terça-feira, 9 de junho de 2009

Eliminatórias - África

A segunda rodada das Eliminatórias Africanas para a Copa de 2010 apresentou novamente algumas surpresas, como já é costume, aliás, no continente. Com o primeiro turno da fase decisiva se encerrando no final do mês, o momento é de expectativa para os azarões e preocupação para os favoritos. Vejamos como foi o final de semana:

Grupo A

2ª rodada

Camarões 0x0 Marrocos
Gabão 3x0 Togo

Classificação
1. Gabão......6
2. Togo.......3
3. Marrocos...1
4. Camarões...1

3ª rodada
20/06 - Gabão x Camarões / Marrocos x Togo

Os favoritos vão se complicando. Marrocos segurou o empate em Yaounde e Camarões, mesmo com Kameni, Geremi, Song e Eto'o, vê Gabão se distanciar após uma contundente vitória sobre Togo por 3 a 0. Os gols foram marcados por Bruno Ecuele, Roguy Meye e Moise Brou. A equipe de Alain Giresse é composta quase que exclusivamente por jogadores de clubes franceses da Segunda Divisão e tem como destaques o jovem atacante Pierre-Emerick Aubameyang, emprestado pelo Milan ao Dijon, e o já veterano Daniel Cousin, do Hull City. Se derrotar os pouco renovados camaroneses, pode praticamente assegurar sua estreia em Mundiais. O país ganhou as manchetes nesta semana após a morte de seu presidente, Omar Bongo, aos 73 anos. No comando desde 1967, ele era o mandatário a mais tempo no poder em todo o continente africano.

Grupo B

2ª rodada

Tunísia 2x0 Moçambique
Nigéria 3x0 Quênia

Classificação
1. Tunísia......6
2. Nigéria......4
3. Moçambique...1
4. Quênia.......0

3ª rodada
20/06 - Quênia x Moçambique / Tunísia x Nigéria

Depois do surpreendente empate da primeira rodada, a Nigéria se recuperou e venceu sem dificuldades o Quênia, jogando em Abuja. Os gols foram marcados por Ikechukwu Uche e dois de Victor Obinna. O teste de fogo para a defesa nigeriana, melhor do continente com apenas um gol sofrido, será a partida diante da Tunísia em Rades, quando os líderes colocam sua força à prova após vitória sobre os moçambicanos com gols de Ben Yahia e Darragi. Como os favoritos do grupo se enfrentam duas vezes na sequência (o returno será em setembro), muita coisa pode ser decidida já nesta rodada.

Grupo C

2ª rodada
Zâmbia 1x0 Ruanda
Argélia 3x1 Egito

Classificação
1. Argélia...4
2. Zâmbia....4
3. Ruanda....1
4. Egito.....1

3ª rodada
20/06 - Zâmbia x Argélia / Egito x Ruanda

A maior surpresa desta segunda rodada foi a derrota contundente do Egito para os rivais locais argelinos por 3 a 1. Após anos de ostracismo depois de dominar o futebol continental na década de 80, com duas participações positivas em Mundiais, a Arlia tem novamente uma chance palpável de disputar uma Copa. Para isso, terá que mostrar sua força na próxima rodada, quando enfrenta a também surpreendente seleção de Zâmbia, que fez seu papel ao vencer em casa a fraca seleção da Ruanda pelo placar mínimo. O destaque da equipe são os irmãos Katongo - Chris, de 26 anos, é atacante do Arminia Bielefeld, enquanto Felix é meia do Rennes. Considerando que a distância para a África do Sul é relativamente pequena, os zambianos podem muito bem aparecer como zebras do grupo que parecia ter o favorito mais claro, com o bicampeão continental Egito - que, pelo que parece, continua sofrendo para fazer valer seu favoritismo em Eliminatórias.

Grupo D

2ª rodada
Mali 0x2 Gana
Benin 1x0 Sudão

Classificação
1. Gana....6
2. Benin...3
3. Sudão...1
4. Mali....1

3ª rodada
20/06 - Sudão x Gana / Mali x Benin

No Grupo D, Gana cimentou mais um pedaço do caminho rumo à sua segunda Copa com a vitória fora de casa por 2 a 0 sobre a decadente seleção de Mali, que sentiu as ausências de Diarra e Kanouté. Na outra partida, a ascendente equipe do Benin venceu o Sudão por 1 a 0, com o gol do explosivo Razak Omotoyossi, vice-artilheiro das Eliminatórias com sete gols marcados. Se conseguir um resultado positivo diante de Mali na próxima rodada, Benin pode até sonhar em acabar com a festa ganesa, já que recebe os favoritos na penúltima rodada, em Cotonou.

Grupo E

2ª rodada
Guiné 1x2 Costa do Marfim
Malaui 0x1 Burkina Faso

Classificação
1. Costa do Marfim...6
2. Burkina Faso......6
3. Guiné.............0
4. Malaui............0

3ª rodada
20/06 - Burkina Faso x Costa do Marfim / Guiné x Malaui

Os acontecimentos da primeira rodada, com a superlotação do estádio e o pisoteamento de torcedores, não abalaram a seleção de Costa do Marfim, que suportou a pressão inicial de Guiné e venceu por 2 a 1, com gols de Bakari Kone e Romaric - o segundo em um contra-ataque fulminante. Outra surpresa destas Eliminatórias, Burkina Faso teve mais dificuldades que o esperado, mas bateu o Malaui por 1 a 0 graças a mais um gol de Moumouni Dagano, artilheiro máximo do continente com dez gols marcados. Com os dois confrontos diretos marcados para as duas próximas rodadas, deveremos ter no Grupo 5 o primeiro classificado para a Copa - os jogos devem ser os mais disputados, por jogadores e torcida, deste qualificatório.

Nenhum comentário: