quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Eliminatórias africanas e da Oceania

Setembro é mês de definição nas Eliminatórias africanas e da Oceania para a Copa de 2010. Enquanto o continente sede do Mundial tem a penúltima rodada da primeira fase e pode conhecer vários classificados, a OFC pode conhecer seu representante na repescagem contra a Ásia já no sábado.

África

A situação mais complicada é, curiosamente, da África do Sul, que participa das preliminares por valerem também para a Copa das Nações. Pressionado, Joel Santana tem que conseguir uma vitória em Port Elizabeth sobre a já classificada Nigéria para continuar sonhando - e permanecer no cargo. Serra Leoa e Guiné Equatorial, ambas com chances, se enfrentam tentando evitar um empate que eliminaria ambas (já que os oito melhores segundos colocados avançam).

Confronto direto pela vaga em sete grupos: Camarões joga em Cabo Verde e se classifica com uma vitória; Angola viaja a Cotonou precisando derrotar o Benin, já que Uganda deve vencer a fraca seleção do Níger e chegar aos 10 pontos; Gana visita a Líbia e ambas têm nove pontos; o Senegal pode até empatar com a Argélia em Blida, mas se vencer estará garantido; Mali pode até empatar com o Congo de Brazzaville; Togo joga todas as suas fichas contra Zâmbia em Chililabombwe; e Egito e República Democrática do Congo prometem fazer uma partida eletrizante em Kinshasa.

O cenário mais complicado é da Tunísia: as águias de Cartago estão três pontos atrás de Burkina Faso, a surpresa do continente até aqui, e precisam vencer o confronto direto deste sábado. O único problema é que a partida é em Ouagadougou, onde os adversários golearam Seicheles por 4 a 1 e derrotaram Burundi por 2 a 0. No jogo de ida, em Rades, os tunisianos acabaram derrotados por 2 a 1.

Situação tranqüila, por outro lado, tem a Costa do Marfim: uma vitória fora de casa contra a frágil equipe de Moçambique será suficiente para avançar, enquanto Botswana visita Madagascar sonhando com uma surpresa. Finalmente, a partida entre Etiópia e Marrocos foi adiada pela Fifa devido à suspensão ainda em andamento da Federação Etíope, sancionada em julho após a EFF ter desobedecido o acordo feito para reestruturação do futebol no país, já que a federação local passa por disputas internas e sofre com a falta de reconhecimento legal de seus diretores.

Os jogos mais importantes (em parênteses, os pontos da equipe na classificação)

Grupo 1
Cabo Verde (9) x Camarões (10)

Grupo 2
Zimbábue (5) x Guiné (7)
Quênia (7) x Namíbia (3)

Grupo 3
Benin (9) x Angola (7)
Níger x Uganda (7)

Grupo 4
África do Sul (4) x Nigéria (12)
Serra Leoa (4) x Guiné Equatorial (3)

Grupo 5
Líbia (9) x Gana (9)
Lesoto (0) x Gabão (6)

Grupo 6
Argélia (6) x Senegal (8)
Gâmbia (5) x Libéria (2)

Grupo 7
Moçambique (4) x Costa do Marfim (8)
Madagascar (3) x Botsuana (5)

Grupo 8
Mauritânia (0) x Ruanda (9)

Grupo 9
Burkina Faso (12) x Tunísia (9)

Grupo 10
Congo (6) x Mali (9)

Grupo 11
Zâmbia (4) x Togo (3)

Grupo 12
República Democrática do Congo (9) x Egito (9)


Oceania

O cenário da Oceania poderá definir-se já neste mês. A Nova Zelândia tem dois jogos contra Nova Caledônia, a surpresa das eliminatórias. Uma vitória, ou mesmo dois empates dos All Whites já os coloca na repescagem contra o quinto colocado da Ásia e os garante na Copa das Confederações do ano que vem - as eliminatórias servem também como Copa da Oceania.

Jogos

06/09
Fiji x Vanuatu
Nova Caledônia x Nova Zelândia

10/09
Vanuatu x Fiji
Nova Zelândia x Nova Caledônia

Classificação

1. Nova Zelândia.....9PG / 3J
2. Nova Caledônia....8PG / 4J
3. Fiji..............1PG / 3J
4. Vanuatu...........1PG / 4J

Nenhum comentário: