quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Análise das Eliminatórias (setembro) - Concacaf

O mês de setembro encerrou o turno da terceira fase das Eliminatórias da Concacaf com duas rodadas. O trio de ferro formado por Estados Unidos, México e Costa Rica mostrou que não deverá ter dificuldades para se classificar para a Copa de 2010 - enquanto isso, surgem os candidatos a surpresa na repescagem, enquanto Trinidad & Tobago tenta manter-se exatamente neste posto.

Grupo 1

2ª rodada - Cuba 0x1 EUA / Trinidad & Tobago 1x1 Guatemala
3ª rodada - EUA 3x0 Trinidad & Tobago / Guatemala 4x1 Cuba

Classificação

1. EUA.................9
2. Guatemala...........4
3. Trinidad & Tobago...4
4. Cuba................0

Próximos jogos

11/10 - Guatemala x Trinidad & Tobago / EUA x Cuba
15/10 - Cuba x Guatemala / Trinidad & Tobago x EUA

O dia 6 de setembro foi histórico: após décadas, os Estados Unidos jogaram novamente em solo cubano. Uma partida tensa fora de campo e disputada dentro dela - vitória suada de por 1 a 0. A disputa pela segunda vaga é mais acirrada nesta chave, e no primeiro confronto direto entre Guatemala e Trinidad deu empate em Port of Spain. No mês que vem, dois jogos (e a segunda partida entre os dois) vai decidir o classificado. Os Eua devem garantir a vaga já contra Cuba.

Grupo 2

2ª rodada - México 3x0 Jamaica / Canadá 1x2 Honduras
3ª rodada - México 2x1 Canadá / Honduras 2x0 Jamaica

Classificação

1. México.....9
2. Honduras...6
3. Canadá.....1
4. Jamaica....1

Próximos jogos

11/10 - Honduras x Canadá / Jamaica x México
15/10 - Jamaica x Honduras / Canadá x México

Após um início titubeante, o México vai levando uma campanha tranqüila sob a batuta de Sven Goran-Eriksson. Com duas vitórias tranqüilas dentro de casa, a Tricolor precisa de apenas mais um triunfo para garantir-se no hexagonal decisivo. E quem deve acompanhá-la é a seleção hondurenha de David Suazo, que acabou sendo ofuscado por Ramon Nunez, meia do Olímpia, que marcou os dois gols da importante vitória sobre o Canadá fora de casa e outro contra a Jamaica. Os Reggae Boyz, dirigidos por Renê Simões, têm duas partidas dificílimas em casa para continuarem sonhando com a classificação.

Grupo 3

2ª rodada - Costa Rica 7x0 Suriname / El Salvador 5x0 Haiti
3ª rodada - Suriname 0x2 El Salvador / Haiti 1x3 Costa Rica

Classificação

1. Costa Rica....9
2. El Salvador...6
3. Haiti.........1
4. Suriname......1

Próximos jogos

11/10 - Suriname x Costa Rica / Haiti x El Salvador
15/10 - El Salvador x Suriname / Costa Rica x Haiti


A Costa Rica humilhou o Suriname, goleando por 7 a 0 - destaque para os dois gols do atacante Froylan Ledezma, do FC Augsburg, da segunda divisão alemã. Na segunda rodada, outra boa vitória, desta vez fora de casa, sobre o Haiti por 3 a 1. El Salvador aparece tranqüilo para garantir seu lugar no hexagonal, tendo saído da primeira fase com uma impressionante goleada de 12 a 0 sobre Anguilla para depois eliminar o Panamá. O time goleou o Haiti por 5 a 0 com três gols do atacante Rodolfo Zelaya, do Chalatenango. Como os dois líderes enfrentam os lanternas, devem assegurar sem percalços suas vagas na etapa decisiva.

Nenhum comentário: