quinta-feira, 11 de junho de 2009

A um ano da Copa, Brasil e Chile estão quase lá



Falta um ano para a Copa do Mundo. Daqui a exatamente 365 dias, todos os olhos do mundo estarão voltados para a África do Sul, quando o país sede fará a partida de abertura do Mundial contra uma seleção que ainda não conhecemos. Não será o Brasil, que também é cabeça de chave, mas que pode muito bem ser o Chile. Ao final de mais uma rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, os dois países já estão praticamente lá.

Resultados

13ª rodada

Argentina 1x0 Colômbia / Bolívia 0x1 Venezuela / Paraguai 0x2 Chile / Uruguai 0x4 Brasil / Peru 1x2 Equador

14ª rodada
Colômbia 1x0 Peru / Chile 4x0 Bolívia / Venezuela 2x2 Uruguai / Equador 2x0 Argentina / Brasil 2x1 Paraguai

Classificação

1. Brasil......27
2. Chile.......26
3. Paraguai....24
4. Argentina...22
5. Equador.....20
6. Uruguai.....18
7. Colômbia....17
8. Venezuela...17
9. Bolívia.....12
10. Peru........7

Próximos jogos

15ª rodada - 05 e 06/09
Argentina x Brasil / Chile x Venezuela / Colômbia x Equador / Paraguai x Bolívia / Peru x Uruguai

16ª rodada - 08 e 09/09
Brasil x Chile / Uruguai x Colômbia / Paraguai x Argentina / Bolívia x Equador / Venezuela x Peru

O continente mais equilibrado teve sua rodada mais desequilibrada até agora - antes exceção, desta vez três times venceram as duas partidas e lucraram com os tropeços dos adversários diretos. Com isso, oito das dez seleções ainda têm chances de brigar por uma vaga.

Os maiores vencedores da rodada foram Brasil e Chile, que derrotaram o Paraguai e ultrapassaram o oponente na tábua de classificação. Ambos alcançaram vitórias surpreendentes como visitantes e se afirmaram na liderança: o Brasil, atuando mais uma vez muito bem fora de casa, dentro da proposta de contra-ataque adotada por Dunga, suportou a pressão uruguaia e fez 4 a 0 até com certa facilidade, quebrando um tabu que durava mais de 30 anos. Já os chilenos foram além, e aplicaram o primeiro revés em casa dos então líderes paraguaios nestas Eliminatórias.

Jogando em casa, os dois times também somaram três pontos, ainda que a vitória brasileira tenha sido muito mais suada. Agora, os dois se encontram na próxima rodada dupla com a possibilidade até de que um empate carimbe os dois passaportes, caso vençam seus compromissos anteriores. Na teoria, falta ao Brasil apenas mais um ponto, se considerarmos que nas Eliminatórias para 2006 o Paraguai, quarto colocado, somou 28.

O Equador voltou à briga e teria hoje um lugar na repescagem (que seria contra o México, neste momento), graças à duas vitórias de fibra: 2 a 1 fora de casa sobre o lanterna Peru e 2 a 0 sobre a Argentina, para o delírio dos fãs que lotaram o Estádio Olímpico Atahualpa. Os dois gols no segundo tempo, primeiro de Ayovi e depois de Palacios, mostraram uma Argentina perdida em campo novamente, desorganizada defensivamente e dependendo demais dos brilharecos de Lionel Messi. Apostando em nomes questionáveis como Andujar, Gutierrez e Bergessio, Maradona tem colocado sua reputação em risco.

A vitória em casa sobre a Colômbia na rodada anterior veio com apenas um gol e o próximo adversário é ninguém menos que o Brasil. Caso vença, poderá significar uma virada importante. Mas, do contrári, Don Diego pode nem chegar a conhecer os gramados africanos. Os argentinos estão a apenas dois pontos da zona da repescagem, sua pior posição nas últimas três Eliminatórias, desde que o formato atual foi adotado.

O Uruguai saiu machucado da goleada para o Brasil e poderia ter se recuperado com uma vitória sobre a Venezuela fora de casa, mas mostrou as mesmas falhas defensivas ao ceder o empate no fim. Com a vitória sobre a Bolívia na rodada anterior, os venezuelanos continuam firmes na briga e, apesar de um jogo difícil contra o Chile em Santiago, recebem o lanterna Peru para continuar sonhando.

Jogos interessantes tem a Colômbia, que mostrou as dificuldades de sempre em seu ataque para derrotar o fraco time peruano, e que agora enfrenta dois adversários diretos - Equador em casa e Uruguai fora. Contudo, a não ser que aconteça uma reviravola, os cafeteros podem dar adeus ao sonho da vaga exatamente nestes jogos.

Ao que tudo indica, a vaga na repescagem deve ser decidida na penúltima rodada, quando o Equador recebe o Uruguai, com ares de favorito ao menos neste momento, pelo futebol apresentado.

Nenhum comentário: