segunda-feira, 10 de março de 2008

Jogo entre Coréias será na China


A FIFA anunciou na quinta-feira que a partida entre Coréia do Norte e Coréia do Sul, válida pela segunda rodada do Grupo 3 das eliminatórias asiáticas para a Copa de 2010, acontecerá em Xangai, na China, no dia 26. O confronto, inicialmente marcado para Pyongyang, capital norte-coreana, teve sua sede alterada após o anúncio de autoridades do país de que não hasteariam a bandeira da Coréia do Sul, nem tocariam o hino do vizinho. Os dois países são inimigos declarados.

Irritados com a atitude, os sul-coreanos recorreram à Fifa, que decidiu por um jogo em campo neutro por questões de segurança e também para atender ao que rege seu estatuto. “O Regulamento da Copa do Mundo de 2010, em especial seu artigo 22, estipula que as bandeiras da Fifa, da Fifa Fair-Play, da confederação e dos dois países envolvidos sejam hasteadas no estádio em cada jogo das Eliminatórias. Além disso, o hino da Fifa deve ser tocado enquanto as duas equipes entram no gramado. Uma vez na qual as equipes estejam alinhadas, deve-se executar os hinos nacionais das duas nações”, anunciou a entidade.

A Coréia do Norte já avisou que irá solicitar que a partida do segundo turno, a ser realizada na Coréia do Sul, também aconteça em território neutro. Em fevereiro, as duas seleções se enfrentaram em um amistoso realizado na Coréia do Norte e empataram em 1 a 1.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nada mais justo que realizar o jogo em campo neutro, se a Coréia do Norte não está disposta a cumprir o regulamento estipulado pela FIFA.

E se a Coréia do Sul estiver interessada em cumprir todas as regras, não vejo motivo para a partida de volta ser realizada também em campo neutro - seria uma punição aos sul-coreanos, que nada fizeram para isso.

Abraços!