quinta-feira, 4 de junho de 2009

Eliminatórias - junho - Ásia

É hora da definição na Ásia. Com as três rodadas de junho, as Eliminatórias do continente chegam ao fim e conheceremos os quatro primeiros classificados para a Copa de 2010 - além de dois esperançosos que continuam na repescagem. Os passaportes começam a ser carimbados!

Grupo 1

Classificação


1. Austrália....13
2. Japão........11
3. Bahrein.......7
4. Usbequistão...4
5. Catar.........4

Jogos

06/06 - Catar x Austrália / Usbequistão x Japão
10/06 - Japão x Catar / Austrália x Bahrein
17/06 - Bahrein x Usbequistão / Austrália x Japão

Por pouco a classificação australiana não veio ainda em abril, mas agora não falhará. Os Socceroos precisam apenas de um empate no Catar para assegurarem o primeiro lugar no vôo para a África do Sul. Como não há disputa pelo título simbólico do continente, a partida da última rodada contra o Japão em Melbourne servirá apenas como um amistoso, afinal o Japão também deve garantir a vaga já no sábado, quando visita o Usbequistão. A briga aqui é mesmo pelo lugar na repescagem, e todos estão na disputa. Na verdade, o duelo Bahrein x Usbequistão na última rodada deve definir tudo, já que os catares enfrentam justamente as equipes mais fortes da chave. É difícil apostar num prognóstico, mas pelos resultados recentes, os barenitas são ligeiros favoritos ao terceiro lugar.

Grupo 2

Classificação

1. Coreia do Sul.....11
2. Coreia do Norte...10
3. Arábia Saudita....10
4. Irã................6
5. EAU................1

Jogos

06/06 - Coreia do Norte x Irã / EAU x Coreia do Sul
10/06 - Irã x EAU / Coreia do Sul x Arábia Saudita
17/06 - Coreia do Sul x Irã / Arábia Saudita x Coreia do Norte

No Grupo 2, nada definido. O Irã precisa vencer seus três jogos para ainda ter chances. A vantagem é que recebe o lanterna EAU em casa - mas os iranianos foram os únicos que, até agora, perderam pontos para os emirenses. Se por um lado fica o consolo de que os adversários diretos pelas vagas jogam entre si, e portanto algum deles irá perder pontos, o Irã joga dois confrontos-chave fora de casa, nas duas Coreias. É vencer ao menos um deles para continuar sonhando. Mas como a Coreia do Sul deve garantir a vaga já na próxima rodada, quando visita os EAU, é provável que a grande partida fique reservada para a última rodada, quando Arábia Saudita e Coréia do Norte se enfrentam.

Os sauditas já estiveram em momento pior que os iranianos, mas deram a volta por cima em duas grandes viradas e estão de volta na briga. O Irã tem a volta do meia Ali Karimi, que aceitou a convocação do novo técnico Afshin Qotbi, após ter se aposentado da seleção no ano passado. O "mago", como é conhecido, é a principal aposta de Qotbi para conquistar no mínimo cinco pontos nas três partidas e ainda sonhar com a quarta participação em Mundiais.

De qualquer forma, o terceiro lugar deste grupo entra como favorito disparado na repescagem diante de, provavelmente, Bahrein. Da mesma forma, terá ótimas chances de vencer a seleção neozelandesa na repescagem mundial. Ou seja: poderemos ter as duas Coreias em campo na Copa de 2010.

Nenhum comentário: