quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Três classificados na Concacaf



As duas rodadas de outubro da Concacaf classificaram três equipes para o hexagonal final, devolveram esperança a times quase eliminados e deixaram em situação complicada outros que estavam quase classificados. Vejamos como está a briga pela Copa 2010!

Grupo 1

4ª rodada - EUA 6x1 Cuba / Guatemala 0x0 Trinidad & Tobago
5ª rodada - Trinidad & Tobago 2x1 EUA / Cuba 2x1 Guatemala

Classificação

1. EUA*...............12
2. Trinidad & Tobago...8
3. Guatemala...........5
4. Cuba................3

Última rodada

19/11 - EUA x Guatemala / Trinidad & Tobago x Cuba

Graças a uma ótima atuação de Damarcus Beasley, que marcou duas vezes, os Estados Unidos golearam Cuba por 6 a 1 em Washington. Os cubanos perderam dois jogadores ainda na concentração, que fugiram em busca de asilo político. Com o triunfo, os yankees asseguraram a vaga e colocaram uma equipe reserva para a segunda partida, contra Trinidad & Tobago.

Isto ajudou para que a Guatemala, antes favorita, passasse a quase eliminada. Primeiro, desperdiçou a chance ao empatar em casa no confronto direto. Depois, conseguiu ser derrotada por Cuba e viu os Socca Warriors derrotarem os Estados Unidos.

Agora, precisam de um milagre para classificar: vencer os EUA como visitantes e torcer por um triunfo cubano. Para T&T, um empate basta.

Grupo 2

4ª rodada - Jamaica 1x0 México / Honduras 3x1 Canadá
5ª rodada - Canadá 2x2 México / Jamaica 1x0 Honduras

Classificação

1. México....10
2. Honduras...9
3. Jamaica....7
4. Canadá.....2

Última rodada

19/11 - Honduras x México / Jamaica x Canadá

No Grupo 2, tudo parecia encaminhado para que México e Honduras garantissem suas vagas no hexagonal final. Mas uma surpreendente reação jamaicana colocou os Reagge Boyz de volta no páreo e ameaça até mesmo o time de Sven-Goran Eriksson.

Em um jogo muito brigado e até desleal (foram sete amarelos), Ricardo Fuller do Stoke City deu a vitória aos caribenhos aos 14 minutos. Honduras venceu o Canadá por 3 a 1 e até então parecia tudo bem. Mas na quarta-feira, novo jogo em casa e nova surpresa jamaicana: Luton Shelton marcou seu sexto gol, para se igualar entre os artilheiros do continente e dar a vitória à equipe de Theodore Withmore. Ao mesmo tempo, em Edmonton, o Canadá conseguiu empatar com o México mesmo sem Julian De Guzman e Dwayne De Rosario.

Agora, a Jamaica tem um jogo teoricamente fácil em casa com o Canadá, enquanto Honduras precisa de no mínimo um empate com o México fora de casa.

Grupo 3

4ª rodada - Suriname 1x4 Costa Rica / Haiti 0x0 El Salvador
5ª rodada - Costa Rica 2x0 Haiti / El Salvador 3x0 Suriname

Classificação

1. Costa Rica...15
2. El Salvador..10
3. Haiti.........2
4. Suriname......1

ùltima rodada

19/11 - Suriname x Haiti / El Salvador x Costa Rica

O Grupo 3 é o mais tranqüilo: Costa Rica e El Salvador se enfrentarão na última rodada em um mero amistoso, já que ambos estão classificados. Os costa-riquenhos alcançaram duas vitórias tranquilas sobre Suriname e Haiti, enquanto os salvadorenhos, que têm o melhor ataque do continente com 39 gols (e um dos artilheiros, Rudi Corrales, com 6), apenas empataram sem abertura de placar em Porto Príncipe.

Resta saber quão forte realmente são os Cuscatlecos quando o hexagonal final começar.

Nenhum comentário: