segunda-feira, 17 de março de 2008

História das Copas - Itália 1934 (parte I)

A Itália foi escolhida como sede da segunda Copa do Mundo após ter perdido para o Uruguai o direito de sediar a primeira edição. Brasil e Argentina sofreram muito, tendo que viajar 13 mil quilômetros para jogar apenas uma partida - os dois foram eliminados na primeira fase. A longa distância fez o Uruguai nem se inscrever para a competição, sendo o único campeão que não disputou a edição seguinte para defender seu título. Da mesma forma aconteceu com os outros países sulamericanos.

Pela primeira vez, foi necessária a disputa de uma fase eliminatória, pois 32 times demonstraram interesse em preencher uma das 16 vagas do torneio. Até a Itália, sede do Mundial, teve que disputar as eliminatórias, um caso único em toda a história das Copas.

Aquela Copa teve um sistema de disputa singular: os 16 times teriam que disputar jogos eliminatórios logo na primeira fase. Falando nos termos de hoje, a Copa começava nas oitavas-de-final: quem perdesse, estava fora.

E foi o que aconteceu com o Brasil, que na partida de abertura perdeu de 3 a 1 para a Espanha, em Gênova. Iraragorri (de pênalti) e Langara (duas vezes) marcaram os gols espanhóis, com Leônidas descontando e marcando o único gol brasileiro na Copa. (na foto, lance da partida)

O problema da seleção brasileira foi semelhante ao da Copa de 30: divisão de jogadores, dessa vez entre a CBD, amadora, e a FBF, que comandava o futebol profissional. A CBD era quem levaria a delegação brasileira para a Copa, mas insistia em levar apenas jogadores amadores, ao passo que a maioria dos craques haviam se convertido ao profissionalismo. A CBD, então, ofereceu dinheiro a esses jogadores para que se tornassem amadores novamente. Nem todos aceitaram, mas Leônidas da Silva, por exemplo, decidiu embarcar.

A Itália destruiu os Estados Unidos com uma acachapante vitória por 7 a 1. A Tchecoslováquia bateu a Romênia por 2 a 1, a Suíça venceu a Holanda por 3 a 2, mesmo placar da eliminação argentina perante a Suécia. A Alemanha goleou a Bélgica por 5 a 2, a Áustria venceu a França por 3 a 2 e a Hungria eliminou o Egito, primeiro país africano a participar de uma Copa, com uma vitória de 4 a 2. Esses oito times classificaram-se para as quartas-de-final. (continua)

2 comentários:

Anônimo disse...

O Brasil, como sempre, envolto em questões superficiais e tolas, que estragaram o desempenho do que poderia ter sido uma bela Seleção em 1934.

Aliás, essa regra de o país-sede disputar as Eliminatórias é arriscada. Sorte da FIFA que a Copa seria na tradicional Itália. Se não, corria o sério risco de cometer o erro de ter uma Copa sem a sede na disputa.

Abraços.

André Augusto disse...

Muito interessante a temática do blog. Parabéns pelo empenho e pesquisa.
Já tenho ambos os blogs relacionados so Opinião, o Olheiros eu esqueci de pôr...

Abs e sucesso!