segunda-feira, 24 de março de 2008

Eliminatórias asiáticas - jogos da rodada

A quarta-feira tem rodada completa das eliminatórias asiáticas para a Copa de 2010. É a segunda rodada da terceira fase, que tem cinco grupos de quatro times jogando entre si, em turno e returno, dentro das chaves. Os dois primeiros de cada grupo avançam à fase seguinte. Confira os jogos:

Grupo 1

China x Austrália
Catar x Iraque


Tido como o mais equilibrado, o grupo 1 tem jogos decisivos já na segunda rodada: a Austrália, que na estréia venceu bem o Catar por 3 a 0, pega a China, que empatou com o Iraque em um gol. O local do jogo rendeu reclamações do técnico dos Socceroos, o holandês Pim Verbeek: a remota cidade de Kunmig, próxima ao Tibete, e situada 1900 metros acima do nível do mar. “De propósito, eles exigem que viajemos para mais longe e joguemos a 1900 metros”, esbravejou. A seleção chinesa treina no local desde o começo do mês.

Na outra partida, o campeão continental Iraque visita o Catar de técnico novo: Adnan Ahmad substitui Egil Olsen após o empate em casa na primeira rodada.


Grupo 2

Bahrein x Japão
Tailândia x Omã


Duelo de líderes no Grupo 2. O Japão terá as voltas de Junichi Inamoto e Naohiro Takahara para o compromisso diante do Bahrein, fora de casa. O time do Oriente Médio, que em 2005 quase se classificou para a Copa da Alemanha mas perdeu a repescagem para Trinidad & Tobago, venceu Omã na estréia por 1 a 0 e conseguiu um importante resultado ao derrotar o Irã em amistoso no final de semana, com gol de Andranik Teimourian. Já os nipônicos golearam a Tailândia por 4 a 1, em Saitama. Na outra partida, os lanternas se enfrentam em Bangkok.

Grupo 3

Coréia do Norte x Coréia do Sul
Turcomenistão x Jordânia


O jogo mais tenso da rodada acontece em Xangai. Inimigas declaradas, as Coréias se enfrentam na China após a mandante Coréia do Norte ter avisado que não hastearia a bandeira nem tocaria o hino nacional sul-coreano. Para cumprir o regulamento, a Fifa então mudou a sede para um país neutro. Os norte-coreanos têm conseguido bons resultados recentemente e venceram na estréia, assim como seus vizinhos. Já em Asgabat, o Turcomenistão quer se recuperar da goleada de 4 a 0 vencendo a Jordânia. Quem perder dificilmente mantém chances de classificação.

Grupo 4

Uzbequistão x Arábia Saudita
Cingapura x Líbano


Duelo de líderes e favoritos também no Grupo 4. Eternos fregueses, os uzbeques jogam em casa diante dos sauditas para manter o status de segunda força da chave. Já Cingapura quer aproveitar o bom momento de seus clubes na AFC Cup para vencer o Líbano em casa e continuar sonhando com uma vaga.

Grupo 5

Síria x Emirados Árabes Unidos
Kuwait x Irã


Por fim, no grupo 5 tem favorito já correndo perigo. O Irã foi o único dos grandes que não venceu na estréia. O empate em casa diante da Síria não estava nos planos, e Javier Clemente foi contratado para levar a equipe à sua quarta Copa. Entretanto, a negociação furou e Clemente seequer estreou. O ex-astro Ali Daei assumiu às pressas a equipe e estreou na derrota para o Bahrein em amistoso no final de semana, mostrando que não terá vida fácil. Uma derrota para o Kuwait deixaria a equipe na última colocação da chave, independente do resultado de Síria e Emirados Árabes, que querem aproveitar o mau início dos favoritos para vencer a chave e, teoricamente, garantir adversários menos complicados na próxima fase.

Um comentário:

Anônimo disse...

Turcomenistão x Jordânia

Tem jogos que só Maurício Vargas tem a paciência de acompanhar para você! =P

Abraços