forma, o Panamá, figura freqüente na Copa Ouro, foi surpreendido por El Salvador e perdeu por 3 a 1 em San Salvador. Os salvadorenhos saíram atrás no placar, mas conseguiram os três gols necessários para garantir a classificação graças a Eliseo Quintanilla, que fez dois. Os panamenhos tiveram dois jogadores expulsos.

Na segunda fase, os doze classificados dividem-se em três grupos de quatro, onde jogam em turno e returno. Os dois melhores de cada chave avançam pelo hexagonal final. Aí, os três melhores carimbam passaporte para a África do Sul e o quarto lugar disputa vaga na repescagem contra o quinto colocado da América do Sul. Confira como ficaram os grupos:

Grupo 1
Estados Unidos
Guatemala
Trinidad & Tobago
Cuba

Grupo 2
México
Jamaica
Honduras
Canadá

Grupo 3
Costa Rica
Suriname
El Salvador
Haiti

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Panorama das eliminatórias

Foram 137 gols em 50 jogos disputados durante três dias - um verdadeiro frenesi futebolístico em quatro continentes, com média de 2,74 gols por partida. As eliminatórias para a Copa de 2010 têm seu início em algumas confederações e chega a momentos decisivos em outras, sendo que apenas a Uefa, que vê a disputa da Euro, ainda não deu seu pontapé inicial. Vejamos os principais fatos do final de semana

Conmebol

Os grandes vencedores da rodada foram Paraguai e Chile. Com três jogos terminando empatados, as seleções conquistaram vitórias importantíssimas. Os paraguaios comemoraram como um título o inquestionável triunfo sobre o Brasil e ampliaram sua liderança para uma vantagem de três pontos. Os chilenos, por sua vez, derrotaram a Bolívia fora de casa e diminuíram o prejuízo para os colocados na zona de classificação. A Argentina sofreu e só conseguiu empatar com o Equador em casa no último minuto, e a Venezuela mostrou sua força ao segurar o Uruguai em Montevidéu.

Concacaf

A segunda fase teve dez partidas de ida e uma de volta: Honduras empatou com Porto Rico em 2 a 2 e garantiu vaga na fase de grupos por ter vencido o primeiro jogo por 4 a 0. Estados Unidos (8 a 0 sobre Barbados) e Jamaica (7 a 0 sobre as Bahamas) tiveram as melhores performances, ao passo que o México, à espera de Sven-Goran Eriksson, jogou mal e venceu Belize por apenas 2 a 0. A grande surpresa foi a derrota de Trinidad & Tobago para Bermuda por 2 a 1, jogando em casa. Agora, os Soca Warriors, comandados por Francisco Maturana, precisam vencer em Prospect.

AFC

Quase tudo definido na Ásia: os favoritos Austrália, Bahrein, Japão, as Coréias, Usbequistão, Arábia Saudita e Irã se classificaram para a fase final. Destaque para os iranianos, que saíram de uma situação complicadíssima no grupo com a segunda vitória consecutiva. Já os sauditas demitiram Hélio dos Anjos por não aprovarem o trabalho do brasileiro.

As duas vagas restantes serão definidas do domingo: no grupo 1, Iraque e Catar, empatados em 7 pontos, se enfrentam em Dubai, com os iraquianos jogando pelo empate. Já na chave 5, os Emirados Árabes Unidos, com 8 pontos, recebem a Síria, com 5, podendo perder por até dois gols de diferença para avançar.

CAF

Chegou à metade a primeira fase das eliminatórias africanas. O equilíbrio é evidente: das 47 seleções, apenas Nigéria, Ruanda e Burkina Faso venceram as três partidas. Além disso, nas 23 partidas do final de semana, apenas 52 gols foram marcados (média de 2,2 por jogo).

A maior surpresa ficou por conta da derrota do Egito para o Maláui (melhor ataque africano, com nove gols), por 1 a 0. O grupo 12 tem também a República Democrática do Congo, todos com 6 pontos. Jogando em Kigali, a surpreendente Ruanda venceu o Marrocos por 3 a 1, enquanto Camarões e Costa do Marfim empataram fora de casa contra Tanzânia e Botsuana, respectivamente. Angola perdeu para Uganda por 3 a 1 e a África do Sul de Joel Santana perdeu mais uma, desta vez para Serra Leoa.

As eliminatórias africanas têm mais uma rodada no final de semana e encerram a fase atual com uma rodada em setembro e outra em outubro. A Nigéria é a única seleção que pode se classificar já no domingo, caso vençam Guiné Equatorial em casa e os Bafana Bafana empatem em Pretória com Serra Leoa.

OFC

Finalmente, na Oceania Vanuatu e Nova Caledônia empataram em 1 a 1 pela última partida do primeiro turno da segunda fase. As equipes enfrentam-se de novo no sábado, abrindo o returno. Terminasse hoje, Nova Zelândia e Nova Caledônia se enfrentariam por uma vaga na repescagem contra o quinto colocado da Ásia.

sábado, 14 de junho de 2008

Eliminatórias sul-americanas - 5ª rodada



Brasil e Paraguai se enfrentam em situações bastante diferentes amanhã, no Defensores del Chaco. Os albirrojos são a melhor equipe das eliminatórias (melhores ataque e defesa), tendo empatado na estréia e vencido as outras três. O Brasil, com duas vitórias e dois empates, balança na terceira colocação.

Só quem não parece balançar é Dunga, que conta - sabe-se lá por quais razões - com o total apoio de Ricardo Teixeira. A derrota para a Venezuela foi minimizada e Dunga dá preocupantes sinais de tranqüilidade. A conquista da Copa América foi prejudicial à seleção, pois fez com que o selecionador acreditasse que não precisa de Kaká e Ronaldinho para montar a equipe.

Até por isso, entra em campo com um meio extremamente cauteloso, com Gilberto Silva, Mineiro e Josué. A insistência em deixar Lucas de fora é irritante, assim como a teimosia com Gilberto. Em que pese a má trajetória dos paraguaios em amistosos este ano (três empate em cinco jogos, com derrotas para Honduras e África do Sul), o Brasil não vence em Assunção há 23 anos.

Nas Eliminatórias para 2006: Paraguai 0x0 Brasil (31/03/04)
Palpite: empate

Uruguai x Venezuela

Os venezuelanos têm seu melhor início em Eliminatórias de toda a história, comprovando a evolução do futebol no país. Não bastasse isso, a motivação nunca esteve maior, após a vitória sobre o Brasil. Uruguaios, por outro lado, apostam em Luís Suarez (sobre quem falei recentemente no Olheiros) e nos bons resultados recentes em amistosos (vitória sobre a Turquia e empate com a Noruega) para voltar à zona de classificação.

Eliminatórias/06: Uruguai 0x3 Venezuela (Urdaneta, Gonzales e Arango - 31/03/04)
Palpite: Uruguai

Argentina x Equador

O futebol equatoriano vive em festa pela classificação da LDU às finais da Libertadores. A principal esperança por um bom resultado em Buenos Aires é Joffre Guerron, destaque da equipe de Quito e sondado por grandes clubes europeus. A Argentina tem o retorno de Riquelme e Verón em nome da experiência e da qualidade no meio-campo.

Eliminatórias/06: Argentina 1x0 Equador (Crespo, 30/03/04)
Palpite: Argentina

Peru x Colômbia

A seleção peruana terá muitas dificuldades para bater a forte defesa colombiana, que até aqui não levou gol fora de casa. Jose del Solar não poderá contar com Farfán, Pizarro, Acasiete e Mendoza, todos suspensos. Los Cafeteros podem ter um ataque bastante conhecido dos brasileiros: Perea já foi confirmado pelo técnico Jorge Luis Pinto e Falcão García, do River Plate, pode ser escalado. O bom Rodallega briga pela vaga.

Eliminatórias/06: Peru 0x2 Colômbia (Grisales, Oviedo - 30/03/04)
Palpite: Colômbia

Bolívia x Chile

Por mais que Evo Morales faça campanha, nem mesmo a altitude tem resolvido para a seleção boliviana nestas eliminatórias. A falta de experiência internacional fica clara nas partidas da equipe, claramente a pior do continente. O Chile, em ascensão após momentos bastante difíceis, tem uma equipe remendada pelas ausências dos contundidos Cristian Alvarez, Matias Fernandez, além de Alexis Sanchez e Humberto Suazo, que ainda têm chance de jogar. Arturo Vidal e Luis Jimenez ficaram de fora da convocação e Valdivia, Rodrigo Tello, Jorge Vargas, Pablo Contreras e Reinaldo Navia não estão mais suspensos, mas não foram chamados por Bielsa.

Eliminatórias/06: Bolívia 0x2 Chile (Villaroel, Gonzalez - 31/03/04)
Palpite: Chile

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Usbeques avançam; China quase fora

Houve muito choro na rodada do final de semana das eliminatórias asiáticas. De felicidade no Usbequistão, primeiro classificado para a fase final, e de tristeza na China, que perdeu em casa e praticamente disse adeus ao sonho de disputar sua segunda Copa do Mundo.

Grupo 1

A Austrália poderia ter aproveitado a derrota da China para o Qatar e se classificado com uma vitória sobre o Iraque em Dubai (já que a Fifa proibiu o Iraque de jogar em casa), mas o time do norueguês Egil Olsen (o técnico que derrotou Zagallo duas vezes) venceu e se manteve na briga. Agora, os líderes Qatar e Austrália se enfrentam em Doha. China ou Iraque precisam vencer e torcem por um empate.

Iraque 1x0 Austrália / China 0x1 Qatar

Austrália..7
Qatar......7
Iraque.....4
China......3

14/06: Qatar x Austrália / China x Iraque


Grupo 2

Dois empates deixaram o grupo na mesma: o Bahrein lidera três pontos à frente do Japão, com Omã querendo ser a surpresa. Poderá tentar novamente no sábado, quando joga fora de casa contra os bahrenitas. O duelo decisivo acontece na última rodada, entre Bahrein e Japão, no emirado. A Tailândia pode ajudar a definir: marcou o primeiro ponto contra o Bahrein e quem perder pontos para o time da terra de Sagat pode ficar de fora.

Omã 1x1 Japão / Bahrein 1x1 Tailândia

Bahrein...10
Japão......7
Omã........4
Tailândia..1

14/06: Tailândia x Japão / Bahrein x Omã


Grupo 3

A chave parece encaminhada com as duas Coréias podendo garantir a vaga na rodada do final de semana. Ambas conquistaram vitórias simples e definem a primeira colocação na rodada final, em Seul. A Coréia do Sul leva vantagem no saldo.

Coréia do Norte 1x0 Turcomenistão / Jordânia 0x1 Coréia do Sul

Coréia do Sul....8
Coréia do Norte..8
Jordânia.........4
Turcomenistão....1

14/06: Coréia do Norte x Jordânia / Turcomenistão x Coréia do Sul


Grupo 4

No grupo mais tranquilo para os favoritos, o Usbequistão do artilheiro Shastkikh assegurou vaga à fase final ao derrotar Cingapura em casa por 1 a 0. A Arábia Saudita de Hélio dos Anjos, normalmente famosa pelas goleadas em eliminatórias, segue penando e venceu o Líbano, única equipe a não pontuar nesta fase, em Riyadh por 2 a 1. Tem agora, em Cingapura, um confronto direto em que apenas um empate basta para avançar ao lado dos usbeques.

Usbequistão 1x0 Cingapura / Líbano 1x2 Arábia Saudita

Usbequistão......12
Arábia Saudita....9
Cingapura.........3
Líbano............0

14/06: Usbequistão x Líbano / Cingapura x Arábia Saudita


Grupo 5

A rodada do final de semana embolou de vez a chave 5, com os lanternas vencendo os líderes. O Irã do técnico Ali Daei conseguiu uma vitória importantíssima fora de casa contra os Emirados Árabes Unidos, graças a um gol de Zandi a sete minutos do primeiro tempo. Já o Kuwait derrotou a surpreendente Síria com três gols de Ahmad Al Azemi (confira vídeo no final do post). Agora, cada time joga uma partida em casa e outra fora. Garantia de muita emoção no Oriente Médio.

Emirados Árabes Unidos 0x1 Irã / Kuwait 4x2 Síria

Irã.....6
EAU.....5
Síria...5
Kuwait..4

14/06: Síria x Irã / Kuwait x EAU


terça-feira, 3 de junho de 2008

Eliminatórias pelo mundo - Ásia

As Eliminatórias asiáticas para a Copa de 2010 são as que encontram-se em estágio mais avançado. Metade da primeira fase já foi disputada, e no final de semana começam as partidas do returno. Apenas dez equipes seguirão sonhando com uma vaga na Copa e na próxima rodada já poderemos ter os primeiros classificados e eliminados. Tem gente grande que pode ficar de fora da parada! Vamos aos resultados:

Grupo 1

A Austrália manteve a liderança ao vencer por 1 a 0 o Iraque, com gol de Harry Kewell. A partida só aconteceu porque na quinta-feira a Fifa retirou a suspensão que havia feito à Federação Iraquiana por ingerência do governo no futebol do país. Na outra partida da chave, a China manteve sua sina de empates ao não sair do zero com o Catar, em Doha. Agora, a Austrália pode garantir vaga na próxima fase se vencer novamente o Iraque e se o Catar derrotar a China em Tianjin.

3ª rodada: Austrália 1x0 Iraque / Catar 0x0 China

4ª rodada: 07/06: Iraque x Austrália / China x Catar

Classificação

Austrália..7
Catar......4
China......3
Iraque.....1


Grupo 2

O Bahrein segue liderando com uma campanha perfeita e deve selar a classificação no final de semana, pois recebe a frágil seleção da Tailândia. Japão e Omã brigam pela outra vaga. Em Yokohama, vitória por 3 a 0 dos nipônicos. No sábado, o confronto é em Muscat e se Omã vencer, a pressão ficará toda em cima do time de Takeshi Okada, que ainda recebe o Bahrein e visita a Tailândia, enquanto que Omã visita os bahrenitas e recebe os tailandeses. Promessa de briga acirrada.

3ª rodada: Japão 3x0 Omã / Tailândia 2x3 Bahrein

4ª rodada: 07/06: Omã x Japão / Bahrein x Tailândia

Classificação

Bahrein....9
Japão......6
Omã.......3
Tailândia..0


Grupo 3

O empate registrado em Seul pode ser considerado uma das grandes surpresas das eliminatórias até agora, se considerado o nível da seleção da Jordânia. Sorte para os sul-coreanos que seus vizinhos apenas empataram fora de casa contra os decepcionantes turcomenos - que eram esperados como terceira força do grupo e candidatos a surpresa. Sorte para os coreanos (acima e abaixo da fronteira) que os outros dois concorrentes não parecem à altura, ou a tarefa poderia ser mais difícil.

3ª rodada: Coréia do Sul 2x2 Jordânia / Turcomenistão 0x0 Coréia do Norte

4ª rodada: 07/06: Jordânia x Coréia do Sul / Coréia do Norte x Turcomenistão

Classificação

Coréia do Sul.....5
Coréia do Norte..5
Jordânia..........4
Turcomenistão...1


Grupo 4

Grupo teoricamente mais tranquilo para os favoritos: Usbequistão e Arábia Saudita venceram seus compromissos e seguem firme na liderança. Destaque para o jogo de dez gols marcados por nove jogadores diferentes em Cingapura. Os sauditas conseguiram sofrer um gol do fraquíssimo Líbano, pior equipe desta fase, e chegaram até a estar perdendo o jogo em casa. Entretanto, usbeques e sauditas devem avançar sem problemas.

3ª rodada: Cingapura 3x7 Usbequistão / Arábia Saudita 4x1 Líbano

4ª rodada: 07/06: Usbqeuistão x Cingapura / Líbano x Arábia Saudita

Classificação

Usbequistão.....9
Arábia Saudita..6
Cingapura.......3
Líbano...........0


Grupo 5

Se existe um favorito ameaçado, este é o Irã. O empate sem gols em casa com os Emirados Árabes, somado à vitória da surpreendente Síria sobre o Kuwait, complicou em muito as chances da equipe do ex-jogador, e agora técnico, Ali Daei. O time só empatou e agora precisa vencer jogando apenas uma em casa, contra o Kuwait - visita EAU e Síria. É bom Ali Daei ensinar seus comandados a fazerem o que ele sempre fez bem: marcar gols. E rápido.

3ª rodada: Irã 0x0 Emirados Árabes Unidos / Síria 1x0 Kuwait

4ª rodada: 07/06: EAU x Irã / Kuwait x Síria

Classificação

EAU.....5
Síria....5
Irã......3
Kuwait..1

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Eliminatórias pelo mundo - África

Goleadas, surpresas, confusões, enfim, emoção não faltou na rodada deste final de semana das Eliminatórias africanas para a Copa de 2010.

Na abertura da primeira fase, a Nigéria (com gol de Obinna!) venceu a África do Sul por 2 a 0, na estréia oficial de Joel Santana no comando dos Bafana Bafana. Sinal de que trabalho não vai faltar.

Dos favoritos, apenas a Tunísia não venceu. Pior que isso, perdeu em casa por 2 a 1 Burkina Faso com dois gols de Yssouf Koné, do Rosenborg. O resultado custou o emprego ao francês Roger Lemerre, cujo contrato encerrava-se no final do mês. Contudo, a Federação Tunisiana decidiu antecipar o adeus e já anunciou o português Humberto Coelho, ídolo do Benfica quando jogador e técnico de Portugal na Euro 2000.

Das outras equipes que disputaram a Copa de 2006, Angola derrotou Benin por 3 a o, mesmo placar da vitória de Gana sobre a Líbia. Togo venceu Zâmbia por 1 a 0, assim como a Costa do Marfim fez contra Moçambique. Outros favoritos, Camarões fez 2 a 0 em Cabo Verde (com direito a Eto'o cobrando pênalti e acertando), Senegal derrotou a Argélia por 1 a 0, Marrocos fez 3 a 0 na Etiópia e o Egito ganhou de virada da República Democrática do Congo por 1 a 0.

Alguns resultados chamaram a atenção: O Maláui goleou Djibouti por 8 a 1, com três gols de Essau Kanyenda, do FC Rostov, da segunda divisão russa. As Ilhas Maurício, eternos sacos de pancada, arrancaram um empate fora de casa com a Tanzânia em 1 a 1 (saiba mais sobre as Ilhas Maurício no texto que fiz para a Trivela). Duas partidas foram adiadas por questões de segurança: Gabão x Lesoto e Sudão x Chade. E pelo mesmo motivo, oito pessoas morreram na partida entre Libéria e Gâmbia, que terminou em 1 a 1: centenas de pessoas entraram com ingressos falsos e a superlotação resultou no esmagamento de dezenas contra as grades de proteção. O jogo chegou a ser interrompido e a Fifa anunciou que vai investigar o caso.

A segunda rodada na África acontece no próximo final de semana.

Resultados:

Grupo 1
Camarões 2x0 / Tanzânia 1x1 Ilhas Maurício

Grupo 2
Namíbia 2x1 Quênia / Guiné 0x0 Ximbábue

Grupo 3
Angola 3x0 Benin / Uganda 1x0 Niger

Grupo 4
Nigéria 2x0 África do Sul / Guiné Equatorial 2x0 Serra Leoa

Grupo 5
Gana 3x0 Líbia / Gabão x Lesoto adiado

Grupo 6
Senegal 1x0 Argélia / Libéria 1x1 Gâmbia

Grupo 7
Costa do Marfim 1x0 Moçambique / Botsuana 0x0 Madagascar

Grupo 8
Marrocos 3x0 Etiópia / Ruanda 3x0 Mauritânia

Grupo 9
Tunísia 1x2 Burkina Faso / Burundi 1x0 Seicheles

Grupo 10
Mali 4x2 Congo / Sudão x Chade adiado

Grupo 11
Togo 1x0 Zâmbia (a Eritréia desistiu, então a Suazilândia folgou)

Grupo 12
Malaui 8x1 Djibouti / Egito 2x1 Rep. Dem. Congo