sexta-feira, 5 de junho de 2009

Eliminatórias - junho - Europa

Quatorze jogos em sete grupos agitam o final de semana nas Eliminatórias europeias para a Copa de 2010. Diversas partidas interessantes podem definir os primeiros classificados, ao mesmo tempo em que tem time grande podendo dar adeus à vaga se não vencer. No meio de semana, mais sete jogos completam a rodada. Vamos a eles:

Grupo 1

Classificação
1. Dinamarca...13 (5J)
2. Hungria.....13 (6)
3. Portugal.....6 (5)
4. Suécia.......6 (4)
5. Albânia......6 (7)
6. Malta........1 (7)

Jogos
06/06 - Suécia x Dinamarca / Albânia x Portugal
10/06 - Suécia x Malta

Entre todas as grandes seleções europeias, Portugal é quem mais corre risco de ficar de fora da Copa. A sete pontos da líder Dinamarca e com o mesmo número de jogos, os portugueses apostam nos confrontos diretos restantes para recuperar o prejuízo e, ao menos, ir para a repescagem. O jogo contra os dinamarqueses, entretanto, será fora de casa. Por enquanto, a ordem é parar de tropeçar e vencer a Albânia - coisa que o time de Carlos Queiroz não conseguiu fazer em casa, empatando por 0 a 0. A Suécia, que tem os mesmo seis pontos, espera contar com os gols de Henrik Larsson e Zlatan Ibrahimovic para vencer os líderes e entrar de vez na briga. Mas será difícil parar o ataque que tem Soren Larsen, um dos principais artilheiros do continente nas Eliminatórias, com cinco gols. Uma vitória dos Vikings praticamente os assegura ao menos a vaga da repescagem.

Grupo 3

Classificação
1. Irlanda do Norte...13 (7J)
2. Eslováquia.........12 (5)
3. Polônia............10 (6)
4. Rep. Tcheca.........8 (6)
5. Eslovênia...........8 (6)
6. San Marino..........0 (6)

Jogos
06/06 - Eslováquia x San Marino

Apenas um jogo neste mês: a surpreendente Eslováquia de Stanislav Sestak, que venceu a República Tcheca em Praga na última rodada, não deve ter dificuldades para vencer San Marino em casa e reassumir a liderança da chave. Com quinze pontos, os eslovacos abrem cinco para a Polônia e sete para os tchecos, com o mesmo número de jogos, e ficam muito perto de uma classificação inédita.

Grupo 4

Classificação
1. Alemanha.......16 (6J)
2. Rússia.........12 (5)
3. Finlândia.......7 (4)
4. País de Gales...6 (6)
5. Azerbaijão......1 (4)
6. Liechtenstein...1 (5)

Jogos
06/06 - Finlândia x Liechtenstein / Azerbaijão x País de Gales
10/06 - Finlândia x Rússia

A líder Alemanha não entra em campo, e a atração é a partida entre Finlândia e Rússia - a última chance dos conterrâneos do interminável Litmanen continuarem na briga. O retrospecto contra os russos não é bom: foram onze derrotas e quatro empates. Guus Hiddink, novamente focado apenas na seleção após o fim de seu acordo com o Chelsea, deverá ter o retorno de Arhsavin, lesionado na última rodada.

Grupo 6

Classificação
1. Inglaterra...15 (5J)
2. Croácia......10 (5)
3. Ucrânia.......7 (4)
4. Belarus.......6 (4)
5. Casaquistão...3 (5)
6. Andorra.......0 (5)

Jogos
06/06 - Belarus x Andorra / Croácia x Ucrânia / Casaquistão x Inglaterra
10/06 - Ucrânia x Casaquistão / Inglaterra x Andorra

Outra seleção a manter 100% de aproveitamento, a Inglaterra coloca sua forma à prova no Casaquistão. O time da terra de Borat até endureceu o jogo de ida no primeiro tempo, mas depois acabou goleado por 5 a 1. Como a classificação inglesa é questão de tempo - e pode até mesmo sair na quarta-feira -, as atenções se voltam para o grande jogo entre Croácia e Ucrânia, decisivo na briga pela vaga na repescagem. Os croatas seguraram o empate em Kahrkov, mas os ucranianos, motivados pela conquista do Shakthar, esperam surpreender para então, cumprindo o jogo a menos que tem, assumirem a vice-liderança.

Grupo 7

Classificação
1. Sérvia.......12 (5J)
2. França.......10 (5)
3. Lituânia......9 (6)
4. Áustria.......7 (5)
5. Romênia.......4 (5)
6. Ilhas Faroe...1 (4)

Jogos
06/06 - Lituânia x Romênia / Sérvia x Áustria
10/06 - Ilhas Faroe x Sérvia

Se vencer os dois jogos, a Sérvia já garante ao menos uma vaga na repescagem. Como joga em casa diante de uma animada, porém ainda fraca Áustria, e depois visita o saco de pancadas das Ilhas Faroe, é difícil imaginar que o feito não será alcançado. Na Lituânia, os donos da casa continuam sonhando e precisam da vitória contra os já eliminados romenos para ultrapassarem a França em um ponto - mas ficarão com dois jogos a mais. Se empatarem, praticamente dão adeus e deixam o grupo aberto apenas na disputa pelo primeiro lugar entre sérvios e franceses.

Grupo 8

Classificação
1. Itália......14 (6J)
2. Irlanda.....12 (6)
3. Bulgária.....7 (5)
4. Chipre.......4 (5)
5. Montenegro...3 (5)
6. Geórgia......3 (7)

Jogos
06/06 - Bulgária x Irlanda / Chipre x Montenegro

Jogo de vida ou morte em Sofia, já que a Bulgária precisa vencer para continuar na briga. Os búlgamos somam uma vitória e quatro empates e ainda não perderam, assim como os irlandeses, que arrancaram um empate na Itália na última rodada e esperam conseguir o mesmo agora, para se manterem tranquilos. O técnico Stanimir Stoilov tem uma série de desfalques na defesa, como Stanislav Angelov, Zahari Sirakov, Alexandar Tunchev e Mihail Venkov. A boa notícia, entretanto, é que seu trio ofensivo, formado por Dimitar Berbatov, Valeri Bojinov e Martin Petrov, está de volta após contusões.


Grupo 9

Classificação
1. Holanda....15 (5J)
2. Escócia.....7 (5)
3. Islândia....4 (5)
4. Macedônia...3 (4)
5. Noruega.....2 (3)

Jogos
06/06 - Macedônia x Noruega / Islândia x Holanda
10/06 - Macedônia x Islândia / Holanda x Noruega

A primeira seleção europeia classificada deve sair neste sábado, quando a Holanda visita a Islândia e precisa de uma vitória simples. Se empatar, tem o jogo em casa contra a Noruega para carimbar o passaporte. Os noruegueses, apesar da lanterna, não estão mortos - jogaram apenas três vezes - e estão na briga: se vencerem a Macedônia fora de casa, resultado completamente normal, já assumem a terceira colocação com um jogo a menos que islandeses e escoceses. Parar a Holanda em Roterdã é outra história, mas nos confrontos diretos o time pode surpreender.

Nenhum comentário: