quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Grupos da África


A FIFA sorteu nesta quarta em Zurique, na Suíça, os grupos da fase final das Eliminatórias africanas para a Copa de 2010. São cinco chaves de quatro equipes, que se enfrentam em turno e returno de março a setembro do ano que vem. Os campeões dos grupos carimbam o passaporte para a África do Sul - esta será a primeira vez que o continente terá seis representantes em um Mundial.

Os grupos:

Grupo A
Camarões
Marrocos
Gabão
Togo

Grupo B
Nigéria
Tunísia
Quênia
Moçambique

Grupo C
Egito
Argélia
Zâmbia
Ruanda

Grupo D
Gana
Mali
Benin
Sudão


Grupo E
Costa do Marfim
Guiné
Burkina Faso
Malaui


O grupo com mais nomes de peso é o A, com três seleções que já disputaram uma Copa do Mundo. Camarões terá que eliminar Marrocos, que não disputa o Mundial desde 98, e Togo, estreante em 2006, se quiser voltar a participar após a ausência na Alemanha.

"De fato é um grupo muito difícil. No papel somos favoritos, mas isso não conta muito. Togo tem ótimos jogadores como o Adebayor, que vive grande fase no Arsenal, e atletas experientes que estiveram na Alemanha. Marrocos tem muito potencial e um grande treinador e o Gabão provou recentemente do que é capaz. Precisamos nos preparar bastante", afirmou o técnico dos Leões Indomáveis, o alemão Otto Pfister.

A Nigéria, dona de uma campanha perfeita na primeira fase, terá pela frente a Tunísia, campeã continental em 2004 e presente nas últimas três edições da Copa. O Egito, bicampeão africano, terá um duelo regional do norte da África com a Argélia, que após anos de resultados ruins voltou a demonstrar boa performance. Zâmbia e Ruanda são equipes em ascensão e uma surpresa não pode ser descartada.

Até mesmo o grupo de Gana, que inicialmente parece o mais frágil, pode trazer surpresas. Mali é uma seleção que tem jogadores em grandes ligas européias e, com Kanouté, poderia proporcionar uma zebra parecida com a de Togo e Adebayor em 2006. Benin e Sudão também têm participado com freqüência das competições continentas em um nível satisfatório nos últimos anos. Finalmente, a Costa do Marfim terá pela frente a surpresa Malaui, a sempre ameaçadora Guiné e a sensação das Eliminatórias, Burkina Faso.

2 comentários:

Anônimo disse...

pra mim o principal duelo vai ser tunísia x nigéria. os outros grupos parecem ser bem tranquilos

Saulo disse...

No Grupo A, o Camarões vai se classificar para a Copa do Mundo. No Grupo B, vai ficar entre Nigéria ou Tunísia, mas acho que vai ser a Nigéria. No Grupo C, vai ser o Egito que tem uma boa seleção. Fica de olho nesse time do Egito heim. No Grupo D, vai ser Gana com tranqüilidade e no Grupo E, vai ser a Costa do Marfim.