quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Análise das Eliminatórias (setembro) - Ásia

A Ásia será a primeira região a conhecer seus classificados para a Copa; Em junho, os quatro times garantidos na África do Sul e os dois que vão para a repescagem já serão conhecidos. Neste mês de setembro aconteceram as duas primeiras rodadas desta quarta e última fase. E como ninguém conseguiu duas vitórias, o equilíbrio promete ser grande. Vamos acompanhar mais de perto os resultados!

Grupo 1

1ª rodada - Bahrein 2x3 Japão / Catar 3x0 Usbequistão
2ª rodada - Usbequistão 0x1 Austrália / Catar 1x1 Bahrein

Classificação

1. Catar........4
2. Japão........3
3.Austrália.....3
4. Bahrein......1
5. Usbequistão..0

Próximos jogos

15/10 - Austrália x Catar / Japão x Usbequistão

Os favoritos vão bem, muito obrigado, na chave 1. Austrália e Japão fizeram apenas uma partida cada e venceram, mesmo atuando fora de casa. Os japoneses, que já haviam enfrentado os barenitas na etapa anterior e perdido como visitantes, desta vez jogaram bem e venceram por 3 a 2. O desempenho vale nota porque time vencia por 3 a 0 até os 35 do segundo tempo.

Já a Austrália viajou 11 mil quilômetros (!) para derrotar os usbeques em Tashkent por 1 a 0 , graças a um gol do zagueiro Scott Chipperfield, do FC Basel. Chama a atenção as distâncias percorridas pelos Socceroos agora que fazem parte da AFC, mostrando que a FIFA transpõe barreiras geográficas e logísticas em nome de mercados em ascensão.

O Usbequistão, aliás, fez uma grande terceira fase mas já soma duas derrotas: os 3 a 0 sofridos para os catares em Doha certamente não estavam no script. A rodada dupla só não foi perfeita para os árabes porque deixaram escapar os 100% em casa, diante dos vizinhos barenitas. Um gol de Abdulla Fatadi aos 21 minutos da segunda etapa deixou tudo igual.


Grupo 2

1ª rodada - Arábia Saudita 1x1 Irã / Emirados Árabes Unidos 1x2 Coréia do Norte
2ª rodada - Coréia do Norte 1x1 Coréia do Sul / EAU 1x2 Arábia Saudita

Classificação

1. Arábia Saudita....4
2. Coréia do Norte...4
3. Coréia do Sul.....1
4. Irã...............1
5. EAU...............0

Próximos jogos

15/10 - Irã x Coréia do Norte / Coréia do Sul x EAU

Apontado como o grupo mais equilibrado, a chave 2 apresenta um cenário ainda bastante indefinido. Dentre os favoritos, a Arábia Saudita foi a única que jogou duas vezes. Após um duro empate com o Irã em Ryhad, com Nekounam igualando a nove minutos do fim, os sauditas visitaram os emirenses e saíram perdendo, mas viraram no segundo tempo. A equipe aparece na ponta, mas não desperta tanta confiança.

Já a Coréia do Norte comprova mais uma vez sua ascensão: venceu os Emirados em Abu Dhabi e por pouco não derrota a vizinha do Sul no terceiro clássico destas Eliminatórias (curiosamente, foi o terceiro empate). Com a partida acontecendo em Xangai devido à crise política entre os dois países, foram os teóricos mandantes que dominaram o jogo e abriram o placar, mas cinco minutos depois do pênalti de Yong Jo Hong, Sung Yueng Ki deu números finais ao marcador.

A Coréia do Sul anota portanto um ponto em um jogo fora de casa, assim como o Irã. Já os Emirados Árabes Unidos vêem suas chances de classificação se reduzirem bastante, já que perderam as duas partidas jogando em casa.

Um comentário:

Anônimo disse...

cravo aqui desde já a Coreia do Norte pra 2010, a evolução deles é enorme, principalmente nas categorias de base. Apesar do grupo difícil q eles estão, aposto que eles tiram um dos favoritos.