sábado, 8 de março de 2008

História das Copas - Uruguai 1930 (parte II)

Nas semifinais, o Uruguai não teve dificuldades em vencer a Iugoslávia por 6 a 1, mesmo placar da outra semifinal, com a Argentina goleando os norte americanos. O interessante é que não houve disputa do 3º e 4º lugares, portanto Iugoslávia e Estados Unidos foram declarados terceiros lugares, embora as campanhas das duas seleções na primeira fase sejam levadas em conta, às vezes, para a elaboração do ranking.

O cenário de festa estava pronto e a primeira final de Copa do Mundo gerou muita expectativa do público local, afinal o time da casa certamente seria saudado por 80 mil empolgados espectadores, esperando ansiosamente por uma vitória e pelo título em casa.

Entretanto, as coisas não foram tão fáceis assim. Ao final do primeiro tempo, a Argentina liderava com 2 a 1 no placar, tendo virado o jogo com Peucelle e Stábile, após o gol inicial de Dorado. Não se sabe ao certo o que os uruguaios ouviram no vestiário naquele intervalo, mas eles voltaram com um ímpeto renovado e marcaram três gols em meia hora de jogo com Cea, Iriarte e Castro, vencendo o jogo por 4 a 2 e conquistando a primeira Copa do Mundo. A comoção foi tanta que o dia seguinte à conquista foi declarado feriado nacional. E assim começou a história das Copas do Mundo.

I Copa do Mundo - 1930 - Uruguai

Campeão: Uruguai
Vice: Argentina
3º lugar: Estados Unidos
4º lugar: Iugoslávia

Período: de 13 a 30 de julho de 1930
Total de jogos: 18
Gols marcados: 70
Média de gols: 3,89 por partida
Artilheiro: Stabile (Argentina) - 8 gols
Público total: 575.300 pagantes
Média de público: 31.961 pagantes

O Brasil: 6º lugar - 2 jogos (1V e 1D) / 5GP 2GC
Jogos: Iugoslávia 2x1 Brasil (Tirnanic e Beck (I) / Preguinho (B)
Brasil 4x0 Bolívia (Preguinho (2) e Moderato (2))

Um comentário:

Alexandre Anibal disse...

Talvez o Uruguai tenha vencido por conta da bola fabricada no país... com a bola argentina eles estavam perdendo...rs

abração e parabéns pelo blog!