segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Os 20 da África


A África já conhece os 20 países classificados à fase final das Eliminatórias para a primeira Copa sediada no continente. A última rodada da primeira etapa foi realizada neste final de semana, e teve time grande que ficou de fora.

As principais ausências serão Angola, que disputou a Copa de 2006, Senegal, que chegou às quartas-de-final em 2002 e a anfitriã África do Sul, que também disputava o qualificatório, que serve também para a Copa Africana de Nações de 2010.

Os classificados como campeões dos grupos, na ordem, são: Camarões, Guiné, Benin, Nigéria, Gana, Argélia, Costa do Marfim, Marrocos, Burkina Faso, Mali, Zâmbia e Egito.

Dentre os segundos colocados, foi preciso descontar a pontuação dos grupos com quatro equipes, nos jogos envolvendo os segundos e os quartos, para a definição dos oito classificados. Após as contas, avançaram os seguintes times: Ruanda, Tunísia, Quênia, Gabão, Malaui, Sudão, Togo e Moçambique. Gâmbia teve a mesma posição de Moçambique, mas ficou de fora pelo saldo de gols. Cabo Verde foi o outro segundo lugar eliminado.

O sorteio das chaves da segunda fase acontece no dia 22. Serão cinco chaves de quatro equipes cada, com o vencedor de cada chave garantindo uma vaga no Mundial.

Os resultados do final de semana:

Grupo 1 - Camarões 5x0 Maurício / Tanzânia 3x1 Cabo Verde
Grupo 2 - Namíbia 4x2 Zimbábue / Guiné 3x2 Quênia
Grupo 3 - Uganda 2x1 Benin / Angola 3x1 Níger
Grupo 4 - Nigéria 4x1 Serra Leoa / Guiné Equatorial 0x1 África do Sul
Grupo 5 - Gana 3x0 Lesoto / Gabão 1x0 Líbia
Grupo 6 - Libéria 0x0 Argélia / Senegal 1x1 Gâmbia
Grupo 7 - Costa do Marfim 3x0 Madagascar / Botsuana 0x1 Moçambique
Grupo 8 - Marrocos 4x1 Mauritânia
Grupo 9 - Burundi 1x3 Burkina Faso / Tunísia 5x0 Seicheles
Grupo 10 - Mali 2x1 Chad / Sudão 2x0 Congo
Grupo 11 - Togo 6x0 Suazilândia
Grupo 12 - Egito 4x0 Djibuti / Malaui 2x1 Rep. Dem. Congo

A Nigéria teve a melhor campanha da primeira fase, a única a assegurar 100% de aproveitamento. As Super Águias marcaram 11 gols e sofreram apenas um, na última partida. Quem também teve boas campanhas foram Camarões e Burkina Faso, com cinco vitórias e um empate, e o Egito, com cinco vitórias e uma derrota. A Costa do Marfim terminou de forma invicta, mas com três vitórias e três empates.

O melhor ataque da primeira fase foi dividido por Camarões, Burkina Faso, Malaui e Rep. Dem. do Congo, todos com 14 gols. Lesoto, Madagascar, Mauritânia, Suazilândia e Djibuti marcaram apenas duas vezes. Este último teve a pior campanha, com seis derrotas e trinta gols marcados. Além da Nigéria, Zâmbia também sofreu apenas um gol, mas jogou duas partidas a menos devido à deistência da Eritréia.

Os principais artilheiros do continente são:

Moumoni Dagano (Burkina Faso): 7 gols
Samuel Eto'o (Camarões): 6 gols
Dennis Oliech (Quênia), Frederic Kanoute (Mali), Razak Omotoyossi (Benin) e Ismael Bangoura (Guiné): 5 gols

Revoltados com a eliminação de Senegal nas eliminatórias africanas para Copa do Mundo de 2010, alguns torcedores do país saíram às ruas de Dacar para protestar contra equipe. Nem o prédio da Federação de Futebol do Senegal não escapou da fúria dos torcedores.

Nenhum comentário: