quarta-feira, 26 de março de 2008

Surpresas no Oriente

A segunda rodada da segunda fase das eliminatórias asiáticas para a Copa de 2010 reservaram algumas surpresas para os torcedores do Oriente. Dos cinco representantes do continente na última Copa do Mundo, nenhum venceu.

Grupo 1

China 0x0 Austrália
Catar 2x0 Iraque


Muito esperada, a primeira partida do dia frustrou os torcedores pela falta de gols. O principal culpado foi o goleiro Schwarzer, que defendeu pênalti cobrado por Shao Jiayi aos 42 minutos do segundo tempo. O empate teve sabor de vitória para a Austrália, já que a China pressionou durante toda a etapa final. No outro jogo da chave, o Iraque decepcionou novamente e perdeu para o Catar por 2 a 0. Curiosamente, os dois gols da equipe da casa foram marcados por jogadores naturalizados: o uruguaio Andrés Quintana e o brasileiro Fábio Montesin.

Classificação

1) Austrália...4
2) Catar.......3
3) China.......2
4) Iraque......1

Próximos jogos

01/06 - Austrália x Iraque
02/06 - Catar x China

Grupo 2

Bahrein 1x0 Japão
Tailândia 0x1 Omã


Após uma vitória por 1 a 0 sobre o Irã em amistoso no final de semana, o Bahrein mostrou que briga duro por uma vaga na África do Sul. No duelo de líderes em Manama, o Japão perdeu por 1 a 0, com gol de cabeça de Alaa Hubail aos 32 minutos do segundo tempo em uma saída ridícula de Kawaguchi. O meia já havia marcado o gol solitário da vitória sobre Omã na estréia. Omã que, mesmo jogando fora de casa, venceu a Tailândia também por 1 a 0 e manteve vivas as pequenas esperanças de avançar à próxima fase, já que, pelo desempenho das equipes, Bahrein e Japão ficarão com as duas vagas.

Classificação

1) Bahrein....6
2) Japão......3
3) Omã........3
4) Tailândia..0

Próximos jogos

02/06 - Japão x Omã / Tailândia x Bahrein

Grupo 3

Coréia do Norte 0x0 Coréia do Sul
Turcomenistão 0x2 Jordânia


Os gramados chineses não queriam gols nesta quarta. A partida disputada em Xangai pelas duas Coréias não saiu do zero, assim como o duelo válido pelo grupo 1. Mesmo contando com jogadores internacionais como Park Ji Sung, do Manchester United, a Coréia do Sul não conseguiu furar a retranca dos vizinhos do norte e sua seleção baseada no futebol local. A Jordânia conseguiu uma importante vitória fora de casa sobre o Turcomenistão, por 2 a 0, na briga pelo terceiro lugar. Caso a Coréia do Norte, teoricamente segunda força do grupo, tropece, jordanianos estarão de olhos abertos.

Classificação

1) Coréia do Sul....4
2) Coréia do Norte..4
3) Jordânia.........3
4) Turcomenistão....0

Próximos jogos

31/05 - Coréia do Sul x Jordânia
02/06 - Turcomenistão x Coréia do Norte

Grupo 4

Uzbequistão 3x0 Arábia Saudita
Cingapura 2x0 Líbano


A maior surpresa da rodada aconteceu em Tashkent, onde uma atuação convincente do Uzbequistão rendeu à Arábia Saudita, treinada por Hélio dos Anjos, uma derrota acachapante. Kapadze, de cabeça, o veterano capitão Maksim Shatskikh, tocando na saída do goleiro, e Djeparov de pênalti marcaram os gols dos uzbeques, que lideram. Embalada pelos resultados recentes, a seleção de Cingapura venceu sem dificuldades o Líbano por 2 a 0 e, hoje, deixaria a Arábia fora da próxima fase.

Classificação

1) Uzbequistão.....6
2) Cingapura.......3
3) Arábia Saudita..3
4) Líbano..........0

Próximos jogos

02/06 - Cingapura x Uzbequistão / Líbano x Arábia Saudita

Grupo 5

Síria 1x1 Emirados Árabes Unidos
Kuwait 2x2 Irã


O Irã perdeu uma grande chance de se recuperar da estréia ruim nas eliminatórias, na partida que marcou a estréia do legendário Ali Daei como técnico da equipe. Após um início arrasador, com dois gols em quatro minutos, os iranianos cederam o empate ao Kuwait, que marcou um gol a cada tempo. Menos mal que Síria e Emirados Árabes também empataram, assim o grupo permanece embolado.

Classificação

1) Emirados Árabes Unidos..4
2) Irã.....................2
3) Síria...................2
4) Kuwait..................1

Próximos jogos

02/06 - Irã x EAU / Síria x Kuwait

Um comentário:

Anônimo disse...

A vitória do Bahrein sobre o Japão, ao menos para quem acompanha pouco o futebol asiático, é surpreendente.

Uma pena o Iraque não estar, até o momento, repetindo o desempenho da Copa da Ásia.