terça-feira, 14 de outubro de 2008

Eliminatórias - outubro (Ásia)

As Eliminatórias asiáticas chegam em outubro à metade do primeiro turno da fase final, com a realização da terceira rodada. Como cada um dos dois grupos tem cinco equipes, um time folga a cada rodada. Nesta, serão Bahrein e Arábia Saudita. Vamos ver o que rola nesta quarta-feira.

Grupo 1

2ª rodada - Usbequistão 0x1 Austrália / Catar 1x1 Bahrein

Classificação

1. Catar........4
2. Japão........3
3.Austrália.....3
4. Bahrein......1
5. Usbequistão..0

Jogos

Austrália x Catar / Japão x Usbequistão

O Catar coloca seu status de azarão à prova diante da forte equipe australiana em Brisbane. Após uma ótima vitória por 3 a 0 na estréia contra o Usbequistão, os catares apenas empataram em casa com o vizinho Bahrein. A maior novidade será a estréia oficial de Bruno Metsu, que substitui Jorge Fossati. O uruguaio foi convidado pela federação a deixar a equipe para se recuperar de uma recente cirurgia no estômago. Já os Socceroos terão a volta do meio-campo Tim Cahill, do Everton, que havia machucado o pé.

Na outra partida, o Usbequistão precisa desesperadamente da vitória fora de casa para sonhar, ao menos, com a terceira colocação e a vaga na repescagem. O novo técnico da seleção, Mirjalol Kasymov, conversou bastante com Zico, agora treinador do Bunyodkor, que comandou o Japão na Copa de 2006. Kasymov assumiu no lugar de Rauf Inliyev, demitido após as duas derrotas iniciais.

Grupo 2

2ª rodada - Coréia do Norte 1x1 Coréia do Sul / EAU 1x2 Arábia Saudita

Classificação

1. Arábia Saudita....4
2. Coréia do Norte...4
3. Coréia do Sul.....1
4. Irã...............1
5. EAU...............0

Jogos

Irã x Coréia do Norte / Coréia do Sul x EAU

O Irã, que jogou apenas uma vez e arrancou um bom empate com a Arábia Saudita fora de casa, apoia-se no retrospecto: nas eliminatórias para a Copa de 2006, venceu a Coréia do Norte duas vezes. Mas a defesa da equipe adversária é uma das melhores da Ásia - sofreu apenas dois gols nos últimos oito jogos. O Irã continuará sentindo a falta de Ali Karimi, e o treinador Ali Daei aposta em Javad Nekounam, do Osasuna, para comandar as ações ofensivas de uma equipe renovada.

Em Seul, os donos da casa devem fazer valer o favoritismo para bater os Emirados Árabes: nos quinze confrontos até hoje, os guerreiros de Taeguk somam oito vitórias e apenas duas derrotas. Entretanto, o último confronto marca vitória para os Emirados: 1 a 0 em amistoso realizado em Dubai, em 2006. E por falar em amistosos, o time do técnico Huh Jung-Mo venceu o Usbequistão no final de semana por 3 a 0, enquanto os EAU, sob o comando do novo técnico, o frânces Dominique Bathenay, conseguiu arrancar um empate no finzinho com o Japão.

Nenhum comentário: