segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Eliminatórias (outubro) - Conmebol


Outubro marcou o final do primeiro turno das Eliminatórias sul-americana para a Copa de 2010. Isto significa que chegamos à metade da disputa, e o cenário continua ainda bastante indefinido, com oito rodadas ainda a serem disputadas até outubro de 2009. Vejamos o panorama geral.

9ª rodada

Bolívia 3x0 Peru
Argentina 2x1 Uruguai
Colômbia 0x1 Paraguai
Venezuela 0x3 Brasil
Equador 1x0 Chile

10ª rodada

Bolívia 2x2 Uruguai
Paraguai 1x0 Peru
Chile 1x0 Argentina
Venezuela 3x1 Equador
Brasil 0x0 Colômbia

Classificação

1º Paraguai....23
2º Brasil......17
3º Argentina...16
4º Chile.......16
5º Uruguai.....13
6º Equador.....12
7º Colômbia....11
8º Venezuela...10
9º Bolívia.....09
10ºPeru........07

Próximos jogos

11ª rodada - 28 e 29/03/2009

Argentina x Venezuela, Colômbia x Bolívia / Equador x Brasil / Peru x Chile / Paraguai x Uruguai

12ª rodada - 31/03 e 01/04/09

Venezuela x Colômbia / Equador x Paraguai / Bolívia x Argentina / Brasil x Peru / Chile x Uruguai

O Paraguai foi o grande vencedor das rodadas de outubro. Além de ter sido o único a vencer suas duas partidas, viu os adversários próximos perderem pontos e abriu incríveis seis pontos para o Brasil, segundo colocado. Com 23 pontos, a Albiroja precisa de apenas mais duas vitórias para garantir a vaga na Copa, se considerarmos o resultado final das Eliminatórias para 2010, quando o mesmo Paraguai, com 28 pontos, ficou com a quarta colocação.

Desta vez, entretanto, a competição está ainda mais equilibrada: quatro pontos separam o Uruguai, 5º colocado, da Bolívia, 9º. As duas derrotas seguidas praticamente sepultaram as esperanças dos peruanos, enquanto os bolivianos conseguiram uma vitória e um empate e ainda sonham. Mas a briga parece ficar mesmo entre seis seleções, já que a Colômbia, apesar de ter segurado o empate diante do Brasil, não tem demonstrado força para se recuperar. O time de Eduardo Lara tem o pior ataque da competição e marcou apenas quatro gols em 10 jogos.

Mas o grande acontecimento destas duas rodadas foi mesmo a demissão de Alfio Basile. "El Coco", como é conhecido, não resistiu a empates consecutivos, sendo dois em casa. Mesmo a vitória sobre o Uruguai não foi suficiente, já que em seguida a Albiceleste perdeu para o Chile em Santiago com uma atuação no mínimo apagada e irreconhecível. O nome mais cotado para assumir o cargo é de Sérgio Batista, medalha de ouro com a seleção olímpica em Pequim. Maradona, entretanto, corre por fora.

O Chile que, sob a batuta de Bielsa, continuou dando demonstrações de que é um forte candidato à uma vaga, com grande performance diante dos argentinos. Mas a equipe tem dois adversários difíceis: o alternante Uruguai, que ainda detém o melhor ataque do continente nas Eliminatórias, e o evoluído Equador, que aos poucos vai ganhando consistência e deixando de decepcionar, como fez nas primeiras rodadas.

Uma coisa é certa: 2009 será de muita emoção para esses dez países.

Um comentário:

Saulo disse...

Primeiramente, muito bom o seu blog.
Sobre as Eliminatórias para a Copa do Mundo, realmente anda muito equilibrado e ainda não temos uma definição. O destaque é o Paraguai, o resto está muito nivelado.
O Brasil precisa melhorar o seu futebol se não as coisas vão se complicar pra gente.