quinta-feira, 4 de junho de 2009

Eliminatórias sul-americanas - junho


O momento é decisivo também nas Eliminatórias sul-americanas. Após os jogos deste mês, serão apenas mais quatro rodadas, e a briga continua grande pelas quatro vagas diretas e uma para a repescagem.

Classificação

1º Paraguai....24
2º Brasil......21
3º Chile.......20
4º Argentina...19
5º Uruguai.....17
6º Colômbia....14
7º Equador.....14
8º Venezuela...13
9º Bolívia.....12
10ºPeru........07

13ª rodada

06/06 - Argentina x Colômbia / Bolívia x Venezuela / Paraguai x Chile / Uruguai x Brasil
07/06 - Peru x Equador

14ª rodada

10/06 - Colômbia x Peru / Chile x Bolívia / Venezuela x Uruguai / Equador x Argentina / Brasil x Paraguai

O Paraguai queimou a gordura que tinha na rodada passada, e ainda que esteja muito perto da classificação, não pode bobear. Se perder em casa para o Chile, ficará em situação delicada, já que depois visita o Brasil e, nas últimas duas Eliminatórias, foi saco de pancadas em gramados tupiniquins (2x0 em 2001 e 4x1 em 2005).

Já no Brasil, as novidades são André Santos na lateral-esquerda, Ramires no meio e Nilmar no ataque. Os três devem ficar no banco de reservas contra o Uruguai, e do time-base apenas Maicon, ainda não recuperado de lesão, deve ficar de fora - entra Daniel Alves. Nas últimas duas vezes em que esteve no Centenário, a seleção foi derrotada por 1 a 0 em 2001 e empatou em 1 a 1 em 2005. A principal aposta do Uruguai é a boa fase de Diego Forlán, chuteira de ouro da Europa pela segunda vez. O atacante marcou no confronto das duas equipes em 2005.

Depois de receber o Brasil, o Uruguai viaja até a Venezuela para continuar sonhando. A equipe de Oscar Tabárez somou quatro pontos na rodada de março e abril e pretende fazer o mesmo agora, para continuar sonhando e até mesmo ultrapassar a Argentina de Maradona, que vive momento de instabilidade ao receber a Colômbia e visitar o Equador, dois times que precisam desesperadamente de vitórias se quiserem continuar sonhando com a vaga.

Quem chega com moral é o Chile, atual terceiro lugar. Se conseguir arrancar pontos dos paraguaios, receberá uma pouco ameaçadora Bolívia (apesar dos 6 a 1 sobre os hermanos, que foi na altitude) e pode praticamente garantir a volta à Copa após dois Mundiais de ausência. O técnico Marcelo Bielsa poderá contar com a força máxima dos atletas que atuam fora do país, como Mark González, Humberto Suazo (recuperado de contusão), Matias Fernandez e Arturo Vidal.

Colômbia e Equador, que estão a três pontos da vaga de repescagem, apostam tudo nos duelos que fazem contra a lanterna seleção peruana, já que enfrentam também a Argentina. Quem conseguir somar mais pontos nos dois confrontos continuará sonhando, e os equatorianos têm vantagem, pois recebem os argentinos e, em casa, a chance de vencer é maior.

Ao final desta rodada, é bem provável que a disputa pelas cinco vagas fique reduzida a seis seleções, com o Brasil tendo chances grandes de assumir a liderança. Resta saber se o time de Dunga conseguirá, pela primeira vez nestas Eliminatórias, vencer os dois jogos de uma rodada dupla. Dependendo dos resultados, a primeira equipe já pode carimbar o passaporte.

Nenhum comentário: